Olá nesse espaço postarei algumas ideias para que se possa trabalhar música na sala de aula com as crianças da igreja. Vi esse resumo sobre música e resolvi postar porque esse é o nosso primeiro passo, saber como se forma uma música.
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Trabalhando a música em sala de aula |
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Para se trabalhar
com música em sala de aula, é importante que tanto o professor como os alunos
tenham noção dos elementos fundamentais de composição das músicas: a letra e
a sonoridade. A partir daí, você terá inúmeras alternativas para trabalhar:
1. Ter clareza de
que a música provoca uma expressão corporal espontânea, que pode ser
aproveitada pela criança para o desenvolvimento e a consciência do próprio
corpo.
2. Antes de
colocar a música para seus alunos, procure fazer uma atividade de
levantamento de hipóteses. Uma boa alternativa é dizer o título da música e
deixar que eles digam o que será tratado na letra.
3. É importante
que você estude com seus alunos a estrutura textual das músicas, composta de
versos e estrofes. Não deixe de caracterizar o refrão. Ah! Também é bom
lembrar de desenvolver a percepção sonora das crianças.
4. Conhecer o
autor da música e sua biografia é essencial para o trabalho e, se possível,
conhecer as condições em que a música foi produzida são informações que
facilitarão o seu entendimento.
5. As letras das
músicas são excelentes temas geradores. Procure trabalhar os seus significados,
pois as boas músicas podem se relacionar com inúmeras coisas.
6. É fundamental
definir, com seus alunos, conteúdos que serão estudados a partir da música ou
para compreendê-la, e isso inclui pesquisa, demanda e empenho para encontrar
as informações.
7. Fazer com que
todos os alunos coloquem as relações que conseguiram estabelecer a partir da
música é essencial, porque é nessa hora que eles perceberão as diferentes
interpretações.
8. Procurar
pesquisar e trabalhar outros tipos de textos que envolvam o mesmo assunto
tratado pela música é uma forma de desenvolver a competência intertextual e
ajuda o aluno a estabelecer o seu conhecimento de mundo, ou seja, as relações
metalingüísticas.
9. Reescrever a
música em outro tipo de texto ou representação plástica (desenho, pintura,
escultura, etc.) também é uma boa saída para verificar se ela foi bem
compreendida pelo aluno ou não.
10. Produzir
músicas também é muito útil, porque o aluno estará em contato direto com tudo
que é necessário para se fazer música. Essa atividade faz com que ele pense
em instrumentos, letra, arranjos, entonação de voz, etc., tudo de uma vez só.
Portanto, estará pensando globalmente.
Querendo, você
pode ir mais além com seus alunos no trabalho com as composições musicais.
Mas, se você não conhece a linguagem musical, relacionamos alguns elementos
das músicas que poderão facilitar o estudo:
Ritmo - combinação de sons e silêncios
que resulta numa impressão agradável aos ouvidos.
Compasso ou
cadência - cada uma das divisões de um trecho musical, sucessão de acordes que
indica a harmonia.
Tempo e
velocidade - os dois estão ligados diretamente ao compasso ou cadência, pois
cada um será dito mais rapidamente ou lentamente, em um intervalo
determinado.
Melodia - conjunto de sons sucessivos que
forma uma ou mais frases musicais.
Notas musicais - sinal para representar o som e
sua duração.
Escalas musicais - série de notas dispostas na
ordem natural de sons ascendentes ou descendentes.
Acordes - é quando duas ou mais notas
sobrepostas são tocadas ao mesmo tempo.
Harmonia - conjunto de sons que forma
acorde musical, ensina a formar e dispor os acordes.
Textura - maneira como se “entrelaçam” as
vozes ou as diferentes linhas em uma composição.
Timbre - resultado da seleção das vozes e
dos instrumentos que compõem a obra.
Dinâmica - mudança de intensidade sonora.
Expressão da voz - se relaciona com a interpretação
da música.
Instrumentos
musicais - objetos que produzem som. Você pode até confeccionar alguns com
seus alunos para montar um grupo musical.
BOM TRABALHO!
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