Seguidores

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cronograma / Agosto de 2012

AGOSTO MÊS DE DIZER NÃO
De 05 a 11 de Agosto


Tema: Dizendo Não a desobediência.

Base Bíblica: Gn 3.1-11
MEMORIZAÇÃO: ... Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar...(1Sm15.22)

Objetivo:Despertar na criança o desejo de ser obediente a Deus

HORA DA HISTÓRIA:

Eva era amiga de Deus, ela era mulher de Adão eles viviam muito felizes no jardim do Éden, até o dia em que Eva foi passear sozinha pelo jardim, foi então que ela ouviu uma voz dizendo: Eva, Eva! Deus disse para vocês não comerem do fruto da árvore que está no meio do jardim? Eva disse: - Sim Deus disse que poderíamos comer de qualquer fruto menos esse!

A serpente disse: Eva, é claro que vocês não vão morrer Deus sabe que quando vocês comerem, vão ficar como Deus!

Eva não guardou a ordem de Deus, naquela hora ela olhou para o fruto e viu que era bonito e parecia muito gostoso. Então Eva pegou um e comeu, depois deu a seu marido Adão. Naquela hora eles foram separados de Deus, não podiam ser mais amigos de Deus, pois Deus não é amigo de desobedientes. Deus teve que os expulsar do jardim, pois Ele não gosta do pecado.

Moral da História:

*Deus não gosta do pecado por isso quem vive pecando não pode ser amigo de Deus.

* Eva desobedeceu a Deus e perdeu a amizade do Senhor.

*Nossos ouvidos devem ser para ouvir a Deus, ouvir os pais .

*Não ser desobediente, pois a desobediência nos afasta de Deus. Dinâmica: Procurando um coração... Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e explicar que Deus procura corações obedientes a Ele.Que o seu coração seja bem obediente.    MATERIAL DE APOIO. DVD Hermie e Amigos - Buzby, o zangão desobediente   De 12 a 18 de Agosto


Tema: Dizendo Não ao Medo.
MEMORIZAÇÃO: Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais. (Dt 1.29)

Base Bíblica: At 9.11-18

Objetivo: Fazer com que a criança compreenda que o Senhor nos livra do medo.

HORA DA HISTÓRIA:

Ananias era um discípulo do Senhor, um dia ele recebeu uma tarefa muito especial de Deus, mas essa tarefa não era muito fácil, pois Ananias teria que orar por um homem que tinha a fama de muito mal. Esse homem matava as pessoas que eram crentes, ele as mandava prender e nem se importava com elas, esse homem era Saulo de Tarso que um dia teve um encontro com o Senhor.

Foi então que Deus falou a Ananias para ir até a rua onde Saulo se encontrava cego e lá ele deveria orar por Saulo. Quando Deus falou isso para Ananias ele ficou com muito medo e disse: Senhor esse homem é mal, eu ouvi falar que ele mata as pessoas que servem ao Senhor, manda prendê-las , eu vou ter que ir lá orar por ele?

Deus falou para Ananias que agora Saulo era crente. Então Ananias lançou todo medo fora e obedeceu ao Senhor indo orar por Saulo.

Moral da História:

*Ananias aprendeu que não devemos ter medo de obedecer ao Senhor

*Não podemos ficar com medo de escuro, de bicho papão

*O medo nos faz ver coisas que não existem

*O medo não é de Deus

*O medo faz as pessoas ficarem prisioneiras dele

*Jesus nos livra do medo

MATERIAL DE APOIO. DVD Hermie e Amigos - Webster, a aranha medrosa   De 19 a 25 de Agosto

Tema: Dizendo Não ao Egoísmo
MEMORIZAÇÃO:... porque Deus ama ao que dá com alegria.2 Coríntios 9.7

Base Bíblica: Jo 6.7-14

Objetivo: Que a criança entenda que quando damos algo para Deus, sempre o Senhor nos dará mais do que oferecemos a Ele.

HORA DA HISTÓRIA:

Você já teve que dividir alguma coisa com alguém? Imagine o seu lanchinho na escola, você tendo que dividir com a escola inteira! Pois é foi isso que aconteceu com um menino na bíblia.

Jesus fazia muitos milagres quando estava aqui na Terra como homem, por isso por onde ele ia a multidão o acompanhava para ser curada. Certo dia Ele e seus discípulos estavam num lugar muito longe, um deserto e lá não havia, mercado, nem lanchonete, nada onde eles pudessem comprar comida. Foi então que os discípulos saíram a procuram alguma coisa e acharam um menino que tinha só 5 pães e 2 peixinhos ,mas para toda aquela gente que estava com muita fome isso não era nada.

O menino aceitou dar o seu lanchinho para Jesus e o milagre aconteceu, Jesus abençoou aquele lanchinho e Deus fez uma grande multiplicação .Todas aquelas pessoas comeram do lanchinho do menino e ainda sobrou muito. É assim que Deus faz quando dividimos as coisas, Deus faz uma multiplicação no que sobrou para nós. Devemos seguir o exemplo desse menino e não querer as coisas somente para nós, mas dividi-las com outras pessoas.

Moral da História:

*Quando amamos nosso próximo estamos amando Jesus

*Quando dividimos o que temos Deus faz a multiplicação na nossa vida

*É melhor dar que receber

*Devemos ser ajudantes de Jesus

*O menino foi usado por Deus para aquele milagre

MATERIAL DE APOIO. DVD Hermie & Amigos - Dividir ou não dividir   De 26 a 31 de Agosto

Tema: Dizendo Não a raiva
MEMORIZAÇÃO: E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.(Ezequiel 36:26)

Base Bíblica: 2Reis 5.1-4

Objetivo: Fazer a criança compreender que devemos sempre falar de Jesus,pois através dela pessoas podem ser salvas.

HORA DA HISTÓRIA:

Naamã era um capitão muito poderoso do exército Sírio, certo dia ele e seu exército entraram em Israel e lá pegaram como escrava uma menina, essa passou a ser escrava de Naamã.

Um dia enquanto limpava a casa ela ouviu Naamã falando para sua esposa que estava muito doente com uma doença chamada lepra. Ele estava triste porque essa doença não tinha cura, a menina falou para sua senhora: - Olha lá em Israel tem um homem de Deus chamado Eliseu, ele é um grande homem de Deus. Com certeza meu senhor ficará curado se for até lá.

Foi então que Naamã preparou suas tropas e foi até Israel, quando o homem de Deus o mandou mergulhar no rio Jordão sete vezes e ele ficou curado. Se a menina escrava tivesse ficado com raiva e não falasse de Deus para a mulher de Naamã, certamente ele teria morrido. Não podemos ter esse sentimento, raiva ou ódio no nosso coração, mesmo que alguém nos faça mal devemos orar por essa pessoa e não deixar de falar de Jesus para ela.

Moral da História:

*A menina não guardou mágoa no seu coração

*Ela falou de Deus para aquele que lhe fez mal

*Se ela não falasse de Deus certamente Naamã morreria

*Não podemos ficar quietos diante do sofrimento de alguém

*Fale de Jesus     PENSE NISSO:   1. O QUE É UM PROFESSOR?

Ele é quem: Trabalha em cooperação com o Espírito Santo para realizar uma mudança na vida dos seus alunos, através do processo de ensino-aprendizagem. Ajuda os outros a aprender

o O professor não ocupa o lugar central na classe

o O professor é o canal pelo qual são encaminhados todos os ensinamentos

o Ao ensinar a Palavra de Deus, o professor é o Agente, o Espírito Santo é o verdadeiro professor.

o Professor é “dobradiça”.

2. SUA IMPORTÂNCIA

Sua Influência É um exemplo. A palavra exemplo significa molde ou modelo pelo qual são feitas as cópias (I Corintios 11:1) O professor sempre é lembrado quando se trata de Escola Dominical (bem ou mal) O professor ensina através de: Suas palavras Suas ações Sua personalidade

“... o professor pode ensinar um pouco através do que diz, um pouco mais através do que faz, mas principalmente através do que ele é...”.

Sua posição O professor deve estar certo de seu chamado Paulo coloca o professor em terceiro lugar no trabalho da igreja (I Corintios 12:28) O Senhor está procurando pessoas que tenham um desejo de servi-lo (II Timóteo 2:2). Devem ter duas características:

o Serem fiéis

o Serem capazes de ensinar a outras pessoas

Sua tarefa Pregar o evangelho (Marcos 16:15) Ensinar a Palavra de Deus de tal maneira que toda criança reconheça a sua necessidade de crer no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal (Romanos 3:23; João 1:12...). Fazer discípulos (Mateus 28:18 a 20) Estabelecer um bom fundamento (I Corintios 3:11) Edificar sobre o fundamento (Efésios 4:11, 12).

Levar a criança a receber primeiro o Senhor Jesus Cristo como Salvador. Depois disso ela poderá andar Nele (Colossenses 2:6, 7).   FONTE: www.escolinhadagraca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário