Todo aquele, pois, que
ouve estas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem
prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
(Mt 7.24).
QUERIDOS PROFESSORES
Precisamos definir o que é
culto infantil. Segundo o Dicionário Aurélio, “culto” significa “adoração
ou homenagem à divindade”. A Bíblia usa a palavra “culto” para se
referir tanto ao culto ao Único e Verdadeiro Deus, como também a deuses falsos
e imagens de escultura (Êx 20.5). O conceito bíblico de “culto” é o de
serviço – serviço de nossa alma ao nosso Deus.
Será que crianças então podem
cultuar a Deus? Vejam a resposta de Jesus:
“Da boca de pequeninos e
crianças de peito tiraste perfeito louvor?” (Mt
21.16)
É claro que as crianças podem
oferecer um culto genuíno a Deus.
Jesus também nos alerta: “Cuidado,
não desprezem nenhum destes pequeninos” (Mt 18.10 NTLH).
Você já pensou no potencial da Escola
Bíblica como dinamizadora do ensino na igreja? Até onde a Escola Bíblica
pode alcançar? Que outras áreas da igreja, além das classes da Escola
Bíblica, ela pode influenciar?
Será que a Escola Bíblica pode
estender o seu benefício a outras áreas da igreja? A resposta a todas estas
perguntas é “sim”. A Escola Bíblica pode ser a dinamizadora do ensino na
igreja em todos os seus segmentos.
Onde temos uma Escola
Bíblica na Bíblia? Leia Neemias
8.1-8.
• Onde funcionou? Foi ao
ar livre
• Estrutura? Não tinha
cadeiras confortáveis!
• Superintendente e
professores? Esdras era o superintendente (líder), mas tinha auxiliares
(v.4) e notamos os 13 professores, além dos levitas em v.7.
• O horário? – “desde
o raiar da manhã até o meio-dia”. – Parece claro que o povo ficou de pé
(v.5 e 7) por cinco ou seis horas, escutando atentamente a leitura e a exposição
das Escrituras.
Como está a institiução de
Escola Bíblica hoje.
Por décadas a fio a Escola
Bíblica se firmou e se destacou como instituição sem concorrentes, capaz de
atrair, ensinar, treinar e capacitar os alunos que a frequentavam. Seu conteúdo
supremo (Bíblia), metodologia, recursos físicos e didáticos, atendiam e
superavam as expectativas. Paulatinamente algo parou no tempo, no espaço, na
visão e nos investimentos. Hoje, as opções hodiernas passaram a coagir mentes e
corações quanto a “outras opções”; mais cômodas talvez; mais tranquilas, menos
exigentes, e por que não mais atraentes ...DVDs, programas de TV, internet,
bons livros, lazer, etc.
A Escola Bíblica e o
desenvolvimento do dom de mestre (professor).
“A graça foi concedida a
cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo ... E Ele mesmo concedeu
uns... para pastores e mestres” (Ef
4.7 e 11).
A Escola Bíblica, hoje,
precisa repensar e reavivar o dom de mestre para delinear melhor a sua
relevância e seu significado. Os dons concedidos por Deus a cada um de nós
visam (v.12):
• – “o aperfeiçoamento dos
santos”;
• – “o desempenho do seu
serviço”;
• – “a edificação do Corpo
de Cristo”;
• – “à medida da estatura da
plenitude de Cristo”
com o objetivo de atingirmos
(v.13):
– “até que todos cheguemos à
unidade da fé”
– “do pleno conhecimento do
Filho de Deus”
– “à perfeita varonilidade”
– “à medida da estatura da
plenitude de Cristo”
2014 ANO DA VOLTA DA VITÓRIA
DENTRO DO CONTEXTO
Férias e Carnaval oportunidades únicas para semear
com AMOR E ALEGRIA...TEMPO DE PLANEJAMENTO E NOVO COMEÇO, com santificação.
É NOSSA RESPONSABILIDADE
TRAZER O PEQUENINO AO CONHECIMENTO DA BÍBLIA, SUA DIVISÃO, SEUS LIVROS
MANEJANDO BEM A PALAVRA DA VERDADE E TORNANDO-OS ESTUDANTES DA PALAVRA DE DEUS.
PLANO DE AULA PARA OS
MESES DE
JANEIRO, FEVEREIRO E
MARÇO DE 2014.
NOME:________________________________________
DATA:______/_____/______HORÁRIO______________
TEMA DA LIÇÃO BÍBLICA:
_________________________
REFERÊNCIA BÍBLICA:_____________________________
VERSÍCULO
CENTRAL:_____________________________
FAIXA
ETÁRIA:__________________________________
ESTRATÉGIA:
______________________________________________
ATIVIDADE: __________________________________
______________________________________________
DESENVOLVIMENTO: _________________________
29 de Dezembro a 04 de Janeiro
PROJETO DE VIDA E 2014 O ANO DA VOLTA DA VITÓRIA.
1- OBJETIVO: Que a criança perceba neste novo ano a
importância de entregar em oração á Deus seus sonhos, família, conquistas...
para um ano todo abençoado.
2 - QUEBRA-GELO: “Quer ver um Milagre? Plante uma
Palavra de amor profundo na vida de uma pessoa. Cultive-a com um sorriso e uma
oração, e veja o que acontece.”
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Clamei ao Deus Altíssimo,
ao Deus que por mim tudo executa. – Salmos 57.2.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: A Bíblia.
5- HORA DO ENSINO:
Olá crianças, vocês sabem o que as pessoas estão montando
esses dias na igreja? Isso mesmo, elas estão montando o seu Projeto de vida
para 2014.
Quem lembra ou tem guardado seu projeto de 2013? Vocês sabiam
que muitas pessoas tem seus projetos realizados e que os pastores da Igreja
oram junto com vocês por esses projetos o ano inteiro pedindo a Deus para
realiza-los segundo a vontade Dele. Porque as vezes o que queremos não é o
melhor para a nossa vida, mas Deus sabe o que é melhor para nós.
Quem gostaria de montar o seu “Projeto de Vida”? Mas antes de
fazermos isso é preciso sabermos algumas coisas importantes.
1. A Bíblia nos ensina em Provérbios 21.5 que, “Os planos do
diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a
penúria.” (Penúria pode ser interpretada como miséria). Nesse versículo
percebemos que é preciso planejar com calma o que vamos querer para 2014, pois
se
não nosso projeto ao invés de abençoar pode nos prejudicar.
2. A Bíblia diz em Jeremias 29.11-13 “Eu é que sei que
pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de
mal, para vos dar o fim que desejais.”. Quando planejamos ou queremos alguma
coisa devemos orar a Deus para ver se aquilo pelo que buscamos está de acordo
com os planos de Dele para nós, pois os planos de Deus para a nossa vida são
paz e felicidade, porém as vezes nos deixamos levar pelos desejos da carne e
com isso prejudicamos a nos mesmo, pois nosso desejos podem não trazer paz e
felicidade. Diante disso o primeiro passo para começar o nosso “Projeto de
Vida” é orar a Deus pedindo direção.
6 - APLICAÇÃO: Preenchimento do Projeto de Vida junto
com as crianças.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: 2014 O Ano da Volta da
Vitória. Coloque para as crianças ouvirem a música “A volta da Vitória”
do Missionário R.R. Soares e depois converse com as crianças sobre a música.
OBS: Professores do primário e juniores procurem
conversar com as crianças sobre o projeto do ano passado e a bênção da “alegria
completa”, pergunte quem acha que alcançou a alegria completa em 2013. Pegue
testemunhos ou conte o seu se tiver. Depois reflitam sobre a bênção desse ano
“A Volta da Vitória”.
Leve massinha para a sala (se preferir pesquise na
internet como fazer massinha). Diga para as crianças que moldem aquilo que elas
desejam para este novo e abençoado ano!
05 A 11 DE JANEIRO
HABACUQUE
1- OBJETIVO: Que a criança compreenda que Habacuque fazia
perguntas diretas para Deus, falando diretamente com Ele e que ela também pode
falar com Deus através da oração.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “Sobre a minha guarda
estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará
a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.” (Habacuque 2:1)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Habacuque
5- HORA DO ENSINO: Habacuque significa “aquele que
abraça”
O profeta Habacuque viveu na mesma época dos profetas Naum e
Sofonias. Foi nesse tempo, em 612 a.C., que os babilônios derrotaram os
assírios e se tornaram o império mais poderoso do mundo. No livro de Habacuque,
o profeta vê o perigo que seu povo corre e não entende como Deus pode tolerar
os babilônios, um povo mau e cruel e ele até chegou a pensar que Deus havia se
esquecido de todos.
Habacuque insiste com Deus em saber por qual motivo o seu povo
teria que passar por tanto sofrimento, o Altíssimo responde que virá o tempo em
que ele castigará os inimigos de Israel e que o profeta espere com paciência,
confiando na justiça divina, pois os maus serão castigados e os fiéis a Deus
viverão.
Assim, ele entende que não deve olhar somente as
circunstâncias e aprende a esperar com paciência e fé.
6 - APLICAÇÃO:
O profeta orou ao Senhor, pedindo que, por Sua misericórdia, o
Altíssimo restaurasse sua obra em Judá. O livro relata uma oração, um diálogo
de Habacuque com Deus com perguntas e respostas, essa é a verdadeira oração.
Quando Jesus morreu por nós o véu que nos separava dEle foi
rasgado de cima a baixo, e agora temos livre acesso a Ele, assim como Habacuque
nós podemos orar ao Pai, com sinceridade mostrando nossas alegrias e tristezas.
Deus sente prazer em ouvir nossa voz, não fique um dia sem
falar com Ele. Como um melhor amigo que você sempre precisa conversar pra
contar as ‘novidades’, Deus é o melhor amigo que podemos ter, Ele, com certeza,
nunca irá nos decepcionar e sabe sempre dar os melhores conselhos e está pronto
para nos ouvir e nos ajudar.
Não faça da oração uma obrigação, faça dela um hábito, podemos
até considera-la uma questão de vida ou morte para o Espírito Santo que habita
em nós. Quando oramos temos a certeza da vitória, mas quando deixamos de orar
temos que contar com a sorte que é duvidosa. A oração é o alimento para nossa
comunhão com Deus, é uma decisão que você tem que tomar todos os dias.
Escolha estar em comunhão com Deus, escolha viver o que Deus
sonhou pra você, escolha Aquele que nunca irá te decepcionar: Deus.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Em
Hc. 2:2 o Senhor pede que Habacuque escreva a visão em tábuas. Professor:
Compre na papelaria papel pedra e recorte no formato de pedras que caibam na
palma de sua mão. Com canetinha ou canetão peça para que as crianças escrevam
na pedra o versículo da aula de hoje. Para as crianças do jardim leve o
versículo já escrito ou impresso em papel sulfite para que assim elas colem
sobre a pedra.
12 A 18 DE JANEIRO
SOFONIAS
1- OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância do
arrependimento e da oração para ser salva. A esperança daquele povo e nossa é o
Salvador Jesus.
2 - QUEBRA-GELO: Leve massinha para a sala (se preferir pesquise na
internet como fazer massinha). Diga para as crianças que moldem aquilo que
gostariam de tirar de seus corações...
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “ O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti,
ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor,
regozijar-se-á em ti com júbilo. Sofonias 3:17 “
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Sofonias 1,2 e 3
5- HORA DO ENSINO: * Sofonias era descendente do rei Ezequias.
* Ele predisse a condenação de
Nínive.
* Nesse livro aprendemos que:
O povo que se mantivesse fiel
seria libertado do cativeiro;
Os pagãos se converteriam;
Um dia, o homem poderia adorar
a Deus em qualquer lugar, e não só em Jerusalém.
Os dois primeiros capítulos são
de denúncias e repreensão, contra o povo que estava entregue aos costumes
pagãos. Haviam se afastado de Deus e faziam coisas abomináveis a Seus olhos,
estavam um povo idólatra.
Deus estava muito irado com o
povo de Judá e também com as nações inimigas. O fim daqueles povos
desobedientes seria muito ruim.
Já no terceiro capítulo Deus
mostra todo seu amor e as promessas de restauração e felicidade.
6 - APLICAÇÃO:
O povo estava totalmente longe de
Deus, andando por caminhos errados, cometendo pecados. Mas mesmo assim Deus
desejava a conversão desse povo. Pois Deus não quer o mal de ninguém.
Agora já recebemos de Deus a
salvação, que veio por Jesus. Mas, se não houver, de nossa parte, arrependimento
dos pecados, não poderemos recebê-la.
Temos que falar com Deus em
oração, abrir o coração para Ele e tirar tudo o que não O agrada e não aceitar
mais o pecado. Mesmo que pareça difícil, a partir do momento que nos
arrependemos dos erros e aceitamos Jesus em nossa vidas, ganhamos um Grande
aliado na nossa luta contra o pecado.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE:
Oração e Arrependimento, esta era a mensagem de Sofonias. Cole a figura abaixo
em papel mais grosso. Leve um montado e outros já recortados para que as
crianças possam montar.
19 A 25 DE JANEIRO
AGEU
1- OBJETIVO: Que a criança compreenda que a missão de Ageu era
restaurar o templo e que a missão dela é restaurar seu coração para nele Deus
habitar.
2 - QUEBRA-GELO: Leve para a sala jogo da memória com personagens
bíblicos.
3 - VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “ Subam o monte para trazer madeira. Construam o
templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.”
Ageu 1:8 NVI
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Ageu 1 e 2
5- HORA DO ENSINO: O livro de Ageu tem apenas dois capítulos. Ageu foi
contemporâneo de Esdras, Neemias e Zacarias.
Ageu profetizou durante quatro
meses.
O rei Ciro havia chamado todo o
povo judeu a retornarem a sua terra e reconstrui-la. Mas, nem todos quiseram
voltar. Os que voltaram eram um povo pobre, que tinham que se manter firme
contra as investidas dos povos vizinhos que não queriam a reconstrução de
Jerusalém. Os inimigos tanto fizeram que a reconstrução foi paralisada e o povo
desanimou.
Deus não estava se agradando
daquela situação. E por intermédio do profeta Ageu deu uma bronca no povo.
Mostrou-lhes que se estavam passando por momentos difíceis foi por que deixaram
Deus em segundo plano. Construíam casas caprichadas para si enquanto a Casa de
Deus estava apenas nos alicerces. Por isso, plantavam mas não tinham uma
colheita boa, o salário não dava para nada, passavam necessidades.
Então Deus, os encorajou a reconstruirem o templo e prometeu abençoá-los. E o povo se animou e voltou a
reconstrução.
Os inimigos mandaram cartas ao
rei Dario, que governava nesse tempo, denunciando a reconstrução do Templo.
Mas, Deus já estava na direção dessa obra e o próprio rei Dario ordenou que
ninguém os impedissem, e até as despesas da construção o rei ordenou que fossem
pagas.
6 - APLICAÇÃO: O Templo da
história representa nosso coração, que é aonde Deus quer morar. Mas, como ele
vai morar em um lugar que está em ruínas?
Temos que restaurar nossos
corações, tirando as mágoas, consertando os erros como as mentiras,
malcriações, limpando dos costumes mundanos que deixamos entrar. Para
que assim nossos corações sejam um lugar habitável para Deus.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: A glória da segunda casa será maior que a da primeira
(Ag.2:9). Distribua para as crianças palitos de fósforos (sem a caixa!) ou de
sorvete. Numa folha de sulfite peça para que façam uma colagem usando um desses
materiais em seguida peça para que enfeitem com o material que você tiver
disponível (lantejoulas, canetinhas, botões, tinta..)
26 DE JANEIRO A 01 DE
FEVEREIRO
ZACARIAS
1- OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de não
desanimar em sua caminhada com Deus, e sempre construir boas coisas (conversas,
amizades, pensamentos...) que agradam a Deus.
2 - QUEBRA-GELO: JÁ PARA CASA
Formação: Marcar no chão tantos
círculos quanto forem às crianças, exceto uma. A distância de 10 a 15 metros as
crianças de mãos dadas, formam uma roda girando para a direita ou para a
esquerda, cantando um louvor. Desenvolvimento: Ao sinal “__ Já para casa”,
saltam as mãos, param de cantar, procurando cada qual sua “casinha”, ou seja, o
círculo. A que sobrar ficará no centro da roda recomeçando o jogo. Ao sinal ela
correrá junto com as outras. Quem ficar sem casa 03 vezes paga prenda.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Bênção prometidas: “E as ruas da cidade se
encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão”. Zacarias 8: 5
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: O livro de Zacarias
5- HORA DO ENSINO: Você
já viu a construção de um prédio ou de alguma casa ou até mesmo de alguma linha
do metrô?
São pessoas, máquinas e muito, mas muito mesmo material de
construção, areia, pedra, bloco, ferros, etc... Pois é, na época do Profeta
Zacarias o Templo do Senhor tinha que ser reconstruído, mas o povo havia
desanimado e a obra havia parado o profeta Zacarias então foi enviado por Deus
para continuar o trabalho que era pesado, mas que não podia ser parado e que
havia uma pedra fundamental para a continuação dessa obra, e dessa pedra
dependia o futuro de uma nação inteira. O livro de Zacarias foi escrito pelo
próprio Zacarias, possui 14 capítulos e o significado do nome Zacarias é: O
Senhor Lembra. O profeta Zacarias viveu na mesma época do profeta Ageu. A
mensagem que Deus deu a ele teve o mesmo objetivo da mensagem dada pelo profeta
Ageu, que era a de restauração do animo de todos! Era preciso que o povo se
arrependesse de sua indiferença para poder completar a tarefa que lhe foi dada.
Quando Deus envia a sua mensagem ao profeta Zacarias, ele faz uso de algumas
visões para ensinar ao povo o que precisava saber sobre o presente e o futuro.
Durante 12 anos ou mais, a tarefa de reconstruir o templo ficou pela metade.
Zacarias é enviado por Deus para encorajar o povo a terminar o trabalho. Em vez
de exortá-lo à ação com palavras fortes de censura, Zacarias procura
incentivá-lo, lembrando-o da importância futura do templo. O templo deve ser
construído porque um dia a glória do Messias irá habitá-lo. Mas, a bênção
futura depende da obediência presente. O povo não está apenas construindo um
prédio; está construindo o futuro. Com esta motivação, pode participar do
projeto de construção com zelo sincero, pois o seu Messias está chegando.
Convido a você a participar dessa grande aventura em que o povo entendeu a
mensagem e voltou para o trabalho. Zacarias cap. 8 e 9.
6 - APLICAÇÃO: Para que a obra fosse completada o povo
deixar de lado algumas coisas que impedia de eles terem animo para trabalhar,
essas coisas deixavam Deus muito triste e por isso o povo não tinha ânimo pra o
trabalho (Neemias 8:10c). O povo deveria mudar suas ações para que Deus se
alegrasse e que eles tiverem força para continuar, na nossa vida não é
diferente, muitas às vezes não temos vontade de ir pra igreja, de estudar, de
orar, de ler a bíblia, de jejuar e até mesmo de brincar, isso ocorre porque no
nosso coraçãozinho pode haver algo que não está deixando Jesus feliz e assim
nós ficamos sem força. Vamos deixar Jesus feliz? O que deixa Jesus feliz é
quando nós nos arrependemos de nossos erros e de nossos pecados, e confessamos
que somos totalmente dependentes Dele. Vamos praticar? Pense em três pecados
que você quer e precisa abandonar. Escreva cada um deles em pedaços de papel e
coloque-os à sua frente. Peça a Deus que Ele o ajude a livrar-se de cada um
deles. Depois de cada oração, vire o verso do papel para mostrar que você que
você quer esquecer aquele pecado. Depois agradeça a Deus por ter enviado Jesus
para te salvar.
Brigar Mentir
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: Desta vez, a hora do lanche
será diferente. Entregue um pratinho descartável para cada criança e entregue
nele as bolachas ou biscoitos. Peça que usem as bolachas para fazer uma
construção. Ao final eles poderão comer as ‘construções’ lembrando que sempre
devem construir boas coisas (amizades, palavras, pensamentos).
02 A 08 DE FEVEREIRO
MALAQUIAS
1- OBJETIVO: a criança compreenda que o pecado tem sua
consequência e que Deus nos chama ao arrependimento e para a Salvação.
2 - QUEBRA-GELO: Nome da brincadeira: As qualidades dos
meus pais! Procedimento: Com as crianças em círculo, peça para cada uma dizer o
nome de seus pais (ou responsáveis) e a maior qualidade que elas veem neles.
MORAL: Sabemos que os nossos pais não são perfeitos, mas quando colocamos em
evidência as suas qualidades, o nosso amor por eles é renovado. Deus quer que
você tenha uma visão de amor e respeito de seus pais!
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Mas para vós que temeis o
meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e
crescereis como os bezerros do cevadouro. (Malaquias 4.2)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Livro de Malaquias
5- HORA DO ENSINO: Malaquias é o autor do livro
Significa: anjo ou mensageiro
Possui 4 capítulos
Conteúdo:
O amor do Senhor por Israel – O Senhor repreende os
sacerdotes. Capítulo 1
A infidelidade do povo – O dia do julgamento se aproxima.
Capítulo 2
A bênção no dar – O destino do ímpio e do justo. Capítulo 3
Uma grande promessa. Capítulo 4
O profeta Malaquias escreveu o último livro do Velho
Testamento. Ele terminou o livro profetizando que Deus iria mudar o coração dos
filhos e dos seus pais, para que não houvesse nenhuma inimizade entre eles.
DEUS CRIOU A FAMÍLIA! Deus abençoa as famílias. Sabe por quê?
Porque Deus quer que as famílias vivam unidas. Deus não se agrada de separação,
brigas ou inimizades. Mas, infelizmente, tudo isso ainda acontece em algumas
famílias. Por isso Deus enviou o profeta Malaquias para dizer que Ele queria
transformar o coração dos pais e dos filhos, para que eles se amassem e
pudessem viver bem uns com os outros.
Malaquias diz que se não houver perdão (conversão do coração
das pessoas da família umas às outras) vem maldição.
Além de falar do amor infinito de Deus, Malaquias chama a
atenção de todos para a consequência dos muitos pecados praticados pelos líderes
religiosos, a idolatria e imoralidade do povo de Israel e o desrespeito ás Leis
de Deus. Finalmente, ele fala também de arrependimento e das boas novas.
6 - APLICAÇÃO: O profeta Malaquias anunciou as
mensagens de Deus ao povo de Judá, depois de haver sido reconstruído o templo
de Jerusalém. O povo não estava obedecendo ás leis de Deus, e era necessário
que os israelitas abandonassem seus pecados e maldades. Malaquias também falou
contra os sacerdotes, pois eles não estavam cumprindo seu dever de apresentar
sacrifícios e ofertas que agradassem a Deus. Ele anunciou que o Senhor que
viria purificar seu povo, mas, antes daquele dia, enviaria seu mensageiro para
preparar o caminho. Aqueles que se arrependessem e voltassem para Deus seriam
novamente seu povo. Neste livro, Deus mostra como a atitude de seu povo o
entristecia. Em vez de reconhecerem a infidelidade e a maneira desleixada com
que se relacionavam com o Senhor, aquelas pessoas se julgavam certas em tudo.
Isso serve para nos alertar contra a presunção, pois além de nos cegar quanto
ás nossas falhas, ela causa grande dor ao Pai celeste.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE – Explicar sobre o dízimo e a
oferta.
O QUE É O DÍZIMO?
O Dízimo é a Décima Parte de tudo o que Deus me dá e eu
o devolvo, sendo assim fiel ao Senhor. “Trazei todos os
dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois
fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas
do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha maior
abastança.” Malaquias 3.10
O QUE É A OFERTA?
A Oferta é como se fosse um Presente que eu ofereço para
ajudar na Obra de Deus. Ela deve sempre ser o melhor que temos.
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com
tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2ª
Coríntios 9.7
Monte com as crianças um cofrinho (com garrafa PET ou caixa).
Deixe que elas enfeitem. E explique que levarão para casa e que neste cofre
colocarão a décima parte de todo dinheiro que receberem não importa se pouco ou
muito. Estabeleça um dia para trazerem e peça que coloquem num envelope antes
de entregarem.
09 A 15 DE FEVEREIRO
PERÍODO ENTRE OS TESTAMENTOS
1- OBJETIVO: Que a criança aprenda que entre o Antigo Testamento
e o Novo Testamento houve um período de 400 anos para que os judeus se
preparassem para a vinda de Jesus e para a divulgação das boas novas.
2 2 - QUEBRA-GELO: Divida a turma em duas equipes. Diga
o nome de um livro da Bíblia para uma das equipes e eles deverão responder se é
um livro do A.T ou N.T. Se errarem a outra equipe marca ponto. Continue a
brincadeira com a outra equipe.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “A lei e os profetas
duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem
emprega força para entrar nele” (Lc. 16:16)
5 – Período Intertestamentário: Alguns chamam esse
período de os ‘400 anos de silêncio’. Mas, muita coisa aconteceu aos judeus
nesse período para preparar a vinda de Jesus e a divulgação de seu Evangelho.
6- APLICAÇÃO: A história, que passou entre os últimos
acontecimentos registrados pelo Profeta Malaquias em seu livro, até a vinda de
Jesus Cristo, registrada nos evangelhos, ficou conhecida como período
intertestamentário, ou seja, o período entre o Antigo Testamento e o Novo
Testamento.
Foram muitos anos em que Deus não precisou levantar nenhum
profeta para anunciar sua vontade, pois já o havia feito. Como vemos no
Versículo: “A Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas duraram até a época
de João Batista. Desde esse tempo a boa notícia do Reino de Deus está sendo
anunciada, e cada um se esforça para entrar nele.” (Lucas 16:16 –NTLH).
Esse período é muito importante por razões históricas:
Explicam o fundo histórico do Novo Testamento; por razões culturais: Explica a
origem e desenvolvimento dos costumes, instituições e vida religiosa do povo
judeu do período do Novo Testamento; por razões Messiânicas: Demonstra como
Deus preparou o mundo para a vinda do Messias.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Escreva
ou imprima fichas como essas. As crianças deverão encontrar a referência
bíblica, completar o versículo e depois colar a ficha num painel ou lousa
divido em A.T. e N.T. No final, converse com sua turma sobre os acertos e
corrija os erros se houver.
João Batista disse que Jesus
era “o __________ de
Deus”. (João 1.29)
Davi matou um _____ e um
____ que atacaram as
ovelhas de seu pai.
(1Samuel 17.34-35)
Jonas ficou três dias dentro
da barriga de um grande
_______.
(Jonas 1.17)
O _________ carregou
Jesus em seu lombo.
(Mateus 21.7-9)
16 A 22 DE FEVEREIRO
NOVO TESTAMENTO – POSTAREMOS NA SEQUÊNCIA
23 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO
O QUE SÃO OS 4 EVANGELHOS?
1- OBJETIVO: Que a criança compreenda que os evangelhos
são boas notícias sobre Jesus e que foram escritos dirigidos para pessoas
diferentes e para nós também.
2 - QUEBRA-GELO: Escolha 8 crianças, cada 4 receberá o
nome de um dos evangelhos. Coloque 4 crianças de frente para as outras 4. No
meio coloque uma bola, ou um lenço. Quando você disser por exemplo: ‘Lucas’, as
crianças que tiveram seus nomes trocado para Lucas deverão pegar o objeto ao
centro. Quem pegar 1º marca ponto para seu grupo.
3 - VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E disse-lhes: Ide por
todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Mc. 16.15)
4 - REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus, Marcos, Lucas e João
5 – Os 4 Evangelhos: São nesse 4 primeiros livros do
Novo Testamento que encontramos a ‘Boa Notícia’. O Espírito Santo inspirou
esses autores para escreverem com fidelidade sobre a vinda de Jesus, sua vida e
sobre o Reino de Deus. Além do mais, tudo o que precisamos saber sobre Jesus
está registrado nos Evangelhos.
6 - APLICAÇÃO: A palavra Evangelho significa Boa
Notícia. E essa Boa Notícia é Jesus Cristo! O Filho único de Deus, o autor da
vida, que veio ao mundo para dar salvação a todo o que nele crer.
Cada um dos 4 autores tentou se dirigir a um público
diferente, por isso cada livro contém detalhes diferentes.
Graças aos escritores dos Evangelhos, nós podemos saber quem é
Jesus: o Filho de Deus! E saber qual era o seu propósito aqui na terra: trazer
o presente do amor de Deus para todas as pessoas.
MATEUS: Escreveu principalmente para os judeus. Em seu
evangelho, ele mostra, através da genealogia de Jesus e pelo cumprimento das
profecias do Antigo Testamento, que Jesus era o Messias esperado, e, por isso,
todos deveriam acreditar nEle.
MARCOS: Escreveu para os cristãos de Roma. O evangelho de
Marcos é o documento mais antigo que relata a vida e obra de Jesus. Ele
registrou com muita precisão, tudo o que chegou ao seu conhecimento, mostrando,
em seu evangelho, um Jesus que veio para servir e não para ser servido.
LUCAS: Tentou alcançar os cristãos não –judeus. Narrou
detalhes que não foram registrados nos outros evangelhos. Lucas foi muito
habilidoso ao escrever seu evangelho. Baseado em relatos de testemunhas
oculares, seu objetivo foi registrar de foram ordenada e histórica a vida de
Jesus. Assim, todo aquele que lesse seu evangelho teria uma prova autêntica e
fiel da fé dos cristãos.
JOÃO: Escreveu para os novos cristãos. Este evangelho não
descreve detalhes da vida de Cristo como os outros. Porém, faz uma importante
relação da pessoa de Cristo e o significado de fé. Mostra que Jesus era o
próprio Deus e também homem.
Lembre-se: Tudo o que eles escreveram há muito tempo atrás foi
escrito para nós também!!!
7 – USANDO A CRIATIVIDADE – “Letras Embaralhadas”
Imprima e depois recorte as Letras:
MATEUS, MARCOS, LUCAS, JOÃO.
02 A 08 DE MARÇO
O CARNAVAL AGRADA A DEUS?
1- OBJETIVO: Que a criança conheça a verdade sobre o
Carnaval, e que compreenda que essa não é uma festa cristã e que ela muito
desagrada a Deus.
2 - QUEBRA-GELO: Corrida de Jornais A cada participante
é fornecida duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima
dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a
outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a
novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo
o trajeto estipulado). 3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “Portanto, os que
estão na carne não podem agradar Deus.” Romanos 8:8.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: Romanos 8: 5 a 14.
5- HORA DO ENSINO: Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi
assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada
Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias
sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de
purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia a estes 40 dias (chamado
de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne
e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que
neste dia a Carne Valia. Era o “Carne Vale”. Dai a palavra Carnaval. O Brasil
foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito
disso. E é conhecido no mundo todo como o país do Carnaval, o país em que se
pode fazer tudo da carne. Na época do Carnaval aqui até o governo e as
prefeituras colaboram com somas de dinheiro altíssimas. Por causa do pecado no
coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada
pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas
vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar
contentes. Há um vazio nos corações. (Pra: Gabriela Pache de Fiúza portalsementinhakids.com).
6 - APLICAÇÃO: Sabemos que Deus deseja que sejamos
felizes o tempo todo e não por um momento em que achamos que estamos felizes,
pois o carnaval é uma alegria momentânea, que alem do mais deixa Deus triste
por ver seus filhos amados sendo destruídos por bebidas, drogas e tantas outras
coisas que destroem o nosso corpo que é templo e morada do Espírito Santo e
ainda pode levar a nossa alma para o inferno (Mateus 10:28). Todos nós gostamos
de festas, não é mesmo? Mas temos que participar de festa que nos faz bem, que
não impede que Deus esteja em nossa vida sempre. E respondendo a nossa pergunta
inicial, o carnaval não agrada a Deus de forma nenhuma e quem participa dessa
festa afasta-se de Deus e impede que as bênçãos dele sejam derramadas sobre a
sua vida. (Isaías 59: 2).
7 – USANDO A CRIATIVIDADE: DENTRO! FORA!
Formação: Ao redor de um círculo grande ficam as
crianças.
Desenvolvimento: O líder ordena Dentro ou Fora e todas
as crianças cumprem as ordens pulando com os pés juntos para dentro ou para
fora do círculo. De vez em quando o professor repete a mesma ordem. As crianças
que erram são eliminadas provisoriamente, isto é, até serem substituídas por
outras que cometeram a mesma falta. Outra ideia é também mudar os comandos como
palavras que a criança tenha que responder dentro ou fora, como por exemplo:
Carnaval – Tô fora, Oração- Tô dentro, e assim sucessivamente.
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