Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais
do que a teus companheiros.(Hb 1.9)
Tenho-vos dito isto para que a minha alegria esteja
em vós, e a VOSSA ALEGRIA SEJA COMPLETA.
(Jo 15.11)
QUERIDOS PROFESSORES
NESTE TRIMESTRE TEREMOS QUE
CAPRICHAR, PRIMEIRO PORQUE O NOSSO DEUS
MERECE O MELHOR, NÃO HÁ MANEIRA DE
RETRIBUÍRMOS O QUE JESUS FEZ POR TODOS
NÓS. E EM SEGUNDO LUGAR RECEBEMOS DE
DEUS VÁRIAS FERRAMENTAS PARA MELHORAR
NOSSAS APLICAÇÕES NA ESCOLINHA,
LOUVORES MAIS ADEQUADOS, LIÇÕES MAIS
ELABORADAS, ORIENTAÇÕES SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA SIMPLICIDADE NAS
EXPLICAÇÕES, JÁ QUE PARA A CRIANÇA O QUE
IMPORTA É FAZER SENTIDO PARA A VIDA
COTIDIANA DELA. PLANEJE SUAS AULAS DE
MODO A TORNÁ-LAS MAIS CATIVANTES AINDA. O
SEGREDO ESTÁ NAS FERRAMENTAS QUE VOCÊ
USA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS,
TRANSFORME O ESTUDO DE CADA LIVRO DA
BÍBLIA UMA AVENTURA EMOCIONANTE, ATRAVÉS
DOS PERSONAGENS QUE LHE FORAM
SUGERIDOS, OS LOUVORES, AS COREOGRAFIAS,
LEMBRE-SE SEU PAI É O CRIADOR . PAI CRIADOR
+ ESPÍRITO SANTO = A CRIATIVIDADE E POR
CONSEQUÊNCIA PARA VOCÊ E NO SEU
MINISTÉRIO A:
ALEGRIA COMPLETA.
DENTRO DO CONTEXTO
NESTE TRIMESTRE SE PREPARE PARA CONTAR AS
HISTÓRIAS CONTIDAS NOS LIVROS A SEREM ESTUDADOS.
Como Contar uma História?
Não há regras básicas para contar histórias, o melhor é usar
o coração, a intuição, conhecer a Bíblia (essencial), as
personagens o e deixar o Espírito Santo agir na sua vida, além
da experiência que só adquire através da prática.
O que temos que ter em mente que não se pode agir de
forma mecânica, apenas para cumpri um dever no momento da
aula ou o convite para a pregação. As histórias devem ser
contadas com prazer e na direção do Senhor, caso contrário nem
vale a pena começar. As melhores histórias são as que contamos
espontaneamente, mas sempre é válido saber algumas dicas:
Como deve ser o contador deve histórias Bíblicas?
1. Ser dependente do Espírito Santo.
2. A primeira característica de um bom narrador é gostar
de contar e ouvir histórias; ele deve sentir a história,
emocionando-se com a própria narrativa;
3. Leitor assíduo da Palavra de Deus
4. Espontâneo, criativo, alegre (o uso da roupa alegre
conta muito).
5. Usa linguagem simples, é simples.
que você esteja no lugar da criança, e pense:
Como eu ficaria feliz se a história fosse contada assim...
Feche seus olhos e imagine o cenário, as personagens...
Coloque as crianças para participarem da história, através
de dramatização ou fazendo “ vozes”
Antes de começar a história crie para a criança um clima
de segurança, de confiança e amizade. A criança precisa
desejar ouvir a sua história. Uma técnica boa,é utilizar
perguntas. Para “quebrar o gelo”, antes de iniciar a
pregação para um grupo de crianças desconhecidas, faça
alguma brincadeira ou observação saudável. Se a criança
sorrir, é porque você está indo pelo caminho certo.
Na hora de contar olhe para todos: o olhar diz muita coisa
Seja natural, deixe falar o seu coração e seduza o ouvinte
para que ele deseje ouvir novamente.
Uma vez terminada a história, não fique divagando e
corrigindo. Deixe os pensamentos das crianças presos no
ponto da história, na mensagem central.
Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação
funcionar - isto é o que cria mágica e não malabarismos da
memória.
Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram
sentir, cheirar, tocar, escutar e ver.
Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas
técnicas. Teste diferentes métodos, seja criativo. Você
sempre aprende com suas experiências. Não seja
extremamente tímido ou preocupado "com o que os outros
irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou
fazer papel de bobo para Cristo e para as crianças.
Seja sempre alegre, pois a bíblia diz que somos ungidos
com óleo de alegria!
Ore, ore muito que Papai do Céu vai te derramar unção de
criatividade.
http://flaviagregio.webnode.com.br/dicas-para-contar-historiasbiblicas/
Ser um professor do ministério infantil é um desafio. Para
ensinar os pequenos no caminho que conduz à vida é necessário
DEDICAÇÃO.O professor deve estar interessado no
aperfeiçoamento, ter interesse em aprender.
Através de histórias podem-se transmitir ideias,
conhecimento e virtudes. Por essa razão a atenção do ouvinte
deve estar na historia e não no narrador. A história deve ter o
papel central quer seja real ou fictícia.
Tendo conhecimento do tipo de história que cada faixa
etária é atraída, nos cabe agora pensar em como nos preparar
para conta -las:
1 - O narrador deve se empolgar com o que contará, por
isso deve ler várias vezes. Entender a história, contar e recontar
em voz alta inúmeras vezes, até que saiba todas as partes e crie
um ambiente cheio de emoção e vida. Não basta falar como se
estivesse lendo ou simplesmente decorar, isso não torna a
história interessante para o ouvinte.
2- É preciso ter início, meio e fim. Parece óbvio, mas não é.
Às vezes o professor se perde não fazendo a introdução e nem a
conclusão. Ao encerrar a narrativa deixa um vazio, não
concluindo seu propósito.
3- O início deve atrair a atenção da criança. Enquanto ela
não estiver atenta o professor não deve prosseguir. Por isso, as
primeiras frases são importantes para garantir a atenção até do
final da história.
4 - O desenvolvimento deve ser sequencial conforme os
acontecimentos se desenrolam, por essa razão a leitura da
história deve ser na Bíblia, e não somente na revista ou livro do
professor. Essa leitura é a preparatória. Ler mais de uma vez, e
se não dominar o conteúdo, fazer anotação para eventual
pesquisa.
5- A história precisa ter fim. Se o clímax da história estiver
no final, o professor deve enfatizar colocando emoção, já que é o
principal momento da narrativa. É o momento de concluir com a
aplicação dos fatos. É o momento de ajudar o ouvinte entender a
relevância e aplicação da história em sua própria vida.
Não se esqueça:
1- Saiba que a sua voz é o elemento essencial para contar
a história, use-a em diferentes tonalidades, falando de forma
mais grave ou branda, altura diferente, variando o ritmo mais
rápido ou mais lento; imitando animais, vozes de pessoas, som
como do mar, ou vento, entre outros.
2- A expressão facial transmite muitas informações. Olhe
nos olhos dos ouvintes, se comunique com eles demonstrando
interesse, angústia, dor, alegria, preocupação, etc. O ensaio se
torna fundamental, já que possibilita ao professor usar um
espelho e melhorar ou corrigir, caso necessário, alguma
expressão.
3- Elemento principal: ore quando estiver preparando a
aula. O Espírito de Deus é o melhor Mestre, e orientará com
sabedoria e criatividade o professor que deseja realizar o
ministério com fidelidade.
http://pensandoaebd.blogspot.com.br/2012/05/contar-historianao-
e-facil.html
Repetir a história faz bem para as crianças? R.: Sim.
Principalmente as crianças pequenas, até os seis anos, precisam
e solicitam que recontemos as mesmas histórias repetidas vezes.
Se assim fazemos, fortalecemos as imagens e mensagens das
histórias e criamos uma segurança linguística e afetiva com os
pequenos. Além disso, o vocabulário infantil está sempre
aumentando. Cada vez que contamos a mesma história, ela será
ouvida, compreendida e vivenciada de forma diferente a cada
nova repetição.
Qual a duração ideal de uma história? R.: Dependerá do
número de crianças, da faixa etária e da técnica escolhida para
a contar. Geralmente, as crianças mantém o mesmo tempo de
concentração que possuem para outras atividades similares, tais
como: brincar com objetos; folhear revistas em quadrinhos;
brincar de pega-pega... Observe quanto tempo, em média, elas
ficam numa mesma atividade sem desviar a atenção e programe
sua contação com a mesma duração.
Trocar, ou adaptar cenas/acontecimentos de histórias
conhecidas é aconselhável? R.: Apesar de ser um tema com
opiniões diversas, acredito que sim, de acordo com a faixa etária,
pois, as crianças muito pequenas podem se traumatizar ao
descobrir que coisas terríveis podem acontecer com os
personagens e fazem, muitas vezes, silogismo com a vida real,
ou seja, se a mãe da menina da história morreu, ela fica com
medo de sua mãe também morrer. Ora, dependendo da idade,
isso pode ser traumático. Já as crianças maiores já sabem e
conhecem vários fatos e naturezas da vida humana e não se
importam, ou se traumatizam com alguns fatos ocorridos na
história que, muitas vezes, são iguais, ou até mesmo mais
suaves do que já vivenciou com a sua família.
Fantasia e maquiagem ajudam a contar histórias? R.:
Dependerá da sua proposta e da faixa etária para a qual você irá
contar a história. Podemos contar brilhantemente histórias sem
maquiagem, figurino, ou outro apoio. Mas, dependendo da idade
das crianças, tais recursos criam uma magia, ou realismo que
dotam o contador com a qualidade visual que o personagem da
história necessita. As crianças muito pequenas podem se
assustar. Então, o bom senso será a melhor conselheira neste
momento.
Mostrar, ou não mostrar as ilustrações nos livros? R.:
Na maioria das vezes é difícil não mostrar. Se você escolheu
contar história com o livro, estabeleça, desde o início, as regras.
Ou você mostra antes, durante, ou depois, mas deixe isso bem
claro. Mostrar, ou não, dependerá mais da sua proposta
pedagógica, ou artística.
http://www.artepalco.com.br/aconteceu.html
É NOSSA RESPONSABILIDADE TRAZER O
PEQUENINO O CONHECIMENTO DA BÍBLIA,
SUA DIVISÃO, SEUS LIVROS MANEJANDO
BEM A PALAVRA DA VERDADE DE
MANEIRA DIVERTIDA E CATIVANTE,
TORNANDO-OS ESTUDANTES DA PALAVRA
DE DEUS.
PLANO DE AULA PARA ABRIL, MAIO E
JUNHO DE 2013.
NOME:________________________________________
DATA:______/_____/______HORÁRIO______________
TEMA DA LIÇÃO BÍBLICA: _________________________
REFERÊNCIA BÍBLICA:_____________________________
VERSÍCULO CENTRAL:_____________________________
FAIXA ETÁRIA:___________________________________
ESTRATÉGIA:
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__________________________________________________
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ATIVIDADE:
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DESENVOLVIMENTO:
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07 a 13 de ABRIL
1º SAMUEL
1- OBJETIVO: Que a criança entenda a importância de ouvir a
Deus, de ser separado para e Ele e de servi-Lo. E compreenda
que é preciso reconhecer a voz de Deus em qualquer lugar e
situação.
2 - QUEBRA-GELO: Brincadeira de Barra-Manteiga - Formar dois
grupos de crianças, um de frente para o outro com uma distância
de dois metros entre eles, as crianças devem deixar as palmas
das mãos viradas para cima. Uma criança de um dos grupos vai
batendo com sua mão na palma das mãos das crianças que
estão enfileiradas do outro grupo e declarando o versículo (ou
parte dele). Quem receber o toque por último esta terá que pegar
a criança que estava batendo que voltará correndo para o seu
lugar, no seu grupo. Se a criança conseguir pegar o seu grupo
marca ponto, se não essa criança inicia a brincadeira novamente
e o outro grupo marca ponto.
3 - VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé,
homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.
(Atos 13.22b)
4 - REFERÊNCIA BÍBLICA: O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL
5 – O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL:
Autor: Não se sabe ao certo quem foi o autor
Significado: O nome de Samuel significa “pedido a Deus.”
Capítulos: 31
Este é o nono livro da Bíblia e o quarto dos Livros Históricos.
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO:
- Nascimento de Samuel em resposta da fervorosa oração de sua
mãe. ANA.
- Samuel foi consagrado a Deus e durante a sua infância serviu a
Deus no templo.
- Deus escolheu Samuel como Profeta de Israel.
- Período de transição em Israel, passa de governo de Juízes
para uma nação unificada sobre reis.
- Samuel ungiu os dois primeiros reis de Israel.
PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL:
Este livro nos ensina sobre o nascimento de Samuel um profeta
muito usado por Deus.
Ana tinha o desejo de ser mãe, depois de uma oração
fervorosa ela recebe o milagre de Deus. Samuel nasceu e
foi consagrado a Deus e serviu durante toda a sua infância
no templo. Neste período Eli era profeta em Israel.
Samuel ouviu Deus o chamando pelo nome, pensou que
fosse o Profeta Eli e foi procura-lo, mas descobriu que era
Deus e respondeu: “Fala porque o teu servo ouve.”
Deus levantou Samuel como profeta num período onde
Israel passava por transição no seu governo, de ser
conduzido por Juízes para ser conduzido por reis.
Samuel foi responsável por ungir os dois primeiros reis de
Israel.
Saul foi o 1º rei, ele foi escolhido pelo povo, o 2° foi Davi
escolhido por Deus.
O QUE APRENDEMOS NESTE LIVRO:
O nascimento e a infância de Samuel. Capítulo 1 a 3.
Samuel se torna Juiz de Israel. Capítulo 4 a 7.
O povo de Israel pede um rei. Capítulo 9 a 15.
Davi e Saul. Capítulo 16.
Davi luta com o gigante Golias. Capítulo 18 a 30.
A morte de Saul. Capítulo 31.
Foi escrito aproximadamente entre 931 e 722 anos antes de
Cristo.
6- APLICAÇÃO: Deus levantou Samuel como profeta da nação
de Israel, neste período Israel queria ser como outras nações
governadas por reis. Deus diz a Samuel que o povo não estava
rejeitando a liderança dele com esta atitude e sim a Ele, o próprio
Deus. Samuel unge a Saul como rei, no início Saul teve sucesso,
mas em seguida ele desobedece uma ordem direta de Deus, que
retira a sua benção e escolhe outro rei. Samuel vai por ordem de
Deus até Belém ungir Davi filho caçula de Jessé.
Davi se torna Rei em Israel.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE – Perguntas e respostas. Separar
os alunos em grupos, a professora formula questões sobre o
Primeiro livro de Samuel e o grupo que responder mais questões
será o vencedor. Algumas questões como sugestão:
- Quem foi Samuel?
-Qual o significado do nome de Samuel?
-O que fez Deus retirar a unção do rei Saul?
-Porque Deus escolheu a Davi para ser rei em Israel?
14 a 20 de ABRIL
2º SAMUEL
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que Deus queria ser o Rei
de Israel e que os israelitas escolheram ter um rei humano. E
compreenda que Deus deu a Israel uma segunda chance
escolhendo depois de Saul o jovem Davi como Rei. E que a
criança aprenda o que é ser um homem segundo o coração de
Deus.
2 - QUEBRA-GELO: : ‘Quem me chama’?
As crianças devem estar uma do lado da outra. O professor
escolhe uma criança que será ‘Samuel’ esta deverá ficar de
costas e mais distante das outras crianças. Agora, o professor
toca no ombro de uma das crianças da fila que deverá chamar
por ‘Samuel’. A criança que está de costas deverá se virar para
as crianças e apontar qual foi a que a chamou. Se acertar, o
professor escolhe outra criança para ser Samuel. Se errar, vira
de costas novamente e outra criança chama pelo nome Samuel...
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Ia Davi crescendo em poder
cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com
ele.( II Samuel 5.10)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL
5 – O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL:
Autor: Não se sabe ao certo quem foi o autor.
Significado: “Pedido a Deus”.
Capítulos: 24.
O Livro de 2 Samuel abrange os 40 anos de reinado de
Davi
Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os
mesmos muito lhe pesavam? Resposta em 2 Samuel
14.25-26
2 Samuel
No segundo livro de Samuel, vemos como foi o reinado de
Davi, que foi um rei muito dedicado a Deus e de muita fé. Ele foi
um líder que conquistou também a confiança do seu povo.
O que aprendemos em 2 Samuel:
Como Davi governou Judá. Capítulos 1 a 4
Como Davi governou Judá e Israel. Capítulos 5 a 10
Davi e Bate-Seba. Capítulos 11 e 12
As dificuldades de Davi. Capítulos 13 a 20
Os últimos anos de Davi. Capítulos 21 a 24
6- APLICAÇÃO:
Viva o rei Davi!
As cornetas tocaram. O povo gritava em voz alta:
- Davi está sendo coroado rei de Israel. Viva o rei Davi!
O tempo de desordem tinha passado. Mas os problemas de
Davi não tinham acabado. Os seguidores do antigo rei Saul
lutaram contra o novo rei. Os filisteus e outros inimigos antigos
sempre continuavam à espera para voltar. No centro do reino de
Davi, a fortaleza de Jerusalém continuava nas mãos da tribo
Cananéia.
Foi um grande dia quando Davi atacou a fortaleza e fez de
Jerusalém a nova capital.
Finalmente, houve paz. Agora Davi pôde fazer uma coisa
que há muito tempo desejava. Deu ordens para que a arca
sagrada na qual estavam os mandamentos de Deus fosse trazida
para Jerusalém.
Foi um dia belíssimo de canto, dança e festa! O rei Davi
dançava e estava transbordando de alegria. Agora Jerusalém era
mais do que a cidade importante. Era a cidade de Deus.
Davi foi um rei bom – um grande soldado e governante.
Teve muitos filhos e filhas. E não se tornou orgulhoso e
desobediente como o rei Saul. Permaneceu leal a Deus por toda
a vida. Mesmo assim houve tempos em que aconteceram
problemas.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Antes de ser ungido rei, Davi era pastor de ovelhas.
Vamos montar uma ovelhinha e fazer um teatrinho:
“Davi e suas ovelhas”- Davi era pastor de ovelhas. Fazer
uma encenação junto com as crianças. As crianças serão Davi, o
professor dirá quais eram as atividades de um pastor: levar as
ovelhas para pastar, deixá-las comer, depois levá-las para beber
água, protegê-las de um animal feroz. Enquanto cuidava delas,
Davi tocava harpa também. Peça para as crianças darem outras
sugestões das tarefas de um pastor. E conforme for
mencionando, as crianças vão fazendo a encenação com suas
ovelhinhas. Pode preparar um cenário também com as crianças,
do lugar de pasto, lugar de beber água, etc.
21 a 27 de ABRIL
1º REIS
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que os Reis que
agradavam a Deus tinham sucesso e as coisas davam certo, mas
os que não agradavam só faziam Israel fracassar. E aprenda a
colocar Deus a frente de TUDO, obedecer e ter sabedoria!
2 - QUEBRA-GELO: Você imaginou se pudesse ser Rei ou
Rainha? O que você acha que eles fazem? ( deixe as crianças
responderem). Parece fácil e legal não é? Mas na época da bíblia
não era tão fácil assim, vamos ver o porquê?
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “Bendito seja o Senhor, o
teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel.”
( I Reis 10.9A).
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: PRIMEIRO LIVRO DOS REIS
5 – O PRIMEIRO LIVRO DOS REIS: Este livro fala sobre os reis
de Israel que vieram depois de Davi. Israel dependia de como
cada Rei se comportava diante de Deus. Ele está dividido em
duas partes: I Reis e II Reis. Na primeira parte vemos surgir
homens corajosos, que falavam em nome de Deus e alertavam o
povo a ser obediente ás Leis e fiéis a Deus. Estes homens eram
os profetas!
Autor: Jeremias Data: 560 a 538 anos antes de Cristo
Capítulos: 22
6 - APLICAÇÃO:
Davi, que era rei de Israel, tinha morrido e deixou seu filho
Salomão para cuidar de toda aquela nação. Não era um trabalho
fácil, pois muitas pessoas não obedeciam a Deus.
Então Salomão pediu a Deus SABEDORIA e passou a ser
o homem mais entendido de todas as coisas daquela época. Ele
também fez um Templo para o Senhor, uma casa para Deus
onde ele colocaria a Arca da Aliança. Colocou tudo do melhor e
mais nobre, porque Deus merece o nosso melhor! A idolatria era
um pecado muito comum naquela época, as pessoas adoravam
coisas além de Deus e Ele ficava muito descontente com isso.
Alguns reis também cometiam esse pecado e não colocavam
Deus a frente, então sempre faziam Israel fracassar. Como Deus
amava Israel ele levantou os profetas. Mas o que são profetas?
São homens de Deus, corajosos e que alertavam o povo para
que eles fossem obedientes as Leis. Um profeta muito importante
e muito usado por Deus foi Elias. Ele sempre repreendia a nação
para que ela adorasse um único Deus. Foi muito usado por Deus,
vocês acreditam que ele foi alimentado por corvos? Sim,
Deus mandou que os pássaros dessem de comer a ele!!
Também ajudou uma viúva que passava fome e com o poder de
Deus ressuscitou o filho dela. Sabe por que ele conseguia tudo
isso? Porque ele obedecia a Deus, tudo o que Ele falava, Elias
obedecia. Vamos aprender com os nossos amigos da bíblia!
Salomão e Elias foram homens que agradavam a Deus, pois
tinham sabedoria, obedeciam a Deus e colocavam Deus a frente
de tudo!(Tias do maternal podem contar a história de Elias ou
Salomão ilustrando bastante)
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Você pode usar qualquer brincadeira que ensine obediência
como “Jericó e Jerusalém” “Seu mestre mandou”. Tem uma que
eu gostei bastante e é ótimo para jardim e até primário que se
chama “ Mamãe, posso ir?” ótimo para falar também sobre a
obediência aos pais! Desenvolvimento: Uma criança é escolhida
para ser a mãe e as outras serão filhas. De uma distância é
estabelecido o seguinte diálogo:
- Mamãe! Posso ir?
- Pode
- Quantos passos?
- Três de elefante.
Dá três grandes passos em direção à mãe. Outra criança repete.
- Mamãe! Posso ir?
- Pode.
- Quantos passos?
- Dois de cabrito.
Dá dois passos médios em direção à mãe.
- Mamãe! Posso ir?
- Pode.
- Quantos passos?
- Quatro de formiga.
Quatro passos diminuídos à frente.
A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.
Para Juniores o ideal são gincanas, perguntas sobre o que
foi falado e competição entre meninos e meninas. Abuse da sua
criatividade!!
28 a 04 de MAIO
2º REIS
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que quando somos
obedientes á Palavra de Deus, somos abençoados em todas as
coisas, mas se formos desobedientes sofreremos as
conseqüências. E que saiba que Deus nos fez Reis e Sacerdotes
em Cristo.
2 - QUEBRA-GELO: “OBEDECER, OBEDECER” - O
professor convida sua turma para formar uma fila única, uma
atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.Desenhe com
giz no chão duas linhas paralelas com uma distância de, mais ou
menos, um metro. Peça para as crianças ficarem no espaço do
meio entre as duas linhas marcadas. Começa a orientação: “a
fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o
CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra… CÉU!
Todos irão para o céu… MAR! Todos irão para o mar. Aqueles
que deixarem de ir para o lugar certo, saem da brincadeira.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: "E para o nosso Deus os
fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra".
(Apocalipse 5.10)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: O SEGUNDO LIVRO DOS REIS.
5 – O SEGUNDO LIVRO DOS REIS:
Autor: desconhecido
Capítulos: 25
Algumas curiosidades sobre o livro:
O livro de II Reis vem logo após os dois livros de Samuel e
I Reis e conta a história dos reis de Israel e Judá e no hebraico,
juntamente com I Reis forma 1 só volume.
No início de II Reis vemos a ascensão do profeta Elias ao céu.
Apenas dois reis em todo Israel e Judá tiveram aprovação 100%
pela sua fidelidade à Deus e ao Seu povo: Ezequias e Josias.
II Reis
A consequência da desobediência dos reis e do povo de
Deus levou a uma divisão entre as tribos (de um lado ficou a tribo
de Israel e de outro a tribo de Judá) e posteriormente elas foram
levadas cativas para Assíria e Babilônia.
Os profetas ( Elias, Eliseu, Jonas, Isaias, Hulda entre outros)
relembraram os reis de suas responsabilidades diante do Senhor
e à nação e os alertaram a buscarem à Deus e a se
arrependerem dos seus erros.
Neste livro vemos Deus se revelar através de Elias e
Eliseu na tribo de Israel e através de Ezequias e Josias reis de
Judá para que os reis ímpios e o povo se voltasse a Deus, mas
repetidas vezes os reis e a nação esqueciam dos preceitos do
Senhor e continuavam na idolatria e desobediência, o que
sucedeu a uma destruição em Jerusalém, e a tribo de Israel e
depois a tribo de Judá foram levadas para o cativeiro .
O que aprendemos neste livro?
Elias é levado ao céu num carro de fogo ( cap. 2)
O ministério do profeta Eliseu - a porção dobrada- (cap. 2 ao 13)
A cura de Naamã (cap.5)
A indignação de Deus contra a tribo de Israel devido a idolatria e
a rejeição à Palavra de Deus (cap. 17:18)
O surgimento dos samaritanos (os estrangeiros vem para
Samaria - a mistura dos povos) (cap. 17:24-33)
A cura do rei Ezequias (cap. 20)
A restauração espiritual de Judá e a leitura da Lei de Deus diante
do povo de Judá no reinado de Josias (cap. 22 e 23)
O cativeiro de Judá ( cap. 24 e 25)
6- APLICAÇÃO: O povo de Israel olhando para outras nações
escolheram ter um rei e esta não era a vontade de Deus, pois
sabia que o povo ficaria sujeito a ordenação humana. Com o
passar dos séculos, os reis que surgiram se esqueceram dos
mandamentos do Senhor e começaram a seguir outros deuses e
a desobedecer a Deus.
Os reis tinham de governar a nação no temor do Senhor,
mas a maioria se desviaram da vontade divina levando a nação
de Israel e Judá a serem cativas em terras estrangeiras ( Assíria
e Babilônia) onde ficaram por 400 anos no cativeiro.Deus usou
profetas dele para corrigir o Seu povo, pois a Palavra diz que
quando somos desobedientes à Deus ficamos separados dele e
Ele não ouve as nossas orações (Isaías 59:1 e 2) . Mas quando
obedecemos à Sua Palavra o Senhor nos ouve e as bençãos de
Deus vêm sobre nós (Deuteronômio 28: 1 e 2).
Hoje, temos o nosso Sumo Sacerdote e Rei dos Reis, o
Senhor Jesus ( I Tm 6:15 e Hb 4: 14, que intercede por nós junto
ao Pai e nEle somos reis e sacerdotes para reinar em todas as
coisas (Ap 5: 9 e 10), pois Cristo já nos garantiu a vitória quando
se entregou na cruz por amor de cada um de nós para nos
reconciliar com Deus e nos libertar de todo cativeiro do inimigo.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
1° Atividade: Rei ou Rainha
Material: Uma coroa de papel e uma cadeira para
representar o trono. Antes do inicio da lição avisar as crianças
que no final da aula cada uma formulará perguntas sobre a lição,
portanto devem prestar muita atenção. Após a aula professor
deverá iniciar a atividade, coloque uma cadeira na frente e inicie
a primeira pergunta sobre a lição, a criança que responder certo
usará a coroa e sentará no trono (cadeira). Como rei ou rainha
deverá atender seus servos respondendo as perguntas sobre a
lição. O rei ou rainha deverá responder todas as perguntas pois,
se não souber responder será destronado. Neste caso a criança
que fez a pergunta deverá responder e reinar. Se a criança que
fez a pergunta não souber responder o rei ou rainha continuará
no trono.
2ª Atividade:
Recorte no papel laminado (dourado ou prateado) o
formato de uma coroa, depois cole em cartolina para ficar firme.
Escreva na coroa com tinta plástica ou de outra forma: “Sou Rei e
Sacerdote”. Leve para a aula e deixe as crianças enfeitarem com
lantejoulas.
05 a 11 de MAIO
ESPECIAL MÃES DA BÍBLIA
1- OBJETIVO: Que a criança aprenda que na Bíblia
encontramos vários tipos de famílias, mães com seus filhos,
mães que perderam seus filhos, mães que morreram e nem
conheceram seus filhos, mães que eram corajosas, obedientes a
Palavra de Deus como também, filhos usados por Deus e
reconhecidos como milagres.
2 - QUEBRA-GELO: “Quem é o filho?” Dê as dicas para as
crianças responderem. ‘Meu nome é Ana, meu filho estava
dormindo quando foi chamado por Deus...” Vocês sabem quem é
ele?
“Meu nome é Joquebede, salvei meu filho colocando ele dentro
de um cestinho no rio Nilo”. Sabem quem é ele?
“Meu filho era muito forte, e de cabelos crescidos. Sabem quem é
ele? “
“Minha filha é moabita e se casou com dos filhos de Noemi...
Quem é ela?...”
“Meu filho derrubou um gigante e foi rei! Quem é ele?”... Etc....
3 - VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “Pode uma mãe esquecerse
de seu filho que cria, do filho do seu ventre? Mas ainda que
esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”.
(Isaías 49.15)
4 - REFERÊNCIA BÍBLICA: Gênesis 29-35/ Êxodo 2
5 – MÃES DA BÍBLIA ( ANTIGO TESTAMENTO):
Olá crianças vocês sabem que dia esta chegando?
Isso mesmo o dia das mães, essa é uma data especial, pois
é um dia em que agradecemos a nossa mamãe tudo que ela faz
por nós. Mas vocês sabiam que existem pessoas que não
tiveram ou não têm suas mamães por perto para cuidar delas.
Algumas dessas pessoas são cuidadas pelas avós, outras
pelos pais e tem crianças que são adotadas e ganham uma nova
mamãe.
Na Bíblia encontramos algumas histórias de mamães que
apesar de amarem muito seus filhos não conseguiram cria-los. E
apesar de não terem suas mães por perto foram grandes homens
e muito usados por Deus.
Vamos ver algumas dessas histórias!
RAQUEL
O amor de Jacó não foi suficiente para Raquel. Ela era
estéril e era infeliz. Enquanto sua irmã Léia dava muitos filhos a
Jacó, ela não podia ter filhos. O seu desespero se tornou tão
intenso que ela chegou junto a Jacó e disse: "Dá-me filhos, se
não morro...”.
Apesar da impaciência de Raquel, a Bíblia nos diz: "E
lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua
madre". Raquel, finalmente, pôde dar um filho a Jacó que, no
futuro, seria uma bênção para toda a sua família. O seu nome era
José. Raquel sempre foi a esposa preferida de Jacó, e ele a
amava muito e lhe dedicava a maior parte de seu tempo livre,
dividindo seu leito com ela.
Um dia, no caminho de Betel para Belém, Raquel teve um
parto difícil. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a
criança é um menino, lhe saindo a alma, Raquel olhou e o
chamou de Benoni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu
pai chamou-lhe de FILHO DA FELICIDADE (Benjamim). O filho
se salvou, mas ela não. E foi enterrada por Jacó na estrada para
Efrate, próxima a Belém. Raquel havia sido a mulher da sua
vida, e Jacó a amou até que a morte os separou.
JOQUEBEDE
Hoje a nossa história trará um exemplo de mulher valorosa,
decidida e que confiava imensamente em Deus, seu nome é
Joquebede.
O nome Joquebe vem do Hebraico: Yokebed, e significa: “O
Senhor é glória”.
A Bíblia nos conta sobre essa mulher e sua fé, no livro de
Êxodo – capítulo 2 dos versículos 1 ao 12. Ela era descendente
de Levi, nasceu na época em que os israelitas estavam cativos
no Egito.
Durante a vida de Joquebede, as condições para os
israelitas eram duras e sem esperança. Eles eram escravos
oprimidos sem misericórdia. Joquebede já tinha dois filhos
pequenos quando foi passado um edito – um decreto do rei -
ordenando que todos os bebês meninos fossem mortos logo que
nascessem. As pessoas resistiram, e os bebês continuaram a
sobreviver.
Vocês imaginem que durante nove meses ela viu sua
barriga crescendo, o bebe se formando, o sentia pular e chutar
sua barriga e, então, finalmente nasceu, e para sua surpresa
(pois naquela época não havia ultrassom) nascera um lindo
menino. Ela sabia que se Faraó soubesse do nascimento do
menino, a ordem para que ele fosse morto, então, e por três
meses Joquebede o escondeu, a Bíblia fala que tudo correu bem.
Mas agora o bebe chorava forte, ele era lindo, grande, formoso e
tornou-se impossível esconde-lo. Joquebede decidiu então
providenciar um cesto (uma arca pequena) cobriu-o com vime e
confiou exclusivamente em Deus, pois este cesto serviria de
proteção.
Então o menino foi posto para flutuar nas ondas do rio Nilo,
que dor Joquebede sentia, seu coração apertava e ela rogava a
Deus que o protegesse, a irmã do menino chamava-se Miriã e
acompanhava o cestinho flutuando pela beira do rio.
Sabem crianças, como Deus é perfeito, fez com que
naquele mesmo momento a Princesa do Egito, a filha do grande
Faraó estivesse naquele rio com suas escravas tomando banho.
Talvez Miriã, irmão do bebe, tenha pensado: “Meu Deus, pobre
do meu irmão esse é o seu fim”, mas não a princesa quis ver o
que tinha no cesto e quando viu o menino sentiu o desejo de ficar
com ele e precisaria de uma babá. A Bíblia nos diz que: Então
disse Miriã para a filha de Faraó: Irei chamar uma ama das
hebreias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e
chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva
este menino, e cria-o; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o
menino, e criou-o.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
– Confeccionando um cartão 3D para a Mamãe. Segue o molde:
12 a 18 de MAIO
ESPECIAL MÃES DA BÍBLIA
1- OBJETIVO: Que a criança seja levada a valorizar a pessoa
(algumas crianças são cuidadas por avós e pais) que cuida dela,
orando por esta pessoa e obedecendo assim a Vontade de Deus.
E que considere o dia das mães todos os dias. Dia de dar o
grande presente que é a OBEDIÊNCIA.
2 - QUEBRA-GELO: ‘Coisas de Mãe’- Escolha uma criança
para ser a ‘mãe’ e os outros são seus filhos. Ela deverá
representar as coisas que uma mãe faz pelo filho: dar comida,
levar para escola, passear, falar para ir tomar banho... Permita
que todas as crianças possam representar suas mães.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: [...] “porque contemplou na
humildade da sua serva. Pois desde agora todas as gerações me
considerarão bem-aventurada...” ( Lc 1.48.)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: (Lucas 1 / Marcos 7)
5 – MÃES DA BÍBLIA ( NOVO TESTAMENTO):
MARIA, EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA.
Maria morava em Nazaré e era ainda adolescente quando
soube que se casaria com José, um homem bem mais velho que
ela. Dedicada ao Senhor, servia e o adorava em todo tempo.
Quando tinha aproximadamente 17 anos, recebeu uma visita
pouco comum: um anjo do Senhor que vem avisá-la sobre sua
missão. Ela daria luz a um filho, embora fosse virgem, e esse era
o Salvador que todo seu povo, inclusive ela mesma, esperava há
muito tempo. Ela pergunta como seria possível ela dar a luz,
sendo virgem, e então fica sabendo que o filho que espera foi
gerado pelo Espírito Santo. Ainda que jovem, Maria creu,
sabendo os problemas que teria que enfrentar, sendo solteira e
grávida, e temeu que José não acreditasse. Quando José ficou
sabendo, planejou fugir, e assim ficaria parecendo que ele havia
engravidado Maria e não queria arcar com as responsabilidades,
tomando a culpa sobre si. Mas o anjo do Senhor falou com ele, e
ele creu, casando-se com Maria, que tempos depois deu à luz em
uma estrebaria em Belém, quando todos os outros lugares
estavam lotados e não podiam receber-lhes. Maria tratou de
ensinar a Palavra de Deus a Jesus, e esteve ao lado Dele até no
momento de sua morte!
Aprendendo com ela.
Maria, como toda jovem, tinha seus próprios sonhos e
projetos, e teve coragem para abrir mão deles em favor de Deus.
Ela chamou a atenção do Senhor, que a chamou para uma
Missão muito especial: ser mãe do Filho de Deus. Ela se
submeteu a vontade de Deus, crendo que, apesar de absurdo
perante os olhos da humanidade, a verdade estava sendo gerada
dentro de si! Apesar de ser parte da história da Salvação dos
homens, ela sabia que, como todas nós, precisamos de Jesus,
sendo Ele o único caminho que leva ao Pai. Seu exemplo de
humildade, esvaziando-se para servir totalmente ao propósito de
Deus deve ser seguido por todos!
http://www.ibftonline.com/index.php/mulheres-da-biblia/mariamae-
de-jesus
A MULHER CANANÉIA – A MÃE
O coração de mãe é um dos mais poderosos motivadores
conhecidos. Não conhecemos seu nome, mais sabemos que
essa mãe tinha entendimento, coragem, persistência e iniciativa.
Jesus indo para as terras de Tiro. Entra em uma casa, mas
não queria que ninguém soubesse que Ele estava lá, porém não
conseguiu, pois uma mulher, cuja filhinha estava perturbada,
vendo e ouvindo coisas. Ao ouvir falar de Jesus, veio e ajoelhouse
diante Dele, e pedia que tirasse de sua filha esse mal.
Porém esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e esse
povo era inimigo dos judeus. Diante disso Jesus disse a ela:
Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o
pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Ela, porém, respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos,
debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. Vendo
Jesus a fé e a determinação daquela mulher, lhe disse: Por
causa desta palavra, podes ir; o mal que estava na sua filha já
saiu.
Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois
o mal que nela estava a deixara.
Essa Mulher é descrita no Cap. 7 de Marcos, ela não
cessava de pedir a Jesus que libertasse sua filha, Jesus não foi
receptivo ao seu primeiro pedido, nem ao segundo. Mas a mulher
continuou a pedir.
O que a motivou? Seu coração de mãe, ela teve que enfrentar no
mínimo 3 barreiras: Era mulher, era Cananéia e era Gentia.
Provavelmente a Fama de Jesus já tinha alcançado a Palestina,
mais poucas pessoas teria coragem de cruzar fronteira cultural e
religiosa, ela teve esta coragem. Não foi apenas o amor por sua
filha que motivou Jesus, mais sua Fé, coragem e humildade. E a
forma como ela o honrou apesar da aparente rejeição de Jesus.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Enfeitar e fazer o móbile Obediência.
19 a 25 de MAIO
1º CRÔNICAS
1- OBJETIVO: Que a criança se recorde do que já estudou nos
Livros dos Reis e volte a entender que Davi enfrentou muitas
batalhas, que naquela época as guerras eram físicas,
compreendendo que hoje precisamos ser obedientes à Deus em
tudo, enfrentando todas as guerras físicas: doenças, dívidas,
brigas na família, separação, bem como que nossas guerras
podem ser consideradas vencidas no mundo espiritual.
2 - QUEBRA-GELO: : “Eu desenho, você descobre”
Usando a lousa ou um papel pardo colado na parede, o professor
desenhará elementos encontrados no livro de crônicas. Divida a
turma em grupos, por exemplo, meninos X meninas eles tentarão
acertar o que você está desenhando. O grupo que vencer recebe
um prêmio escolhido pelo professor.
Algumas sugestões de desenhos: Rei, Cidade, Templo/igreja,
Instrumentos musicais, Espada, Ouro, Aliança, Arca,
Ferramentas...
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Ò Senhor, por amor de teu
servo, e segundo o teu coração, fizeste todas estas grandezas,
para fazer notórias todas estas grandes coisas.(I Crônicas 17.19)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS
5 – O PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS:
Autor: Esdras
Capítulos: 29
Este livro nos conta, de uma forma diferente, os mesmos
acontecimentos já vistos nos livros de Samuel e Reis. Isso nos
ajuda a manter
1. Ainda que os reinos de Israel e de Judá estivessem
passando por sérios problemas, o autor deste livro
procura reanimar o povo, lembrando-o de que Deus
manteria sua promessa.
2. Deus é o centro do seu povo e por isso deveria ser
adorado no templo de Jerusalém e de forma bem
organizada como faziam nos cultos os sacerdotes e os
levitas.
O que mais vamos em 1 Crônicas?
A genealogia de Adão até Davi. Cap. 01 a 09
A morte do rei Saul. Cap. 10
O reinado de Davi em Israel e Judá. Cap. 11
Os problemas e as conquistas de Davi. Cap. 12 a 21
Os preparativos para a construção do Templo. Cap. 22 a 28
Salomão é proclamado rei e a morte de Davi. Cap. 29
6- APLICAÇÃO: Rebelião
Sim, Davi certamente foi um grande rei – um dos maiores.
Mas na família, ele teve muitos erros e problemas.
Todo mundo gostava de Absalão, um jovem bonito, que era
filho do rei. Mas ser querido não era o suficiente para Absalão.
Ele pôs na cabeça que queria ser rei. Fez planos maldosos
contra seu pai e combinou uma reunião em Hebrom, onde foi
aclamado rei. Então marchou para a capital Jerusalém. Davi foi
obrigado a fugir para proteger a vida.
Houve guerra civil. Aitofel, o mais sábio dos conselheiros de
Davi, foi para o lado de Absalão. As coisas pareciam muito
difíceis para o rei. Mas Deus não se esqueceu dele. Deus amava
Davi e tinha cuidado dele durante toda a vida. E agora também
cuidaria dele.
Husai, amigo de confiança de Davi, fingiu que foi para o
lado de Absalão. Na verdade, enviava informações secretas ao
rei sobre os planos de Absalão.
Em vez de seguir Davi e toma-lo de surpresa (como Aitofel
havia aconselhado), Absalão deixou Husai convencê-lo a
esperar. Isso deu tempo suficiente para Davi juntar o exército.
Houve uma terrível batalha. O exército de Davi venceu.
Absalão fugiu tão rápido quanto pôde. Estava montado num
jumento e passou debaixo de uma árvore de galhos baixos.
Absalão ficou pendurado nos galhos. Os soldados de Davi o
encontraram. Mesmo contra a ordem clara do rei de poupar a
vida de Absalão, os soldados o mataram.
Quando Davi ouviu a notícia da morte do filho, pensou que
não iria suportar a dor.
O grande dia de vitória acabou em lamento. Davi voltou a
Jerusalém e castigou os rebeldes. Então não houve mais
ameaças contra o trono do rei. Mas depois da rebelião e da morte
de Absalão, o rei começou a sentir-se velho e cansado. E o povo
começou a perguntar quem dos filhos de Devi seria o novo rei de
Israel.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE – I Cr. 16:8-9 – Algumas partes
da Bíblia, são músicas de louvor a Deus. Os inimigos dos
israelitas tomaram a arca da aliança por um tempo. Davi cantou
uma canção depois que ele finalmente a trouxe de volta para
Jerusalém. A música está no versículo da referência acima. Essa
canção continua até hoje porque a grandeza de Deus nunca
termina! Agora é sua vez! Sugira as crianças que façam uma
música de agradecimento a Deus usando a melodia “Se esta
rua, se esta rua” se forem pequeninos demais cante com elas
esta daqui com a mesma melodia: ‘Ó Senhor, ó Senhor, eu te
agradeço. Pela vida, pelo amor, pelo perdão. Tua ajuda a cada
dia eu reconheço. E confio em ti de coração.’!
26 a 01 de JUNHO
2º CRÔNICAS
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que Salomão seguiu os
ensinamentos de seu pai, o Rei Davi e que sua Sabedoria era
conhecida de todas as nações. E compreenda que Salomão deu
um ótimo exemplo de SABEDORIA, diante da Rainha de Sabá.
E que neste livro encontramos vários reis que se
diferenciavam por causa da obediência que tinham a Deus.
2 - QUEBRA-GELO: “Passo Largo” – Coloque as crianças
encostadas na parede e risque ou marque com fita crepe uma
linha no chão, distante uns 5 metros de onde as crianças estão.
Cada criança deverá responder uma pergunta sobre as aulas
anteriores (desde o inicio do ano), se acertar, deverá dar um
passo bem largo em direção a marca no chão. Vá fazendo outras
perguntas para as outras crianças. E volte novamente para a
primeira criança. Se a criança não souber a resposta fica onde
está. Vencem as 3 primeiras crianças que alcançarem a linha
marcada.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Então disse ao rei: Era
verdade a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos
e da tua sabedoria. (II Crônicas 9.5)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS
5 – O SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS:
Autor: Esdras
Capítulos: 36
O segundo Livro das Crônicas já começa contando como foi
o reinado de Salomão, além de toda a confusão que o reino do
Norte aprontou ao se tornar um reino independente. Ele fala
também sobre o reino de Judá e a queda de Jerusalém.
Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica
estabelecia e o rei Salomão abedecia?
Resposta em 2 Cronicas 8.13.
Vamos aprender mais em 2 Crônicas?
Os primeiros anos do reinado de reinado de Salomão.
Cap. 01 a 02
A construção do Templo. Cap. 02 a 07
Os últimos anos de Salomão. Cap. 08 e 09
A revolta das tribos do Norte. Cap. 10
Os reis de Judá. Cap. 11 a 35
A queda de Jerusalém. Cap. 36
6- APLICAÇÃO:
SALOMÃO CONSTRÓI UMA CASA PARA DEUS.
Quando Salomão tinha completado quatro anos como rei,
começou a construir uma casa para Deus, o Templo.
Nas pedreiras, foram cortadas grandes pedras para as
fundações e paredes. Salomão também precisava de madeira de
cedro. Os melhores cedros não se encontravam em Israel, mas
na terra do rei Hirão, de Tiro, ao norte. O rei Salomão e o rei de
Tiro fizeram um acordo. Os cedros foram cortados e
transportados pelo mar. As toras de madeira foram amarradas
para fazer um tipo de balsa e trazidas pela costa do mar.
O Templo não era muito grande, mas ficou muito bonito.
Havia nele duas salas: a sala principal tinha o formato retangular
(mostre para as crianças um retângulo). No interior dessa sala,
tinha um cômodo quadrado (mostre para as crianças um
quadrado) com uma porta dupla na entrada.
O cômodo do interior não tinha janelas, por isso era
bastante escuro. Nesse cômodo ficava a arca com os
mandamentos de Deus (revise com as crianças sobre a arca).
Sobre a arca, havia dois anjos muito grandes com asas
estendidas, feitos de madeira de acácia e cobertos de ouro. Esse
era o cômodo especial de Deus. Ninguém nunca entrava nele –
somente o grande sacerdote, uma vez por ano, no Dia da
Purificação.
Na outra sala, ficava um altar e dez candelabros. Não era
semelhante a uma igreja ou catedral. As pessoas não entravam.
Era a casa de Deus.
As paredes do Templo eram forradas do chão até o teto
com painéis de cedro. Os painéis foram decorados com
esculturas de anjos com asas, palmeiras e flores. Todo o lado de
dentro do Templo foi coberto de ouro – até mesmo o assoalho de
pinho.
No lado de fora do Templo, havia pátios onde o povo trazia
os animais para que os sacerdotes os sacrificassem a Deus.
Muitos operários trabalharam durante sete anos para
construir e mobiliar o Templo de Deus. Finalmente, estava
pronto. Ficou lindíssimo. Com todo o capricho, foi feito o melhor
para Deus.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Salomão construiu o templo que é a Igreja, nesta tarefa lembre
as crianças que também nosso corpo é templo de Deus!
02 a 08 de JUNHO
ESDRAS
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que Esdras era um
escriba (responsável de escrever ou copiar algum texto),um
sacerdote e que ensinava a Lei do Senhor. Foi usado por
Deus para retornar com o povo para Jerusalém e reconstruir o
Templo do Senhor.
2 - QUEBRA-GELO: TESTANDO O SEU CONHECIMENTO:
O professor faz uma competição entre meninos e meninas,
fazendo uma forca com o nome dos livros históricos da
bíblia. Quem mais acertar ganha um pequeno premio do
professor. (a turma vencedora).
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Este Esdras subiu de
Babilônia; e era escriba hábil na Lei de Moisés, dada pelo Senhor
Deus de Israel; e, segundo a mão do Senhor, seu Deus, que
estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.(Esdras
7.6)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: O LIVRO DE ESDRAS
5 – O LIVRO DE ESDRAS: Autor: Esdras,
Significado do nome Esdras: Ajuda
Capítulos: 10
Algumas curiosidades sobre o Livro
- Duas grandes mensagens são passadas no livro de Esdras; são
elas: 1- a fidelidade de Deus e a infidelidade do homem. 2- Deus
havia prometido que o cativeiro babilônico um dia acabaria, e, no
momento apropriado, cumpriu sua promessa. No entanto, a
fidelidade de Deus novamente é contrariada com a infidelidade e
desânimo do povo.
- Foi escrito aproximadamente entre 538 e 457 anos antes de
Cristo.
- Têm a frase ‘a mão do Senhor’ escrita seis vezes e assim
confirmando a ação de Deus no seu ministério.
O QUE MAIS ESTE LIVRO NOS ENSINA?
- Uma primeira parte do povo volta para casa. Capítulo 1 e 2
- A reconstrução do Templo. Capítulo 3 a 6
- O ministério de Esdras. Capítulo 7 a 10
6- APLICAÇÃO: As mensagens de Esdras são uma constante
lembrança da facilidade com que o povo de Deus pode
desanimar e perder aquilo que o faz diferente. Deus esta
cumprindo as suas promessas. Apesar disso, o povo da sua
aliança facilmente esquece das suas promessas e a moral
inconfundível que deve caracterizar “o sacerdócio real, a nação
santa, o povo adquirido”. (1Pe 2.9). Quando isso acontece, os
planos de Deus são atrasados. Santos transviados não podem
impedir totalmente os planos soberanos de Deus, mas podem
atrasá-los ou frustrá-los. Deus é maior que nós e tem caminhos
para transcender as nossas deficiências. Contudo, deseja que
caminhemos em obediência, de forma que os seus planos
possam se cumprir como originalmente revelados.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE – Imprima os desenhos e faça
cartazes grandes para que ao chegar na sala, as crianças já
vejam os desenhos da lição que será dada. Faça bem colorido
que posso ficar marcado a reconstrução do templo e exemplifique
o que o senhor Deus pode fazer com aquele que errou e se
arrependeu. Assim elas irão pintar o mesmo desenho com mais
entusiasmo.
09 a 15 de JUNHO
NEEMIAS
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que a Reconstrução das
Muralhas de Jerusalém foi a tarefa que Deus deu a Neemias. E
compreenda que a oração e a organização foram essenciais para
que Neemias cumprisse a tarefa que Deus havia dado a ele, pois
não permitiu que a preguiça e o desanimo o atrapalhassem.
2 - QUEBRA-GELO: Leve copos descartáveis para a aula e dê
para um ou mais grupos de crianças construírem um muro
(empilhando os copos). Dois alunos deverão ser escolhidos para
jogarem um copinho sobre a construção (atrapalhando). Depois
inverta, quem vai construir e quem vai atrapalhar. No final faça as
perguntas para que reflitam: De que forma o amigo que jogava os
copos atrapalhou a construção? Por que é importante não
desistir?
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Assim reedificamos o
muro, e todo o muro se completou até metade de sua altura, pois
o coração do povo se inclinava a trabalhar. (Neemias 4.6)
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: O LIVRO DE NEEMIAS
5 – O LIVRO DE NEEMIAS:
Autor: Muitos acreditam que foi Esdras o autor.
Significado: “Consolo do Senhor”
Capítulos: 13
Este livro conta a história de Neemias, homem que ficou
encarregado da reconstrução das muralhas de Jerusalém. Ele foi
muito importante também no momento em que o povo precisou
resolver alguns problemas e também se voltar para Deus.
Neemias era uma pessoa de oração e, além disso, falava muito
bem e era bastante organizado. Qualidades essas que faziam
dele um excelente líder e um grande homem de Deus!
Durante o período da construção dos muros, os israelitas
mais comprometidos, guiados por Neemias, venceram a
preguiça, a zombaria, as conspirações e muitas ameaças.
Vamos conferir cada detalhe desta história!
Neemias volta para Jerusalém. Capítulos 1 a 2
A reconstrução das muralhas de Jerusalém. Capítulos 3 a 07
A Leitura da Lei. Capítulo 08
O povo se arrepende e confessa os pecados. Capítulo 09
A aliança do povo sobre guardar a Lei. Capítulos 10 a 13
6- APLICAÇÃO: Neemias
O templo havia sido reconstruído, mas as muralhas da
cidade ainda estavam em ruínas. Elas tinham sido quebradas e
queimadas. Quando Neemias ouviu isso, lá no palácio do rei da
Pérsia, ele chorou.
Neemias era um homem importante na corte: cuidava do
vinho do rei da Pérsia. Era judeu, homem que amava a Deus e se
interessava muito pelo seu povo. Ficou dias sem comer e orava a
Deus. A tristeza era visível em seu rosto. Logo o rei notou isso.
- Qual é o problema? – o rei perguntou.
- Sua Majestade, Jerusalém está em ruínas – Neemias
respondeu.
Ele orou a Deus para que o rei o ajudasse.
- Por favor, deixe-me ir lá para reconstruir a cidade.
Deus respondeu a oração de Neemias. O rei não apenas o
deixou ir, mas também deu ordens aos governadores das
províncias para cuidarem de Neemias e o ajudarem com tudo
que precisasse na viagem.
Neemias chegou em Jerusalém. Esperou até escurecer.
Então deu uma volta ao redor da cidade para ver as muralhas.
No dia seguinte, Neemias falou com os sacerdotes, os
lideres e todo o povo.
- Essas muralhas caídas são uma desgraça – ele disse. –
Vamos começar a construir muralhas novas! Deus vai nos ajudar.
Neemias contou como Deus havia respondido as orações
dele e como o rei da Pérsia o deixou vir a Jerusalém.
Neemias sabia como orar – e sabia como trabalhar. Ele foi
nomeado governador de Judá e, em pouco tempo, organizou
tudo. Cada família trabalhava na parte da muralha que ficava
mais próxima de sua casa. Assim o serviço ia rápido e saía bem
feito.
Mas os moradores da terra ficaram com medo. Não queriam
que Jerusalém tivesse novamente muralhas fortes. Queriam de
todo jeito que o serviço parasse.
Zombavam dos trabalhadores judeus.
- Que tipo de muralha vocês acham que vão construir? –
eles caçoavam. – Até mesmo uma raposa será capaz de
derrubá-la.
Mas o povo judeu estava animado no trabalho e continuava
a construção. As muralhas começaram a ficar altas.
Então os inimigos planejaram atacar. Neemias pediu em
oração ajuda de Deus e colocou guardas. Enquanto a metade
dos homens trabalhava, a outra metade ficava de prontidão com
armas.
Os inimigos tentaram outros truques.
- Queremos conversar – eles disseram.
- A obra é importante. Não temos tempo para ficar parados
e conversar – Neemias respondeu.
Então os inimigos ameaçaram contar ao rei que Neemias
estava planejando uma rebelião. Mas não conseguiram botar
medo em Neemias.
Com a ajuda de Deus, a obra foi terminada. Levou
cinquenta e dois dias. Jerusalém ganhou muralhas fortes outra
vez – uma cidade que podia orgulhar-se disso.
Os judeus fizeram uma grande comemoração. Marcharam
em volta da cidade em cima da muralha; gritavam e cantavam
agradecidos a Deus. Os sacerdotes tocavam trombetas. As
bandas tocavam. Todos estavam felizes.
Esdras, o sábio, leu em voz alta a Palavra de Deus ao povo
e explicou o significado. O povo pediu perdão a Deus por todas
as coisas erradas que tinha feito. Prometeram amar sempre a
Deus e obedecer aos mandamentos dele.
Assim, o governador Neemias e Esdras, o sábio, orientaram
o povo de Deus a lhes ensinavam as coisas certas.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
– Forre caixas de leite/sapatos ou outras com papel pedra, se
não tiver, recorte o papel pedra em retângulos. Escolha alguns
tijolos para escrever um mandamento: Adore a Deus, Respeite a
Deus, Não minta, Não roube, Não mate, Não trapaceie, Honre
seus pais, Ame a Deus, Não cobice, guarde o dia do Senhor. As
crianças deverão construir um muro ou colar os tijolos num papel
pardo preso na parede da sala.
16 a 22 de JUNHO
ESTER
1- OBJETIVO: Que a criança entenda que Ester foi escolhida
por Deus antes de ser coroada Rainha. E que Deus usou Ester
com propósito de mais tarde salvar todo o seu povo. E
compreenda que assim como Ester, fomos escolhidos por Deus
para salvar nossa casa.
2 - QUEBRA-GELO: “O mestre é Jesus”
Faça uma coroa, e brinque de o mestre mandou! Toda vez que
você colocar a coroa na cabeça de um aluno ele será o mestre.
Até que todas as crianças tenham brincado. E sempre no final
falando que o nosso mestre é Jesus!
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Crê no Senhor Jesus
Cristo e serás salvo tu e tua casa. (At 16.31).
4- REFERÊNCIA BÍBLICA: O LIVRO DE ESTER
5 – O LIVRO DE ESTER:
Significado: “Estrela”
Capítulos: 10
Este livro conta a história de Ester, uma belíssima jovem
judia, que se torna rainha, e impede que todo povo de Israel,
formado de moços e velhos, criança e mulheres, que estava
espalhado por toda a Pérsia, fosse totalmente destruído em um
só dia, por causa de um grave conflito entre os governantes
daquele lugar.
Nele também narra a Providência de Deus em libertar o
povo judeu da extinção durante o reinado do rei persa Assuero
no. E relata também a festa do Purim, que significa “sorte”, festa
essa comemorada pelos judeus até hoje.
Vamos conferir cada detalhe desta história!
Ester se torna rainha. Capítulos 01 a 02
Hamã planeja destruir todos os judeus. Capítulos 03 a 05
Hamã é denunciado e morto. Capítulos 06 e 07
Os judeus acabam com seus inimigos. Capítulo 08
A instituição da festa do Purim. Capítulos 09 e 10
6- APLICAÇÃO:
Ester
O rei da Pérsia queria uma rainha, por isso as garotas mais
bonitas do reino foram levadas até ele. Uma delas era Ester,
sobrinha de um cortesão chamado Mordecai.
Entre todas elas, o rei escolheu Ester e a tornou rainha.
Mas Hamã, o favorito do rei, odiava Mordecai.
- Esses judeus de Israel só trazem problemas – ele disse ao
rei. – Mare-os!
- Sim – o rei concordou. Mas ele não sabia que Ester era
judia.
Mordecai enviou uma mensagem urgente a Ester:
- Ajude-nos! – ele implorou. – Acho que Deus a transformou
em rainha para salvar seu povo.
Ester ficou assustada. Ela queria ajudar, mas temeu que o
rei estivesse bravo.
- Peça a Deus ajuda – ela disse a Mordecai.
- É o que farei.
Depois, tremendo, ela foi até o rei.
- Peça o que quiser, Ester – ele disse com gentileza.
- Por favor, venha jantar e traga Hamã.
Depois do jantar, Ester disse:
- Vossa Majestade, um inimigo está planejando matar a mim
e meu povo!
- Quem? – quis saber o rei, furioso.
Ester apontou para Hamã.
- Esse homem perverso! – ela respondeu.
- Ele deve morrer! – o rei declarou.
- E Mordecai tomará o lugar dele.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Em saquinho de pipoca ou similar faça o desenho da
Rainha Ester ou recorte e cole no saquinho o modelo abaixo.
Deixe as crianças enfeitarem e elas terão um fantoche de Ester!
23 a 29 de JUNHO
LIVROS POÉTICOS
1- OBJETIVO: Que a criança seja levada através destes livros a
adorar a Deus com cânticos, com poemas e poesias.
Entendendo que devemos louvar e engrandecer a Deus em todos
os momentos de nossa vida e cantar a Ele mesmo nas
dificuldades.
2 - QUEBRA-GELO: “Escravos de Jó” - Use a melodia da
música, mas agora cantando com essa letra:
“A vida de Jó, Difícil sim estava”.
Sem os filhos, Nada ficou.
Mas Jó não reclamou, E em Deus só confiou.
Mas Jó não reclamou, E em Deus só confiou!"
E Enquanto estiver cantando vá passando de uma criança
para outra, uma pedrinha ou um lápis.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Eu sei que tudo podes;
nenhum dos teus planos pode ser impedido.( Jô 42.2)
4 – LIVROS POÉTICOS: Uma literatura de muita sabedoria!
Os livros são assim chamados porque todos eles foram
escritos como poesias.
São eles:
Jó;
Salmos;
Provérbios;
Eclesiastes;
Cantares.
Os líderes de Israel perceberam a importância de se
manterem “conectados” ao seu povo de maneira sábia, passando
seus conhecimentos e experiências, além da fé em Deus, para
terem uma vida mais feliz.
Além disso, esses livros nos mostram que Deus fala através
da experiência do seu povo. Assim sendo, percebemos, através
dessas experiências diárias, a presença de Deus, e entendemos
o Seu projeto para nossa vida.
Os autores desses livros nos convidam a prestar atenção
aos detalhes de nossa vida, para aprendermos com os bons
exemplos e com as experiências de cada história relatada, a fim
de que cresçamos em sabedoria.
5 – USANDO A CRIATIVIDADE –
Deus conhecia toda a vida de Jó e sabia como encaixar
todas as peças da vida de Jó!
Dê as crianças revistas infantis que possam ser recortadas. Elas
devem escolher uma figura da revista e colar em um pedaço de
cartolina. Recortar do mesmo tamanho da figura colada. Atrás o
professor fará riscos, que deverão ser cortados, para formar as
peças do Quebra-Cabeça. Entregue para a criança para que
monte seu quebra-cabeça.
UNIDADE É VITAL PARA
ALCANÇARMOS NOSSOS OBJETIVOS
Este Cronograma foi idealizado e construído com a
contribuição de uma equipe unida em um só objetivo,
fazer se cumprir a vontade de Deus E DAR A ELE
TODA A HONRA E GLÓRIA. Estes são os
colaboradores deste mês:
MARINA LEME
SANDRA CURCINO
CATIA FIOCO
ANDRÈIA MICHELE
GILMARA RIBEIRO
TAYANE ARRUDA
JUCIMARA OLIVEIRA
ROSIANE WATANABE
ÉDINA PEREIRA
Você também pode ser um colaborador entre em
contato conosco: ministerioinfantilsedesp@hotmail.com
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