VAMOS
SEMEAR!!!!
Mas o
Fruto do ESPÍRITO É: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
fé, mansidão, domínio próprio.(Gálatas 5.21)
QUERIDOS
PROFESSORES
Cada aula é uma
semente não podemos plantar de qualquer maneira...
Quanto
tempo tenho para a aula?
Trabalhe para
concluir a lição dentro do tempo estabelecido. Cuidado para não ser um
professor que nunca conclui a lição. Três sugestões: (1) resuma os assuntos
mais longos; (2) não gaste muito tempo nos mais polêmicos; (3) não se empolgue
nos assuntos que mais gosta.
Qual o
conteúdo da lição?
Identifique as
doutrinas ou princípios que estão contidos na lição. Qual é o Propósito
Principal da Lição (PPL)? Está claro para você, professor?
• TEMA da lição: o que o autor está falando?
• ÊNFASE da
lição: o que o autor está dizendo sobre o que está falando?
Quais os
objetivos da lição?
a. O que
quero que meus alunos saibam? (conhecimentos e habilidades intelectuais)
b. O que
quero que meus alunos sintam? (interesses, atitudes e valores)
c. O que
quero que meus alunos façam? (comportamento e palavras)
Que
perguntas dos meus alunos preciso responder?
a. Por que
preciso saber isto? TRABALHE O SIGNIFICADO
Os alunos
querem e precisam saber qual a razão de estudar o assunto proposto.
b. O que
preciso saber? TRABALHE O CONTEÚDO
Ao entender
por que é importante estudar o assunto, os alunos precisam conhecê-lo e se
aprofundar nele.
c. Como
isto funciona? TRABALHE EXEMPLOS
Depois de
conhecerem o assunto, precisam entender como ele funciona (principalmente na
vida do professor).
d. Em que
isso pode transformar-se? TRABALHE AS APLICAÇÕES
Encontre, no
conteúdo da lição, como ela se aplica à vida dos alunos. Procure exemplos
práticos de como esse conteúdo transforma vidas (caráter e conduta).
• Seja
seletivo. Você terá que escolher ou selecionar as aplicações que irá fazer.
Selecione a que achar que o Espírito Santo quer que você ponha em ação agora.
Não tente escolher muitas, poderá lhe trazer frustração e aí não conseguirá
concretizar nenhuma.
• Seja
pessoal. Como é fácil usar os pronomes “nós”, “eles” e “nosso”, quando
fazemos aplicação! E como é difícil falar “eu” preciso, “eu” devo, “eu” estou
errado, etc. Lembre-se: a primeira pessoa com a qual Deus quer falar enquanto
lê o texto bíblico e prepara a lição é você, depois poderá passar aos outros.
Que
ferramentas posso usar no preparo da lição?
Imagine um
pintor sem seus pincéis, ou um mecânico sem suas ferramentas! Quanta coisa útil
um marceneiro pode fazer com seus instrumentos de trabalho! Com o professor da
Bíblia não poderia ser diferente. Você vai precisar de ferramentas; e, melhor
que ter muitos livros é ter bons livros.
Quais
recursos audiovisuais disponho?
Cartazes,
multimídia, retroprojetor.
Que
estratégias didáticas vou usar?
Procure usar
estratégias que estimulem a participação de seus alunos, valorizem o conteúdo,
reforcem as aplicações e facilitem a aprendizagem. Verifique quais estratégias
didáticas (métodos e técnicas de ensino, recursos didáticos, atividades lúdicas
ou dinâmicas) que poderão ser utilizadas na sua aula para torná-la dinâmica e
participativa.
Planejando
a aula como um todo
Planejar é uma
arte. É desenvolver a habilidade de ver o futuro com os pés no presente, sem
parar de trabalhar com as mãos. Quando pensamos em nossa classe e escola
bíblica, temos de nos preocupar com o aprendizado significativo para o aluno.
(EDITORA
VIDA CRISTÃ)
2014!!!!
ANO DA
VOLTA DA VITÓRIA
É tempo
de se colher o que se plantou e não deixar de semear.
DENTRO
DO CONTEXTO
Estamos
nos preparando para o dia 19 de ABRIL, O DIA DA VOLTA DA VITÓRIA...
UNIDADE
+ AMOR VERDADEIRO = VOLTA DA VITÓRIA..
É NOSSA
RESPONSABILIDADE TRAZER O PEQUENINO AO CONHECIMENTO DA BÍBLIA, SUA DIVISÃO,
SEUS LIVROS MANEJANDO BEM A PALAVRA DA VERDADE E TORNANDO-OS ESTUDANTES DA
PALAVRA DE DEUS
PLANO DE
AULA PARA OS MESES DE
MARÇO,
ABRIL, MAIO DE 2014.
NOME:________________________________________
DATA:______/_____/______HORÁRIO______________
TEMA DA LIÇÃO BÍBLICA:
_________________________
REFERÊNCIA
BÍBLICA:_____________________________
VERSÍCULO
CENTRAL:_____________________________
FAIXA
ETÁRIA:__________________________________
ESTRATÉGIA:___________________________________
______________________________________________
______________________________________________
09 A 15 DE MARÇO
MATEUS
1- OBJETIVO: Que a criança compreenda que o evangelho de Mateus
ensina que Jesus Cristo é o Messias prometido por Deus para anunciar o Reino
aos homens.
2 - QUEBRA-GELO: Palavra
chave
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Bíblia.
Descrição: Essa brincadeira segue certa lógica que será explicada
para o grupo;
A lógica é: Com a palavra chave na mão, deve-se com o auxílio da
Bíblia, procurar um versículo que se enquadre com a palavra chave. Anotar esse
versículo e a citação Bíblica.
Exemplo: casamento: No terceiro dia, houve uma festa de
casamento em Cana da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. (Jo 2, 1)
Outras sugestões de
palavras-chave:
Pedra, pedreira, pedregulho
("Tu és Pedro")
Pobre, pobreza ("bem
aventurados os pobres...")
Oração, oratório, templo, culto
("Jesus se afastava da multidão para orar")
Criança (“deixai vir a mim os
pequeninos”)
Mulher ("tua fé te
salvou")
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E ela dará á luz um filho, e lhe porás o nome de
Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.(Mateus 1.21)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus 1.20,21 e 2.10-12
5- HORA DO ENSINO: Este é o primeiro dos quatro evangelhos. Mateus,
também conhecido como Levi, era um publicano, ou seja, cobrador de impostos. Um
dia Jesus chamou, e ele largou tudo para segui-lo, tornando-se um dos 12
apóstolos. Em seu livro, Mateus apresenta o Senhor Jesus como o Reis divino, o
Messias de quem os profetas falaram no Antigo Testamento.
6 - APLICAÇÃO: Mateus foi um cobrador de impostos chamado por Jesus
para ser um de seus discípulos. Ele escreveu este livro bem no inicio da
igreja. Nessa época, a maioria dos cristãos eram judeus convertidos. Por isso,
tentou provar aos judeus que Jesus Cristo era o Messias prometido, citando
inclusive, o Antigo Testamento para mostrar como Jesus cumpriu as palavras dos
profetas judeus. O evangelho de Mateus nos ensina que Jesus Cristo é o Messias
prometido, e que a sua missão era apresentar aos homens o Seu Reino. Narra
também a prisão, crucificação e ressurreição de Jesus. E, descreve o nosso
compromisso de continuar fazendo discípulos. Devemos nos alegrar muito, pois
Jesus, o nosso Salvador, é o mesmo ontem, hoje e será para sempre!
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Usando o texto de Mateus 18:20 – Porque, onde dois ou
três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles” (NTLH). Faça uma reação
junto com as crianças: Coloque um pouco de suco de uva em um copo transparente.
Coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio no suco no copo e observe
junto com as crianças a reação! Agora adicione suco de limão no líquido. Uma
nova reação vai acontecer. Explique que quando se mistura dois ou três
ingredientes acontece uma reação química. E quando dois ou mais cristãos estão
juntos, uma reação espiritual acontece!
16 A 22 DE
MARÇO
MARCOS
1-
OBJETIVO: Que a
criança compreenda que o evangelho de Marcos mostra Jesus em Ação.
2 -
QUEBRA-GELO: Vocês
sabiam que Jesus também veio para servir? No livro de Marcos ele nos mostra um
Jesus que veio para entregar a sua vida para o resgate de muitos. Pergunte as
crianças o que elas podem fazer para ajudar (servir) as pessoas a sua volta?
3-
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Marcos 10.45 - Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido,
mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
4-
REFERÊNCIA BÍBLICA: O
Evangelho de Marcos.
5- HORA DO
ENSINO: O Livro do
Evangelho de Marcos
Em seu
Evangelho, Marcos testemunha, com convicção, que Jesus é o Filho de Deus. Vocês
sabiam que este é considerado o documento mais antigo que fala sobre a vida de
Jesus? Ele foi escrito aproximadamente entre 50 a 75 anos depois de Cristo.
O livro de
Marcos começa com o batismo de Jesus no rio Jordão por João Batista. Mas ele
também fala sobre grandes milagres que Jesus fez como quando ele alimentou a
multidão, a cura do cego Bartimeu.
Nele lemos
sobre as parábolas do Reino de Deus, aprendemos sobre alguns dos ensinamentos
de Jesus. E também nos relata sobre a entrada de Cristo em Jerusalém, a
traição, o julgamento, a crucificação e a ressurreição. Apresentando-nos assim
Jesus como o Messias e o Filho de Deus.
6 -
APLICAÇÃO: Proponha
um desafio às crianças. Proponha a elas que seja servos assim como Jesus. Peça
que elas ajudem alguma pessoa, pode ser a mãe, a avó, o pai e depois relatem o
que fizeram com um desenho ou escrevendo o que aconteceu em um papel.
7 – USANDO
A CRIATIVIDADE: Usando
a o versículo em Mc. 1.17 – Disse-lhes Jesus, Vinde após mim, e eu vos farei
pescadores de homens. Prenda um ímã na borda de uma mesa com fita adesiva. Abra
um clipe de papel e encoste na ponta do ímã (esse será o ‘anzol’), vá pedindo
para cada criança aproximar um clipe no clipe anterior e veja quantos clipes dá
para pendurar neste anzol até ele cair. Pescar é legal, principalmente quando
você pesca pessoas como Jesus disse para fazer. Separe algumas tiras de papel e
ajude as crianças a escreverem o nome de algumas pessoas que querem ‘pescar’
para Jesus e reflita com elas como se pode ‘pescar’ pessoas...
23 A 29 DE
MARÇO
LUCAS
1-
OBJETIVO: Que a
criança compreenda que Lucas não conheceu Jesus pessoalmente, mas registrou em
seu livro com precisão e cuidado tudo o que ele ouviu sobre o Salvador.
2 -
QUEBRA-GELO: Lucas
observava, ouvia e memorizava tudo! Agora está na hora das crianças se sentirem
como ele naquela época, peça para que elas desenhem ou descrevam como elas
chegaram até a igreja, o que chamou atenção e se elas perceberam algo feito por
Deus no meio do caminho.
3-
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
“E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a
Deus. Amém.” Lucas 24:51-53
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: LIVRO
DE LUCAS
5- HORA DO ENSINO:
O livro tem 24 capítulos;
Lucas é o próprio autor do livro;
Foi escrito entre 59 a 75
depois de Cristo;
6 - APLICAÇÃO: Nós não tivemos a oportunidade de conhecer Jesus
pessoalmente porque não vivemos na época que ele morou aqui na terra, mas hoje
ouvimos falar dEle e podemos saber tudo que Ele fez. Mesmo Jesus tendo vivido
há quase 2.000 anos atrás, a Bíblia não muda, continua do mesmo jeitinho e
temos que continuar praticando as mesmas coisas, porque os exemplos que têm
nela nunca ficam velhos. Jesus é o nosso maior exemplo, a quem temos que seguir
e obedecer, e Lucas entendeu isso desde o começo, por isso resolveu escrever
tudo o que sabia sobre Jesus. Ele percebeu o quanto essa história foi e é
importante para a humanidade, e com certeza, Lucas obedeceu a Deus. Imagina se
ele não tivesse escrito e tivesse guardado a história só pra ele? Talvez não
saberíamos das coisas maravilhosas que Jesus fez e faz por nós.
O importante é entender que,
mesmo não vivendo a época que Jesus viveu e mesmo não conhecendo ele
pessoalmente, podemos deixar que ele more no nosso coração, tome conta da nossa
vida e o melhor, podemos fazer as mesmas coisas que ele fazia!! Então não perca
tempo, não deixe de ouvir e compartilhar as maravilhas de Jesus, assim como
Lucas fez.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Uma grande transformação! Encha meio copo de vidro com
água. Coloque algumas gotas de tintura de iodo representando uma vida cheia de
erros. Agora vá colocando cândida aos poucos até que a água fique transparente
novamente (atenção! Não deixe que as crianças manipularem a cândida nem a água
com a mistura, após o experimento retire de perto das crianças). Quando
seguimos a Jesus, Ele faz grandes mudanças em nossa vida! Lucas 19: 1-9 Zaqueu
tinha feito muita coisa errada, mas Jesus mudou Zaqueu e pode mudar você
também!
30 DE MARÇO A 05 DE ABRIL
JOÃO
1- OBJETIVO: Que a criança conheça alguns milagres de Jesus e
lembre-se que Jesus continua a fazer milagres e maravilhas na vida daqueles que
nele creem.
2 - QUEBRA-GELO: Dança das cadeiras com a música “Milagres de Jesus” –
Aline Barros e Cia 3
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o
seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna. João 3.16
4-
REFERÊNCIA BÍBLICA: Água
se transforma em vinho: João 2.1-11; A cura de um cego: João 9.1-12; A
multiplicação do lanche: João 6.1-15.
5- HORA DO
ENSINO: O amor de
Jesus por nós é tão grande que Ele morreu numa cruz para nos salvar. Ele foi
morto porque isso fazia parte do plano de Deus para a nossa salvação. Jesus
morreu na cruz por você e por mim, para que nossos pecados fossem perdoados.
Jesus te ama! Ele deseja que você O receba como seu Salvador. Enquanto estava
aqui na terra, Jesus realizou muitos milagres e maravilhas, porque Ele é
poderoso para salvar, libertar e curar. Certa vez Jesus e seus discípulos foram
convidados para uma festa de casamento. Maria, a mãe de Jesus, também estava
participando da festa. Durante a festa, o vinho acabou. Maria aproximou-se de
Jesus e contou-lhe o problema. – Mas ainda não chegou a minha hora de começar a
fazer milagres, disse Ele. – Faça tudo o que Ele lhes disser. Então, Jesus
disse aos servos para encherem de água os vasos ali perto. – Levem alguns ao
mestre de cerimônias, disse Jesus. O mestre de cerimônias provou do líquido. A
água tinha se transformado em vinho. Esse foi o primeiro milagre de Jesus. Certo
dia, Jesus ia caminhando quando viu um homem cego a beira do caminho. Com muito
amor, Jesus olhou para ele. Então, os discípulos perguntaram: Foi ele quem
pecou ou os seus pais para que nascesse cego? Jesus respondeu: - Ele é cego,
não por causa dos pecados de seus pais. É cego para que o poder de Deus se
mostre nele. Então, Jesus cuspiu no chão, misturou a saliva na terra, passou
nos olhos do cego e ordenou: - Vá até o tanque de Siloé e lave o seu rosto ali.
O cego correu obedecendo à ordem de Jesus. Ao lavar os seus olhos, ele foi
curado. O homem foi sarado e ainda teve seus pecados e perdoados. Outra
vez, Jesus precisava alimentar uma multidão que o seguia. Mas não havia ali
dinheiro nem pão suficiente para todos. Então um menino ofereceu seu lanche,
cinco pães e dois peixinhos. Como alimentar tanta gente com tão pouco? Jesus
pegou o lanche e agradeceu a Deus pelo alimento. Depois, partiu o pão e o peixe
em pedaços e os deu aos discípulos para que distribuíssem ao povo. Todos
ficaram fartos aquela noite. Foi um verdadeiro banquete. Jesus é poderoso!
Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ainda hoje Ele continua fazendo
maravilhas e quer operar milagres em sua vida.
6 -
APLICAÇÃO: Peça para
as crianças refletirem e contarem algum milagre que Jesus já fez na sua vida,
na sua família ou em alguma outra situação. Para ficar divertido, leve um
microfone de brinquedo e chame as crianças a frente para dar o testemunho.
7 – USANDO
A CRIATIVIDADE: 3 se
formam em 1! (Jo. 1:1) O verbo-palavra é Jesus!. Leve para sala uma garrafa
plástica transparente com mais da metade de água quente dentro, coloque na boca
da garrafa um cubo de gelo. Peça para as crianças contarem o que estão vendo...
(um vapor vai se formar e o gelo vai derreter..). Em seguida explique que são 3
diferentes formas de água (vapor, gelo e líquido) mas todas elas continuam
sendo água! É mais ou menos assim com Deus, Jesus e o Espírito Santo. Todos os
3 são 1 e cada um é uma pessoa diferente!! Entregue um papel criativo ou
cartolina no tamanho de um cartão e peça para os maiores escreverem nele o que
entenderam do versículo, aos menores peça um desenho sobre a experiência ou
sobre o versículo.
06 A 12 DE
ABRIL
A VIDA DE
JESUS
1-
OBJETIVO: Que a
criança compreenda que Jesus nasceu, cresceu, morreu, ressuscitou por cada um
de nós e um dia voltará com poder e grande glória para chamar aqueles que são
seus.
2 -
QUEBRA-GELO: Prepare
uma caixa contendo os seguintes objetos ou pode ser figuras: Chupeta,
mamadeira, carrinho, bola, martelo, pão, peixe, vinho, azeite, prego, cruz e um
lençol ou pedaço de pano. Combine com as crianças que cada uma delas ou o
próprio professor retirará um objeto da caixa e eles deverão falar a que
momento da vida de Jesus aquele objeto pertence. Exemplo: Mamadeira- quando Ele
era bebê, Bola - de quando Ele era criança, Martelo – De quando Ele ajudava seu pai como carpinteiro, Peixe – Milagre da
multiplicação, Lençol – Ressurreição, etc. Vá dando dicas para a turma se você
sentir que eles têm dificuldades.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: João 10:11 “Eu sou o bom Pastor, o bom pastor dá a
vida pelas ovelhas”
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Os Evangelhos
5- HORA DO ENSINO: Desde o seu nascimento até a sua ressurreição, Jesus
passou por várias perseguições, mas nunca deixou que elas atrapalhassem os
planos de Deus em sua vida. Desde o seu nascimento sempre foi perseguido, o Rei
Herodes queria matá-lo por medo de perder o seu trono (Mateus 2: 13), mas Jesus
sempre estava protegido pelo Pai que enviava os seus anjos para guardá-lo.
Ainda em sua infância com apenas 12 anos vemos Jesus no meio dos doutores da
lei, já ensinando sobre o reino de Deus (Lucas 2: 46). Depois de seu batismo
foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para ser tentado pelo diabo o qual
foi derrotado por Ele apenas com a Palavra de Deus (Mateus 4: 1). Daí em
diante, começou a sua trajetória de milagres e de perseguições de pessoas que
não acreditavam nele. Passou pela morte ao ser crucificado em uma cruz (Mateus
27:32) e triunfou ao 3º dia ao ressuscitar(Mateus 28:1).
6 - APLICAÇÃO: Você já foi perseguido alguma vez? Na escola, na sua
rua ou na sua casa? É ruim não é mesmo? Pois, é Jesus já foi muitas vezes
perseguido quando estava em forma de homem aqui na terra e o pior de tudo sem
ter feito nada de errado. Mesmo assim Ele jamais desejou o mal àqueles que o
perseguiu (Mateus 5:44), muito pelo contrário nos ensinou que devemos amá-lo e
orar por eles (Lucas 23:34). Poxa vida como pode ser? Você pedir perdão por
alguém e dizer que eles não sabem o que fazem? Jesus queria dizer que eles
faziam aquilo porque não o conheciam de verdade, pois se conhecessem jamais
agiriam daquela forma. Aquelas pessoas que te perseguem não te conhecem, porque
se te conhecessem saberia que você é um filho, um servo de Deus. Por isso, não
guarde em seu coração sentimentos de raiva e rancor, de vingança e de ódio,
pois assim Deus poderá te ajudar a vencê-los e te exaltara. Ore a Deus e peça
que Ele tire de você todo e qualquer sentimento que venha atrapalhar o agir de
Deus em sua vida.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Providencie com antecedência as seguintes figuras:
Nascimento de Jesus
Jesus aos 12 anos
Jesus sendo batizado
Jesus fazendo algum milagre
Jesus sendo crucificado
O túmulo de Jesus
Ressurreição de Jesus
Jesus vindo sobre as nuvens.
Misture todas essas figuras e
coloque sobre uma mesa (se sua turma for grande tente conseguir duas ou três
figuras de cada item listado, assim você poderá separar os alunos por equipe) e
diga que ao seu comando eles deverão organizar as figuras em painel com o
título “A VIDA DE JESUS” e colar na ordem certa.
VALE O LEMBRETE!!!
PROFESSOR DA ESCOLINHA TÁ DENTRO...
Estamos nos preparando
para o dia 19 de ABRIL, O DIA DA VOLTA DA VITÓRIA...
UNIDADE
+ AMOR VERDADEIRO = VOLTA DA VITÓRIA..
13 A 19 DE ABRIL
ESPECIAL DE PÁSCOA
1- OBJETIVO: Que a criança reconheça o real significado da Páscoa:
Jesus que morreu e ressuscitou para nos salvar.
2 - QUEBRA-GELO: Prepare antecipadamente uma mesa com elementos que
represente a páscoa no velho testamento, no novo testamento e nos dias atuais.
Com na figura abaixo. Se você quiser mais detalhes de como prepara essa mesa
entre no blog: htpps://catianeb70.blogspot.com.br
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: João 3: 16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas
tenha a vida Eterna”.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Marcos 14:12 a 26.
5- HORA DO ENSINO: Quem não gosta de Páscoa?Todos nós gostamos porque
quando pensamos em Páscoa logo lembramos de que mesmo? CHOCOLATE é isso mesmo.
Hum... e são uma delícia, mas hoje vamos aprender mais uma lição sobre a Páscoa. Já aprendemos que a Páscoa é uma festa muito antiga e que foi celebrada
para preparação da saída do povo de Deus que era escravo lá no Egito das mãos
do malvado Faraó (Êxodo 12: 1 a 28). A palavra Páscoa significa passagem,
que significa a passagem da escravidão para a liberdade. Aquele povo estava
preso e oprimido por Faraó, mas Deus estava preparando tudo para que eles
fossem libertos e pudessem viver felizes. Lembre-se que tudo foi preparado para
a saída deles, cada ato tinha um significado especial. O sangue que foi passado
nas janelas e portas representava o sangue de Cristo que viria em breve para
salvar a humanidade, a carne assada e as ervas amargas representavam a amargura
do povo em ser escravo no Egito, pão asmo ou pão sem fermento, pois o fermento
simboliza o pecado. E assim o povo saiu do Egito e estavam prontos para
enfrentar o mar vermelho onde eles passaram salvos a seco. Mais tarde, porém
alguns muitos anos vê-se novamente a preparação lá no novo testamento, onde
Jesus que é o nosso cordeiro iria derramar seu sangue por nós, mas Ele também
teve uma preparação junto com seus discípulos onde instituíram a Páscoa
novamente, agora tinha pão e vinho. Jesus parte, dá graças ao Pai e come,
depois disso vindo o Calvário. Lembrem-se, temos sempre que nos preparar para
grandes batalhas, Jesus deixou a nós esse exemplo lindo. Como nos preparamos?
Orando, lendo a bíblia, nos consagrando, nos afastando de coisas impuras, etc.
Assim somente é que vamos vencer grandes batalhas, estando preparados.
6 - APLICAÇÃO: Durante essa aula falaremos sobre os três tipos de Páscoa, a do antigo testamento, a do novo testamento e a dos dias atuais. Como
havia falado antes prepare uma bela mesa com os elementos que representam as
três páscoas, ao ir explicando para as crianças, deixe que elas observem os
objetos, se forem perguntando você pode ir explicando conforme dá a aula, prepare-se
antes, lembrem-se da nossa lição, o povo de Israel e Jesus se prepararam para
grandes batalhas, você deve se preparar para que a sua aula seja inesquecível,
se eles quiserem no final da aula você pode deixar eles comerem o que tem na
mesa para sentirem o gosto do que se comia na Páscoa daqueles tempos. Depois de comentar sobre
as duas Páscoas em uma roda de conversa questione se a nossa Páscoa de hoje tem
haver com a verdadeira Páscoa ou é somente algo comercial. Escute-os e depois
explique que a Páscoa de hoje é puramente comercio, que coelhos não põem ovos,
muito menos de chocolate, e explique a eles que o verdadeiro sentido da páscoa
é o amor de Jesus por nós, que devemos amá-lo e respeitá-lo todos os dias da
nossa vida seguindo o que Ele diz em sua Palavra. Não é pecado comer ovos de
chocolate, não é pecado comer chocolate, mas que na páscoa o que devemos dar
além de chocolate é o amor ao nosso próximo assim como fez Jesus por nós, e
devemos espalhar a todos os nossos amigos e familiares essas boas novas.
7 – USANDO
A CRIATIVIDADE: Cruz
e Cordeiro – Jogo da Velha. Desenhe as linhas do jogo da velha em papel
criativo ou cartolina no tamanho de sulfite ou menor. Imprima o rosto de
ovelhinhas e formatos de cruz (ou desenhe em EVA), se achar melhor, essas
figuras poderão ser coladas em tampinhas de garrafa PET. Divida as crianças em
duplas e cada uma ficará com 5 peças e assim iniciam o jogo para ver quem ganha
nas mesmas regras do jogo da velha: 3 peças iguais na horizontal, vertical ou
diagonal. Dependendo do número de crianças de suas salas, o jogo poderá ser a
lembrancinha que levarão para casa.
20 A 26 DE
ABRIL
ESPECIAL DE
PÁSCOA
1-
OBJETIVO: Que a
criança compreenda o verdadeiro sentido da Páscoa que vai além de doces e
chocolates
2 -
QUEBRA-GELO: Música
Minha
Páscoa - Turma do Printy
É claro que eu
gosto de chiclete e chocolate bombom, pé-de-moleque, pirulito e tudo mais, só
que eu aprendi que o doce mais doce não se faz.
Pois como o
doce é doce ao nosso paladar, o doce mais doce não se pode fabricar o doce mais
doce só Jesus nos pode dar
O gosto amargo
da tristeza e do fel, Jesus provou na cruz para me levar pro céu, e tornou
assim, a minha páscoa doce como mel
Ele é minha
alegria, morreu para me dar a salvação, ressuscitou ao terceiro dia, Cristo é a
minha redenção, minha páscoa, minha salvação minha páscoa, minha salvação
3-
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
I Coríntios 5.7b - Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que
Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.
4-
REFERÊNCIA BÍBLICA: I Coríntios
5- HORA DO
ENSINO:
PASCOA, O
CORDEIRO PELO COELHO?
A Páscoa é uma
festa comemorada pelos judeus, pelas pessoas do mundo e também por nós
cristãos, quando falamos nela, vem logo em nossa mente a figura do coelho
branquinho, corredores de supermercado lotados de ovos de chocolates de todos
os tipos e tamanhos.
Na semana
passada vocês aprenderam qual é o significado real da Páscoa (professor peça
para as crianças lembrarem a lição anterior). Mas se a páscoa é Jesus como foi
que as pessoas chegaram a coelhos e ovos?
Isso começou
há muito tempo na França por volta de 1915. A cor do coelho e a sua rapidez
contribuíram para o seu lugar na simbolização, as histórias falam que ele
representa a morte e a ressurreição de Cristo pelo fato de que alguns coelhos
que habitavam em lugares frios e nevados hibernavam e só saiam das cavernas com
a chegada da primavera. Mas nós sabemos que não podemos aceitar isso, pois em
toda a Bíblia encontramos o cordeiro e não o coelho
como símbolo de Cristo que é a nossa páscoa.
Já o ovo
apareceu como símbolo de começo, origem de tudo. Pois no ovo contém vida (que é
o pintinho). Mas em Cristo não contém vida. Ele é a própria Vida.
Diante disso
não podemos aceitar e nos conformar com essas coisas, pois o sacrifício de
Cristo, que é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo que é a nossa
Páscoa. Portanto é uma festa do Cordeiro de Deus e não do coelho. Ele deve ser
o alvo, o centro da festa, o que foi sacrificado e ainda liberta de todo o
pecado e do destruidor. Não podemos transformar tão grande sacrifício num
festival de comidas e doces; comamos chocolate sim, porém sem ignorar o
verdadeiro sentido da páscoa.
6 -
APLICAÇÃO:
7 – USANDO
A CRIATIVIDADE: Decorando
marcadores de páginas. Aqui estão alguns modelos, mas nada impede que você faça
o seu. Leve para sala botões, fitas, lantejoulas, adesivos, canetinhas, para
que os marcadores fiquem bem personalizados.
27 DE ABRIL
A 03 DE MAIO
TRABALHADORES
DA BÍBLIA
1-
OBJETIVO: Trabalhar
é bom e necessário. Desde o inicio Deus nos ensina sobre o trabalho. Ele mesmo
trabalhou por seis dias na criação do mundo e no sétimo descansou.
2 -
QUEBRA-GELO: Prepare
uma caixa com alguns objetos dentro que representem profissões como, por
exemplo, um avental, um martelo, uma seringa, uma colher de pedreiro, uma
colher de pau, linha de costura, bola, uma flauta, uma bíblia etc..coisas que
representem profissões e de preferência de brinquedo. Não deixe que as crianças
vejam o que tem na caixa antes da aula começar. Faça-os sentarem em círculo e
escolha uma criança para começar a brincadeira. Ela deve estar sentada em uma
cadeira que esteja no centro do circulo e deve tirar um objeto da caixa e
tentar descobrir a que profissão pertence aquele objeto. Pode também dividir a
sala em dois grupos e cada um dos grupos terem um representante que vai
recebendo dicas da sua equipe para poder descobrir qual é a profissão. Enquanto
isso os demais devem ficar em silêncio e esperar sua vez.
3-
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
I Timóteo 5:18b “Digno é o trabalhador do seu salário.”
4-
REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus
20: 1 a 16
5- HORA DO
ENSINO: Para dar
inicio a nossa aula usaremos aqui como base a Parábola dos Trabalhadores. Para
que trabalhar? Trabalhar é bom ou necessário? Desde o inicio Deus
nos ensina
sobre o trabalho. Ele mesmo trabalhou por seis dias na criação do mundo e no sétimo
descansou. O homem não precisava trabalhar, mas por causa da sua desobediência
teve que trabalhar e muito duro para poder sobreviver (GN3: 19). Dessa forma,
até hoje trabalhamos para nosso sustento. As profissões também são antigas,
Caim e Abel que eram os filhos de Adão e Eva tinham suas profissões, o Caim era
lavrador da terra, ou seja, plantava para colher seus alimentos enquanto Abel
era pastor de ovelhas, ou seja, cuidava de todas as ovelhas e de seus filhotes.
E infinitamente outros profissionais veremos na bíblia em uma lista logo mais
abaixo. O trabalhador tem seu papel fundamental na sociedade, e no mundo
espiritual não é diferente, nós também temos que trabalhar muito para o
crescimento do reino de Deus como vimos na parábola que lemos, os trabalhadores
foram à plantação de uvas cada qual em um horário diferente, por que o Senhor
Jesus não chama todas as pessoas de uma vez, cada qual tem um tempo para poder
entender o querer de Deus, então aqueles que chegaram primeiro não acharam
justo receber a mesma quantia em dinheiro do que aqueles que chegaram depois e
se revoltaram. Hoje em dia não é diferentes pessoas não aceitam que outras
cheguem depois delas na igreja ou na escolinha e sejam abençoadas da mesma ou
melhor que elas, não podemos deixar isso entrar em nossos corações, isso impede
de Deus nos abençoar. Fique ligado!
6 -
APLICAÇÃO: Comece
sua aula conversando com as crianças sobre a profissão dos pais deles, deixe
que eles exponham seus conhecimentos. Pergunte a elas o porquê elas acham que é
necessário ter uma profissão, por que temos que trabalhar etc. Depois levante a
questão de que se elas já sabem o que querem ser quando crescer. Observe junto
com elas a lista abaixo e comente quais são as profissões daquela lista que
elas conhecem ou que tem alguém de sua família que exerça alguma delas. Faça
ela em uma cartolina ou na lousa e deixe um espacinho na frente para ir
anotando e ver qual delas será mais votada.
7 – USANDO
A CRIATIVIDADE: Observe
a lista abaixo com as profissões da bíblia. Leve para a sala recortes de
jornais, revistas ou figuras relacionados com algumas dessas profissões.
Coloque na parede papel pardo ou similar para fazer um mural. Vá mostrando a
figura e conversando com as crianças se sabem que profissão é aquela, o que faz
essa pessoa e no final conte quem na Bíblia tinha essa profissão. Peça para uma
criança colar a figura no “Painel das Profissões Bíblicas”!
Noé
- lavrador
Obede-Edom
- porteiro na época de Davi
Benaia
– guarda (segurança) na época de Davi
José
– carpinteiro
Jesus
- carpinteiro
José
– governador
Dorcas
– costureira
Naamã
– comandante do exército
Menina
- escrava (servia a Naamã)
Preso
com José - padeiro
Preso
com José - copeiro
Assistiu
Paulo e Silas ser liberto da prisão - carcereiro
Davi
– pastor de ovelhas e rei
Otniel
– juiz
Pedro
– pescador
Andre,
Tiago, João – pescador
Hulda
- profetisa
Eliseu
– lavrador
Esdras
- escriba
Lidia
- vendedora
Arão
– sacerdote
Ester
– rainha
Asafe
– músico
Neemias
– copeiro
Lucas
– médico
Abel
– pastor
Debora
– juíza
Raquel – pastora
· Mateus – coletor de impostos
Sifrá – parteira
Potifar – capitão da guarda
Caim – lavrador
Abel - pastor de ovelhas
Esau – caçador
Paulo – fazedor de tendas
Amós – vaqueiro-boiadeiro
Moisés - arquiteto
Bezalel - artesão construtor da arca
Jacó - pastor de ovelhas
Zaqueu –
coletor de impostos.
04 A 10
DE MAIO
PARÁBOLAS
DE JESUS
1-
OBJETIVO: Que a criança entenda que Jesus gostava sempre de ensinar e que
Ele usava uma linguagem diferente (parábolas) para ensinar as verdades de Deus.
2 -
QUEBRA-GELO: Coloque sobre uma mesa vários objetos diversos como: tesoura,
caderno, apontador, livro, bíblia, clips, borracha, cola... Peça para que as
crianças observem bem. Depois diga para que fechem os olhos enquanto isso você
retira da mesa algum objeto. Ao abrir os olhos as crianças devem dizer qual
objeto está faltando. Continue a brincadeira enquanto for agradável. Ressalte o
versículo do dia.
3-
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Por isso lhes falo em parábolas, porque
vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem, nem entendem. (Mateus 13:13)
4-
REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus 13:10-17
5- HORA
DO ENSINO: O que é uma parábola? É uma história, uma narração, que utiliza
coisas materiais, naturais, comuns, para ensinar algo, para ilustrar uma
verdade.
Jesus sabia muito bem
fazer isso. Ele encontrou lições na relva e nas flores, no vento e na rocha.
Ele falou muito de vinhas e trigos, de joio, de espinhos e de cardos.
Jesus conhecia bem o lugar
da raposa e o caminho dos lobos e das ovelhas. E falou especialmente do lar, de
sal e de lâmpadas, de cozinha e de limpeza, de festas e de casamentos, de pais
e de filhos. E Suas palavras eram maravilhosas, pelo modo como tornavam a
realidade sobre o o céu tão real e clara. 6 - APLICAÇÃO: A criança deve
perceber que Jesus usava as parábolas para falar sobre o Reino de Deus através
de comparações e estas verdades são para os dias de hoje. E que muitas vezes
temos que conviver entre justos e injustos, salvos e perdidos e sermos a
diferença para essas pessoas.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Leve para a sala este jogo da memória que possui os elementos
usados por Jesus em suas parábolas:
11 A 17 DE MAIO
PARÁBOLAS DE JESUS
1- OBJETIVO: Que a criança possa assimilar e aplicar a história da
parábola do Semeador em sua própria vida
2 - QUEBRA-GELO: Há! Há! Coloque as crianças em um círculo ao seu sinal
uma criança deverá começar dizendo a exclamação HÁ! A criança do lado em
seguida tem que dizer: HÁ!HÁ! a próxima criança: HÁ!HÁ!HÁ! e assim por diante.
Não vai demorar muito para todas darem risada, mas diga que quem der risada
terá que cumprir alguma tarefa (escolha algo como atravessar a sala pulando com
os pés juntos, imitar algum animal, etc).
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “E as sementes que foram semeadas em terra boa são
aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande
colheita.” (Mt. 13: 23)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus 13:1-9, 18-23
5- HORA DO ENSINO: O que é a semente? É a Palavra de Deus. E a terra? É o
coração do homem, é o seu coração. Que espécie de solo tem o seu coração? É
duro como a beira do caminho ou cheio de pedras, ou, ainda, coberto de espinhos
ou é uma terra boa, terra fértil, que recebe com alegria os ensinamentos da
Palavra de Deus?
O nosso coração precisa ser a
terra boa, que vai receber com alegria os ensinamentos do Senhor, e vai
produzir muitos frutos, frutos de excelência, e a sua vida será cheia da
presença do Senhor, a graça d'Ele estará em você e todos verão a glória, o
brilho, a vida do Senhor em todas as suas atitudes, suas palavras, seu
comportamento.
6 - APLICAÇÃO: Para que nossa vida produza uma grande colheita
precisamos preparar a boa terra que é o nosso coração: lendo a Bíblia, orando,
indo á Igreja, louvando...crescendo espiritualmente.
Tudo o que se planta, colhe:
Você quer ser amado? Ame. Quer
ser respeitado? Respeite. Quer ser abençoado? Abençoe. Quer ter paz? Viva em
paz com todos. Quer tirar boas notas? Estude.
O que está plantado em seu
coração será sua colheita muito em breve.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Incentive as crianças a fazerem uma pequena encenação
(teatro) sobre o que acabaram de aprender. Você poderá usar o livro SEMEAR
nesta aula. Leve um pedaço de papel pardo ou outro papel e coloque no chão e
sobre ele algumas sementes, peça uma criança para que seja o pássaro e pergunte
o que aconteceu com aquelas sementes. Depois coloque pedrinhas no papel que
está no chão e uma criança para representar o sol (pergunte novamente o que
aconteceu). Agora coloque palitos de dente pelo caminho para representar os
espinhos e por fim, num potinho plástico com terra peça á uma criança que
coloque uma semente. Deixe que as crianças digam o que irá acontecer em breve!
Após a
conclusão das crianças lembre que nosso coração precisa ter as condições
favoráveis para a Palavra de Deus crescer nele!
18 A 24 DE MAIO
PARÁBOLAS DE JESUS – A CASA
EDIFICADA NA ROCHA
1- OBJETIVO: Quando escuto e faço a vontade de Jesus, sou como
homem sábio que construiu sua casa num fundamento forte e seguro.
2 - QUEBRA-GELO: Quem já viu uma casa em construção? Mas, quem já viu
uma construção bem de pertinho e parou para olhar o trabalho que os homens
fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio? (deixe as crianças
responderem).
Que ferramentas os homens usam?
(se puder mostre algumas delas). Eles limpam o terreno, marcam os seus limites
e começam a construir os alicerces ou as suas fundações. Eles usam muito
concreto e ferro apropriado para que fique uma construção bem sólida.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Mateus 7.24 - Todo aquele, pois, que ouve
estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que
edificou a sua casa sobre a rocha.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus 7.24-27 e Lucas 6.46-49
5- HORA DO ENSINO: A casa
edificada na Rocha
Jesus contou muitas histórias
para nos ensinar sobre as coisas de Deus. Porém às vezes os discípulos e
pessoas não conseguiam entende-las, então Jesus as explicava.
Certa vez, quando Jesus estava
ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma história sobre dois homens que
construíram suas casas. Um desses homens era o prudente (sábio) e construiu sua
casa sobre a rocha. Ele cavou um buraco profundo e fez o alicerce bem sólido. O
terreno era bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura,
até ficar pronta. Porém, um dia veio uma tempestade muito forte, o vento fazia,
uh...uh... uh, os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a
chuva caia fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a
água batia contra aquela casa, mas, nada aconteceu com ela, porque foi
construída sobre a rocha.
Mas havia outro homem, que não
era prudente, ele era um tolo. Ele construiu sua casa sobre a areia, sem
alicerces. Então quando veio a chuva, e cresceram os rios e sopraram os ventos
contra a casa. A casa caiu, porque estava construída sobre a areia. Foi um
desastre, uma grande perda!
O que Jesus quer nos ensinar
com esta parábola?
O homem prudente é semelhante a
que tipo de pessoa? (deixe as crianças responder) Sim a aquela pessoa que ouve
a palavra de Deus e a pratica e obedece. É uma criança obediente.
E o homem tolo que construiu
sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa? (deixe as crianças
responder) Sim, é semelhante a alguém que ouve a palavra de Deus e não obedece,
é aquela criança teimosa, desobediente, que não segue os princípios da palavra
de Deus, que faz o que quer.
O que acontece com a criança
que obedece a palavra de Deus segundo esta parábola? E o que acontece com as
pessoas ou crianças que não obedecem à palavra de Deus? (Professor converse com
as crianças sobre o assunto).
6 - APLICAÇÃO:
1. Agora vocês vão falar dez
características e atitudes de pessoas firmadas na rocha que é Jesus. (Deixe as
crianças responde). Exemplos:
Amar sua família.
Perdoar as pessoas.
Ajudar nas tarefas de casa.
Orar.
Ler a Bíblia todos os dias.
Ir à igreja.
2. E agora me digam 10
características de lares construídos sobre a areia:
Falar palavrões.
Não ajudar em casa.
Desobedecer
Brigar
A TV ficar ligada todo o dia em
programas que não agradam a Deus
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Faça com os maiores a dobradura de uma casinha usando
papel criativo ou outro bem colorido depois peça que enfeitem e cole num mural
feito com papel pedra para representar a rocha. Se sua turma tiver dificuldades
em manusear o papel, leve as dobraduras prontas para que enfeitem e montem o
painel.
25 A 31 DE MAIO
PARÁBOLAS DE JESUS
1- OBJETIVO: Que a
criança compreenda que o Reino dos céus é um tesouro valioso que deve colocar
em primeiro lugar em sua vida.
2 - QUEBRA-GELO: Professor pergunte para as crianças se elas sabem o
que é um tesouro? (Deixe-as responderem). Antes da aula esconda uma Bíblia
pequena ou o desenho de uma Bíblia na sala. Depois da conversa sobre o que é um
tesouro fale para as crianças que você escondeu um tesouro na sala e peça que
elas o procurem. Quando encontram explique que a lição de hoje também falará de
um tesouro, porém esse tesouro nem todo o dinheiro do mundo podem comprar.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: : “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali
estará também o vosso coração”. Lucas 12.34
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus cap. 13 vers.44-50
5- HORA DO ENSINO:
A PARÁBOLA DO TESOURO
ESCONDIDO
Certa vez, Jesus estava reunido
com alguns amigos e disse:
- Quando vocês encontrarem o
Reino de Deus, nunca mais vão querer sair dele. E depois contou a seguinte
história:
- O reino dos céus é semelhante
a um tesouro escondido em um campo, o qual certo dia um homem o encontrou, e o
escondeu para que ninguém o encontrasse. Depois com muita alegria, ele foi e
vendeu tudo o que tinha para poder compra aquele campo e ficar com o tesouro.
A parábola do Tesouro nos
ensina duas grandes verdades:
1.
O reino dos céus é um tesouro de valor incalculável que deve ser buscado acima
de tudo. É obtido quando renunciamos a tudo que nos impede de ser parte dele.
2. Vender tudo significa que
devemos deixar todo o nosso eu e entregar a nossa vida e o nosso coração para
Jesus.
6 - APLICAÇÃO: Música: “Melhor que chocolate” – Cristina Mel
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Dar para cada aluno a folha com os dois quadrados
enumerados e letrados. Cada
criança deverá desenhar em um
dos campos, que será o seu, seis pérolas. Cada criança deverá acertar os seis
elementos escondidos do seu colega. Este é um jogo de duplas. A primeira
criança dirá uma letra e um número cruzado, por exemplo: J7. A segunda criança
verificará se ele acertou em alguma das seis pérolas que desenhou. Se isso
aconteceu riscará um X no desenho da pérola, do contrário dirá
"nada". Quem achar tudo primeiro vence o jogo (Este é um jogo,
parecido com batalha naval). Para o Jardim Faça em folha maior os quadradinhos
mas deixe o que você desenhou as 6 pérolas escondido. A medida que eles vão falando a letra e o
número você diz se acertaram ou não
É
tempo de colher o que se plantou e não
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