“Educa a criança no caminho em que deve andar,
e ainda quando for velho, não se desviará dele.”
(Pv 22.6)
Este mês é mês de FESTA, celebração total
com os pequeninos, ganhamos um novo motivo
para comemorar em dezembro além do mais
importante que é o NATAL o dia da Bíblia. Um
dia legalmente reconhecido no qual devemos
com toda Unção, alegria e criatividade ensinar
aos pequeninos sua origem e importância.
Capriche em suas aulas, a riqueza de detalhes
fazem toda a diferença para nossos tesouros
preciosos.
Como já orientamos a Intenet pode ser sua
aliada se usada com sabedoria. Estamos agora
dando algumas sugestões dE pesquisas que
temos feito:
Consulte vale a pena: www.sbb.org.brwww.ebdweb.com.br
tiasdaescolinha.blogspot.com.br
DENTRO DO CONTEXTO
Para um melhor desenvolvimento de suas aulas
seja um professor PESQUISADOR. Este mês
nossa indicação é o livro:
Infância o melhor
tempo para semear, de Alexandra Guerra.
No livro encontramos os:
DEZ PRINCÍPIOS PARA AS CRIANÇAS
CRESCEREM FELIZES E BEM- SUCEDIDAS
PRINCÍPIO N°1
– Os pais são os responsáveis pela
educação das crianças. (Ef 6.4; Dt 6.6,7).
PRINCÍPIO N°2
– Apascente o coração das crianças que
estão sob sua responsabilidade. (Jo 21.15)
PRINCÍPIO N°3
–
Ame as crianças, incondicionalmente.
(I Jo 4.7-20).
PRINCÍPIO N°4
–
Dê liberdade e limites com equilíbrio.
(2 Tm1.7).
PRINCÍPIO N°5
–
Discipline-as quando necessário,
usando os métodos adequados a cada ocasião; isto é
estabelecer limites. (PV 6.23).
PRINCÍPIO N°6
– Desenvolva o pensamento e a
capacidade de tomar decisões fundamentadas nos
princípios de Deus; isto é dar liberdade. (Tg 1.25).
PRINCÍPIO N°7
–
Quando caírem ensine-as a levantarem
de novo e a aprender com os erros.(Sl 37.24).
PRINCÍPIO N°8
–
Atenda às necessidades de cada etapa
do crescimento. (Lc 2.52)
PRINCÍPIO N°9
– Seja
o exemplo que elas procuram (I Co
11.1).
PRINCÍPIO N°10
–
Crianças são flechas, eduque-as para
serem lançadas na vida e acertarem o alvo.(Sl 127.3-5;
Rm 8.29).
É NOSSA RESPONSABILIDADE TRAZER
AO PEQUENINO A MELHOR MANEIRA DE
ENTENDER E COMPREENDER OS
ENSINAMENTOS DO SENHOR JESUS, BEM
COMO A VOZ DE DEUS, ENTENDENDO A
IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA SENDO ESTA A
PALAVRA DE DEUS E O VERDADEIRO
SENTIDO DO NATAL, QUE A AJUDARÁ A
DISCERNIR ENTRE O CERTO E O
ERRADO, VERDADES E MENTIRAS SOBRE
O NATAL.(JO 8.32).
02 A 08 DE DEZEMBRO
09 DE DEZEMBRO
NÃO leia a lição para as crianças, estude-a antes da aula.
Pesquise o significado das palavras mais difíceis.
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda que o segundo
domingo do mês de dezembro de todos os anos tem um
significado especial, o DIA DA BÍBLIA, e aprenda que é dia de
comemorar e dar ao manual do cristão a verdadeira
importância.
2 - QUEBRA-GELO:
Distribua entre as crianças saches de
mel, permita que as crianças degustem e recitem o versículo
para memorizar, de modo que aprendam que a Palavra de
Deus é doce ao nosso coração como o mel a nossa boca.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: Os juízos do Senhor
são verdadeiros e justos juntamente; e mais doces do que o
mel que goteja dos favos. (Sl 19.9b e 10b)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
Sl 19.10
5- HISTÓRIA DO DIA:
Celebrado no segundo domingo de
dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-
Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de
orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial,
e foi criado para que a população intercedesse em favor da
leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada
em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros
missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação
pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do
Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo
(SP).
E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras
Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia
passou a ser comemorado não só no segundo domingo de
dezembro, mas também ao longo de toda a semana que
antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa
comemoração tão especial passou a integrar o calendário
oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a
celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram.
Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura
bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à
Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das
formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por
esse alimento para a vida.
http://www.sbb.org.br
6- APLICAÇÃO:
LEMBRE-SE SÃO LIÇÕES PARA UMA
SEMANA, PLANEJE E DISTRIBUA DE FORMA ANIMADA
E CRIATIVA PARA CADA AULA.
COMO ESTÁ SUA BÍBLIA?
Bíblia Triste
Esta é a Bíblia Esquecida. Os donos vão pra igreja e a
esquecem de levar!
Bíblia Suja
Esta é a Bíblia suja, fica aberta no Salmo 91 em cima da
estante, mas só pegando poeira constante!
Bíblia Esquecida
Essa é a Bíblia esquecida sei que dela vão se lembrar. Da
Bíblia esquecida na igreja, após o culto terminar.
Bíblia Feliz
Essa é a Bíblia feliz, serve sempre que é desejada. Os donos
a carregam com orgulho, pois do cristão é a espada!
E você? Já tem uma bíblia? Não rasgue, não molhe, não
dobre as páginas, não rabisque sua bíblia. Ela é Palavra de
Deus pra nós! Tudo que Deus quis que eu e você
soubéssemos sobre Ele está na Bíblia. Assim como você
precisa dos alimentos para crescer forte e saudável, precisa
ler a Bíblia para alimentar sua alma, seu coração!
Se você ainda não sabe ler, peça ajuda para a mamãe,
papai, irmão mais velho ou para a tia da escolinha para ler
pra você. Se você está aprendendo a ler, pegue sua Bíblia e
vá tentando ler suas páginas, logo, logo, você estará lendo
ela toda sozinho!!!!
A BÍBLIA É NOSSO MANUAL
de peças de metal. Ele passou muito tempo tentando montar,
mas não estava dando certo. Ainda bem que seu amigo Zeca
chegou para ajudar. E foi logo perguntando:
- Guto, onde está o manual do seu brinquedo?
- Manual? Ah! Deixei dentro da caixa, não gosto de ler
manual......
Zeca então começou a ler o manual e em pouco tempo
a moto já estava montada!
- Viu só! Disse Zeca. Se você não ler o manual não dá
certo. Você simplesmente precisa ler!
Guto concordou que era importante ler o manual.
Eu e você também precisamos ler o Manual para viver
com Deus. Já sabe que manual é esse?
(Original no livro: Conversinhas com Deus).
7 – USANDO A CRIATIVIDADE.
Faça com seus alunos de maneira criativa esta
reflexão, com celulares e bíblias em mãos, para que eles
mesmos façam a comparação do zelo e do cuidado que se
tem com ambos.
REFLETINDO: A BÍBLIA E O CELULAR
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia
do jeito que tratamos o nosso celular?
E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na
bolsa?
E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em
casa, no escritório... ?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos
amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
Mais uma coisa: Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem
sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se
preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a
conta e os créditos não têm fim!
UM DIA DIFERENTE!!!!!!!!
DIA 09 - DOMINGO
DIA DA BÍBLIA
1- OBJETIVO:
Que a criança festeje de maneira divertida o
dia da Bíblia com entendimento do valor da Bíblia na vida do
cristão e aprenda que precisa ter a própria bíblia e como
cuidar dela.
2 - QUEBRA-GELO:
Para iniciar qualquer atividade, é
necessário que antes haja um quebra-gelo entre os
participantes. Então, antes de iniciar as atividades, o
mestre pedirá que os participantes abracem uns aos
outros, inclusive os mestres e organizadores. Gera
uma descontração e quebra o gelo totalmente.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: Celebrai com jubilo ao
Senhor todos os moradores da Terra. (Sl 100.1)
4 - HISTÓRIA DO DIA:
A PALAVRA QUE ILUMINA A VIDA
A que a Bíblia é comparada?
A Bíblia pode ser comparada a muitas coisas
interessantes. Nela encontramos algumas destas
comparações.
LÂMPADA E LUZ
– “Lâmpada para os meus pés é a tua
Palavra e Luz para os meus caminhos.” (Sl 119.105).
A luz serve para iluminar o nosso andar. Aonde a luz
chega, a escuridão desaparece. A Palavra de Deus ilumina a
nossa mente, nos dá entendimento. Disse Jesus: “Eu sou a
luz”...
OURO
– “O juízos do Senhor são verdadeiros e justos
juntamente; mais desejáveis do que ouro, sim, do que o ouro
fino”. (Sl 19.9b a 10a).
O ouro é um metal precioso de muito valor. A Palavra
de Deus enriquece a nossa vida.
MARTELO
– “Não é a minha Palavra como o martelo que
esmiúça a rocha? Diz o Senhor” (Jr 23.29).
O martelo quebra a pedra. A Palavra de Deus quebra
os corações endurecidos pelo pecado.
ESPELHO
– “Porque se alguém é ouvinte da Palavra e não
cumpridor é semelhante ao homem que contempla ao
espelho o seu rosto natural...” (Tg 1.23).
O espelho serve para nos mostrar o que somos e como
estamos. A Palavra de Deus revela quem somos e como está
nosso coração.
MEL
– “Os juízos do Senhor são verdadeiros e justos
juntamente: mais doces do que o mel o e licor de seus
favos”.(Sl 19.9b a 10b).
O mel serve para adoçar. A Palavra de Deus é mais
doce do que o Mel.
SEMENTE
– “A semente é a Palavra de Deus”.(Lc 8.11).
Devemos semear a Palavra de Deus como o agricultor
semeia as sementes. O terreno tem que estar preparado para
receber a boa semente e produzirá uma boa colheita.
ÁGUA
– “para a santificar, purificando-a com a lavagem da
água, pela Palavra.” (Ef 5.26).
A água serve para lavar, limpar a sujeira. A Palavra de
Deus além de nos mostrar nossos erros (sujeiras do pecado),
nos permite conhecer o Senhor Jesus para sermos limpos
do pecado pelo poder de DEUS.
Podemos comparar a Palavra de Deus a Bíblia aos
seguintes elementos e objetos: ESPADA(Hb 4.12), LEITE(I
Pe 2.2), PÃO(Is 55.1-2), CARNE(Hb 5.12), FOGO(Jr 23.29).
AO PROFESSOR
: Esta aula para alcançar todos os
objetivos propostos deve conter estes materiais no momento
da mensagem. É importante que a criança receba estas
informações em forma de história para que sua imaginação
floresça e a aula se torne ainda mais agradável. Use sua
criatividade.
5- APLICAÇÃO
: JOGRAL DIA DA BÍBLIA
Jograis
- Dentro da programação muitas vezes são incluídos
jograis com temas bíblicos que podem ser realizados com a
participação de várias pessoas. Abaixo, disponibilizamos para
você os dois modelos:
A. Primeiro Jogral da Bíblia Sagrada - de Waldir J. Silva
Recomendações:
:: Pode ser realizado com 6 pessoas ou 6 pares; com 12
pessoas ou 12 pares.
:: Todos devem estar com as Bíblias na mão, levantando-as e
fazendo gestos ao falarem.
1. Bíblia Sagrada é o Livro...
2.Que contém a verdade dos céus.
3. Profetas e Apóstolos a escreveram...
4. Com suas penas, mas inspirados por Deus.
5. É uma espada de dois gumes...
6.Que corta o mal ao pecador...
7.E é um mapa detalhado...
8.Que certo guia o viajor.
9.É uma lâmpada brilhante...
10.Que alumia o caminho do cristão.
12.Em suas páginas escrito...Está o necessário para dar ao mundo salvação.
Todos: BÍBLIA SANTA DO SENHOR.
1.Bíblia Sagrada é o Livro...
2.Inimitável pelo mais sábio escritor.
3.Somente a compreendem e a obedecem...
4.Sábios e leigos, mas de Cristo um seguidor.
5.Tem o conselho pronto e certo...
6.Aos que a desejam consultar...
7.E tem a justa punição...
8.Aos que a verdade desprezar.
9.Tem o alento para o crente...
10.O caminho do perdão ao pecador.
11.Sessenta e seis livros inspirados...
12.Em um só livro Bíblia Santa do Senhor.
Todos: BÍBLIA SANTA DO SENHOR.
B. Segundo Jogral da Bíblia Sagrada - de Waldir J. Silva
Recomendações:
:: Pode ser realizado com 13 pessoas ou 13 pares.
:: Todos devem estar com Bíblias na mão, levantando-as e
fazendo gestos ao falarem.
B. Eu sou o “B” da Bíblia Sagrada
I. Eu sou o “I” do ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.
B. Eu sou o "B" do Brasil gigante e forte do Chuí ao Oiapoque.
L. Eu sou o "L" de levai as boas novas de Jesus ao povo.
I. Eu sou o "I" de irmãos unidos levando a Bíblia ao mundo.
A. Eu sou o "A" de avançar sem recuar e a Bíblia levar.
S. Eu sou o "S" de Santidade.
A. Eu sou o "A" de Alegria
G. Eu sou o "G" de Grandeza.
R. Eu sou o "R" de Resposta.
A. Eu sou o "A" de Arrependimento.
D. Eu sou o "D" de Divindade.
A. Eu sou o "A" de Amor.
Todos: BÍBLIA SAGRADA
6 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Toca-se uma música e,
em certo momento, ela para. O desafio de cada equipe é
acertar corretamente a letra da música do ponto em que ela
parou. Ganha a equipe que acertar mais. (Professor toque
para as crianças a música do Missionário com os livros da
Bíblia e peça para as crianças responderem qual é o próximo
livro).
10 a 15 DE DEZEMBRO
1- OBJETIVO:
Que a criança aprenda que Deus em seu
imenso amor, planejou trazer o homem de volta para perto
Dele em diversos momentos e que projetou a SALVAÇÃO por
meio de Seu Filho Jesus Cristo. E entenda que Jesus nasceu
com um propósito: ser o nosso SALVADOR.
2 - QUEBRA-GELO:
Os participantes mostram os dedos
e vão dizendo o alfabeto. Na letra que parar, deve-se
dizer o nome de algum personagem ou cidade ou
artefato bíblico (exemplo: letra A – arca de Deus)
coisa que comece com essa letra. Quem não
responder, sai da brincadeira.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que
todo aquele que nele acreditar não sofra, mas tenha a vida
eterna. (Jo 3.16).
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
Jo 3.16; I Tm 1.15; 2.3,4; Tt 2.11;
Mc 16.15; Mt 28.18-20 / Mt 25.34; Ef 1.4; Ap 13.8
5- HISTÓRIA DO DIA:
A maior promessa que Deus dá ao homem é a
SALVAÇÃO, a possibilidade de o homem voltar a ter
comunhão (estar em união) com o Senhor.
Este plano divino para que o homem voltasse a ter vida
eterna, ou seja, retornasse a viver com Deus para sempre, foi
apresentado lá no jardim do Éden (pergunte às crianças se
elas lembram a história de Adão e Eva), Deus sempre quis
que todas as pessoas vivessem com Ele para sempre (lembre
as crianças que Deus é muito bom e que Ele sempre cuida
de nós com muito carinho). E mesmo depois do homem ter
pecado (desobedecido a Deus) e ter perdido a PRESENÇA
de Deus (Rm.3:23), o Senhor prometeu que haveria um meio
para que o homem pudesse ficar pertinho dEle e se
reconciliar com o Senhor (Gn.3:15). Esse plano foi sendo
colocado em prática com o nascimento de Jesus e só foi
concretizado quando Jesus morreu na cruz pelos nossos
pecados.
De todas as promessas da Bíblia, a promessa da
salvação é, sem dúvidas, uma das mais gloriosas
(maravilhosas). Isto porque, ela é para todas as pessoas (Jo
3.16; I Tm 1.15; 2.3,4; Tt 2.11; Mc 16.15; Mt 28.18-20). A
promessa da salvação foi planejada antes mesmo de Deus
criar o mundo (Mt 25.34; Ef 1.4; Ap 13.8).
Deus projetou TUDO em seu coração nos comprar de
volta e Ele o fez com o sacrifício de Seu Filho. (Jo 3.16).
6- APLICAÇÃO:
Mas o que significa Salvação?
A palavra “salvação” significa, em primeiro lugar, ser
tirado de um perigo, livrar-se, escapar. A Bíblia fala da
salvação como libertação do perigo de uma vida sem Deus
(At 26.18; Cl 1.13). A tradução da palavra grega “Soterion”,
tem o sentido de “tornar ao estado perfeito”, ou “restaurar o
que a queda causou”.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Jogam 4 participantes de
cada equipe. O mediador narrará a sinopse de uma história
diferente para cada equipe. Os participantes deverão
improvisar absolutamente toda a peça (que terá 5 minutos). A
equipe que se sair melhor, vence a prova. (Professor conte
para as crianças por exemplo a história de Adão e Eva, do
anjo falando com Maria).
16 a 22 DE DEZEMBRO
“O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL.
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda o verdadeiro sentido do
Natal sendo capaz de diferenciar o fato (NASCIMENTO DE
JESUS) da festa (NATAL). E aprenda que para nós cristãos o
maior presente que alguém possa receber é a SALVAÇÃO e
o preço já foi pago por Jesus.
2 - QUEBRA-GELO:
Os participantes fazem uma roda. Quem
for começar deverá fazer um gesto ou movimento. O próximo
deverá repetir o movimento e criar outro, o próximo repetir os
dois e criar o seu, e assim por diante, até alguém esquecer e
errar.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: E nós temos visto e
testemunhamos que o Pai enviou o Seu Filho como Salvador
do mundo. (1 João 4. 14)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
Lucas 2.1-20/ 1 João 4. 14-15
5- HISTÓRIA DO DIA:
No inicio da gravidez de Maria um anjo
apareceu em sonho para José e disse que aquele bebe havia
sido gerado pelo Espírito Santo e era o filho de Deus
(Professora explique para as crianças que Jesus foi gerado
pelo Espírito Santo na barriga de Maria e que isso nunca
havia acontecido).
Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de
pessoas e não havia lugar para José e sua Mulher passarem
a noite. Após muito procurarem uma pessoa caridosa
ofereceu um lugar na estrebaria para eles passarem a noite.
E ali, no meio dos animais, nasceu o menino, Maria pegou
Jesus no colo e o cobriu com panos e depois o deitou na
manjedoura (Professora explique para as crianças que
manjedoura é onde se coloca a comida dos animais).
Naquela noite alguns pastores de ovelha estavam no
campo, não muito longe da li, aconteceu que um anjo vindo
do Céu, revestido da gloria do Senhor, apareceu para contar
as boas novas. Após isso os pastores saíram felizes para
verem o menino Jesus.
Algum tempo depois de Jesus haver nascido em
Belém, apareceram três reis magos, eles seguiam uma
estrela que os guiava até onde o Salvador estava. Entrando
na casa viram Jesus com sua mãe Maria e ficaram muito
alegres e entregaram presentes a Ele, sendo esses presentes
ouro, mirra e incenso. (Professora explique que os presentes
dados pelos reis eram muitos valiosos naquela época).
6- APLICAÇÃO:
Material:
* Você vai precisar de 3 caixas de papelão do tamanho
da sua criatividade. Se preferir já compre caixas para
presente.
* Ilustrações bem coloridas de Jesus bebê na
manjedoura;
* Coração de bexiga ou outro material;
Como montar:
Coloque os objetos dentro de cada caixa e faça um
embrulho bem bonito, que chame a atenção.
Comece a falar que na época do Natal muitos trocam
presentes, esta é uma atividade muito comum. Fale
dos presentes que estão na mesa e inicie as
aplicações.
1- O primeiro presente foi Deus que te deu, deixe
as crianças escolherem o mais bonito, maior e
melhor, diga é o melhor presente que alguém
pode dar, faça suspense. Mostre Jesus na
Manjedoura, conte a história do Nascimento
resumidamente e fale de Jo 3.16.
2- O segundo presente foi Jesus quem te deu, é
algo que eu tenho certeza que ninguém te daria
(abra a segunda caixa ou embrulho de presente)
mostre a cruz vazia, Ele deu a própria vida.
Conte a história da crucificação de Cristo e
finalize lendo I Co 15.3-4.
3- O terceiro presente é seu, este é você quem
deve dar a Deus (abra a caixa) mostre o
coração. Deus quer o teu coração, entregue a
Ele e se torne filho de Deus.(Jo 1.12)
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Suas aulas podem enriquecer muito o conhecimento de
mundo de seus alunos, peça sempre ao ESPÍRITO SANTO e
Ele te orientará.
23 a 31 DE DEZEMBRO
“O MAIOR ANIVERSÁRIO QUE EXISTE”
1- OBJETIVO:
Que esta semana a criança encontre a
IGREJA em uma grande e contínua festa de aniversário com
tudo que o MAIOR ANIVERSARIANTE merece e entenda
que Jesus é o motivo da nossa festa todos os dias.
2 - QUEBRA-GELO:
QUEM ESTÁ CANTANDO:
Em cada
rodada, uma música é iniciada. O objetivo é acertar quem
está cantando a música. Para ter a chance de responder, o
participante que sabe a resposta deverá chegar primeiro
(correndo) ao balcão de respostas. Se acertar, marca ponto.
Se errar, dá o ponto pra equipe rival. A equipe que obter mais
acertos, vence.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: Cantai ao Senhor um
cântico novo, cantai ao Senhor Todos os moradores da Terra.
(Sl 96.1).
4- HISTÓRIA DO DIA:
ESQUECERAM MEU ANIVERSÁRIO
Miguel era um menino muito alegre e feliz, pulava,
cantava, brincava pra lá e pra cá. Mas o que o animava
mesmo era saber que seu aniversário estava chegando, de
certo este era para ele o melhor dia do ano.
Miguel acabava de receber em sua família a chegada
de um bebê a Luisa, que nos últimos dias era a principal
sensação da casa. Mas o menino já para completar seus dez
anos, se distraía em meio as suas brincadeiras preferidas.
Em seu quarto o menino já programava o que faria no dia do
seu aniversário, uma festa enorme, com muitos amigos
convidados, afinal de contas não é todo dia que se completa o
dez anos.
Alguma coisa estava errada pensava ele, pois em seu
calendário pessoal percebeu que restavam apenas dois dias
para o seu aniversário e nada de ninguém falar nada. Toda a
atenção estava sendo dada agora a Luisa e seus presentes
femininos minúsculos, até a casa cheirava a talco.
Miguel então começou a se angustiar, como senão
bastasse seus avós que moravam no Interior tinham vindo
visitar Luisa e estavam retornando...Mas como assim? Meu
aniversário é só daqui a dois dias? Porque eles estão indo
embora? E meus presentes de todos os anos?
Esta aflição durou os dois dias seguintes e foi assim
que Miguel acordou no dia 15 de Dezembro, aflito pois até
aquela altura do campeonato NADA de novidades.
Sua rotina foi a mesma de todos os dias, cercava sua
mãe que passava grande parte do tempo trocando fraldas e
amamentando. Ninguém ao seu redor dava o menor sinal de
fumaça.
Foi o dia mais longo de sua vida...
Ao por do sol, Miguel já jogado em sua cama,
totalmente triste e desconsolado, ouviu barulhos em sua casa.
E para sua super surpresa, ao sair na janela viu aquele monte
de carros estacionando com sua família em massa chegando,
presentes, balões e um enorme cantoria... Parabèns pra
você... Imaginem a cara e a alegria de Miguel, tudo aquilo só
pra ele. E a mãe dele o abraçou ainda nas escadas... disse
ela: PENSOU QUE TIVÉSSEMOS ESQUECIDO NÉ?
5 - APLICAÇÃO:
Isto se repete em muitos NATAIS, como
será que Jesus se sente quando no “aniversário DELE”, todos
se dão presentes e esquecem de quem realmente é o
aniversariante? E você como se sentiria? Pois então que
neste Natal você possa dar o presente ao VERDADEIRO
ANIVERSARIANTE, que é o SENHOR JESUS. E o único
presente que Ele quer é o teu CORAÇÃO.
6 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Primeiro se explica que a
água é a Palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois
se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor,
após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a
vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água
é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto
para cada pessoa.
Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o
isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós
absorvemos a Palavra de Deus? Somos também
impermeáveis?
Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só
para si, sem repartir. E nós?
Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a
água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só
para passar para os outros, mas sem guardar nada para si
mesmo. E nós?
Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a
esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada.
Iluminação Bíblica: Is 40.8 ; Mt 7.24 ; 2Tm 3,16
01 a 05 DE JANEIRO
REVISÃO
“MEU PROJETO PARA 2013”
1- OBJETIVO:
Que a criança aprenda a buscar a orientação
de Deus em tudo que ela for fazer e a planejar seu novo ano
com a DIREÇÃO de DEUS. E entenda que quando se faz um
projeto com DEUS o impossível acontece.
2 - QUEBRA-GELO:
MÚSICA SECRETA:
Em cada rodada,
um mesmo representante de cada equipe é convidado a ficar
no local onde os organizadores estão. Através de um fone,
ele ouvirá uma música gospel infantil. O jogador deverá
cantar a música para a equipe, mas da sua boca só poderá
sair "Lá-lá-lá-lá...". Cada rodada dura 1 minuto. Se a equipe
acertar o nome exato da música, ela pontua. Vence a equipe
que tiver mais pontos.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: Entrega o teu caminho
ao Senhor, confia nele e ele tudo fará. (Sl 37.5)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA
: Mt 6.33 e 34 /Fl 4.7
5 - HISTÓRIA DO DIA:
Para 2013 temos novos desafios. E
principalmente neste tempo de férias, é importante que as
crianças também planejem o ano delas; o que elas vão fazer,
o que vai mudar, o que não foi legal este ano que pode ser
diferente... sempre devemos incentivar os pequenos a terem
sonhos para o próximo ano.
Pensando nisto e no que nossa Igreja já trabalha com
os adultos todos os anos, criamos um PROJETO DE VIDA
INFANTIL, no qual as crianças devem ser orientadas a listar
em suas cinco áreas mais importantes de sua vida, pedidos e
sonhos para 2013.
E importante trabalhar com metas que as crianças
consigam alcançar, para que no final do ano eles mesmos
possam conferir o que fora alcançado e durante todo o ano
orar a Deus por seus objetivos.
1) VIDA COM DEUS
: fazer minhas orações, ler a bíblia uma
pelo menos uma vez todos os dias, falar de Jesus para meus
amigos, frequentar os cultos, orar também agradecendo a
Deus por minhas alegrias e por tudo que Ele me da.
2) VIDA PESSOAL:
me alimentar melhor, jogar menos vídeogame,
ver menos tv e computador, cuidar mais da minha
saúde, fazer exercícios, brincando com outras crianças, ler
bons livros.
3) VIDA FAMILIAR:
demonstrar mais amor por meus pais e
irmãos, não brigar com meus irmãos, orar pela minha família
não só na igreja, ajudar minha mãe, arrumar meu quarto e
minhas brincadeiras sem sujeira, obedecer da 1ª vez que
meus pais falarem.
4) ESTUDOS:
tirar melhores notas, tirar minhas duvidas com
professores quando eu as tiver, não responder mal aos
professores e amigos, respeitar professores e colegas.
5) MINHA TAREFA DADA POR DEUS (MISSÃO
): falar de
Jesus sem me envergonhar para os meus familiares e amigos
que ainda não conhecem a Palavra de Deus, trazer nomes e
pedidos de oração por eles, etc.
Enfim é apenas um exemplo de como conduzir as
crianças no
PROJETO DE VIDA, que elas já devem ter
recebido durante o Mês.
6- APLICAÇÃO:
REVISÃO DO PROJETO ENTREGUE
Material:
Papel e caneta para cada integrante.
Descrição:
O coordenador pede para que cada pessoa
escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a
dizer: Lembrando que esse sonhos serão nossa bagagem de
uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos
para outro país, numa
longa jornada.
Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos
nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos
cabem no carro que vai nos levar, assim temos que
abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a
pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que
deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho
foi abandonado?
Em nossa caminhada nos deparamos com um
cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar e
isto para podermos escapar de uma mordida temos que
deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho
ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país,
encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos
que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos?
Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?
Para o plenário:
O carro cheio representa a nossa família e ou amigos
que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas
representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que
pelo cansaço desistimos.
O cachorro tem o significado de perseguição, assim
como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos,
isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa
a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir
um único sonho para nossa vida inteira.
Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?
O que me motiva durante as dificuldades?
Que retribuição devo esperar se seguir corretamente
todos os meus passos nesta viagem?
qual a retribuição que Deus deu para mim?
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
DANÇA DAS CADEIRAS
COOPERATIVA
: Disponha as cadeiras como você faz no
jogo tradicional das cadeiras só que em duas turmas para
esquentar a competição. Separe meninos de meninas
aquecendo a competição. O segredo do jogo é não eliminar
nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada,
você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentarse,
como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado
sobre os colegas. A equipe que acomodar todos os
participantes com o menor número de cadeiras vence.
POSTADO ORIGINALMENTE POR: www.escolinhadagraca.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário