BÍBLIA”.
Ajude os alunos a lembrar os nomes e a ordem desses
cinco primeiros livros.
Divida a classe em duas equipes. O primeiro membro
da equipe 1 diz “Gênesis”.
O primeiro membro da equipe 2 diz “Êxodo”.
O segundo membro da equipe 1 deve dizer “Levítico”,
etc., até que os cinco livros sejam citados. Quando um aluno
não souber peça que ele sente e dê a equipe oposta a
oportunidade de responder.
Depois de Deuteronômio, volte a Gênesis e repita a
brincadeira.
A equipe com o maior número de membros em pé nesse
momento é a vencedora.
OBS: Este exercício pode ser repetido acrescentando mais
nomes de livros,à medida que forem aprendidos.
13 a 19 de JANEIRO
GÊNESIS
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda como foi o começo de
tudo e tenha reforçado os personagens deste começo, não só
da criação, mas de Adão a José, TODOS os personagens
que o Livro de Gênesis apresenta.
2 - QUEBRA-GELO:
BRINCADEIRA QUEM SOU EU?
1 - “ Por muitos anos, eu fui conhecida como o livro. Eu sou o
livro mais vendido no mundo, sou conhecido em vários países
e traduzido em mais de mil línguas. Sou composto de vários
livros pequenos, quase uma biblioteca com 66 livros. Quem
sou eu”?
2 – Conto o início de tudo, como tudo começou e faço parte do
nosso amigo anterior, conheço a Arca de Noé, Abraão, Isaque
Jacó e José. Quem sou eu?
3 - VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
E a terra era sem forma
e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de
Deus se movia sobre a face das águas. (Gn 1.2)
4 - REFERÊNCIA BÍBLICA:
GÊNESIS
5 – LIVRO DE GÊNESIS
Autor:
Moisés
Significados:
começo, princípio, origem.
Capítulos:
50
Este é o primeiro livro do Pentateuco. (Pentateuco são
os cinco primeiros livros da Bíblia).
Algumas curiosidades sobre o livro:
- Foram 150 dias para as águas secarem depois do dilúvio.
Gên. 8.3
- Abrão foi o primeiro dizimista. Gên. 14.20
- Jacó, pai de José, viveu 17 anos no Egito. Gên. 47.28
- Melquisedeque foi rei e sacerdote ao mesmo tempo. Gn.
14.18
- Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
Resposta em Gênesis 23.1.
Gênesis
“No princípio Deus Criou os céus e a terra...”.
Este livro nos ensina como tudo começou: a criação do mundo
e a dos seres humanos. Ele narra acontecimentos da vida dos
patriarcas hebreus, Abraão, Isaque e Jacó, e o começo da
nação de Israel, o povo escolhido por Deus.
Gênesis termina com a emocionante história da vida de José,
um dos filhos de Jacó.
O que aprendemos neste livro?
A criação do mundo e da humanidade.
Capítulo 1 e 2
O começo do pecado e do sofrimento.
Capítulo 3
Os descendentes de Adão até Noé.
Capítulo 4
Noé e o grande dilúvio.
Capítulo 6 a 10
A torre de Babel.
Capítulo 11
Os descendentes de Sem até Abrão.
Capítulo 11
Os patriarcas: Abraão
Capítulos 12 a 25
Isaque
Capítulos 25 a 26
Jacó Capítulos 27 a 36
José
Capítulos 37 a 50
Obs.:Foi escrito aproximadamente
em 1440 anos antes de Cristo.
6 - APLICAÇÃO:
Vamos procurar o primeiro livro de Gênesis.
Gênesis significa “começos” – tudo começou aqui! (Espere até
que todos tenham encontrado o livro).Gênesis nos fala sobre a
criação do mundo. Vejam Gênesis 1.1.
Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra? Isso
mesmo, DEUS. Gênesis é um livro ”primeiros”. Ele nos fala do
primeiro homem e primeira mulher (1.27),e do primeiro
pecado(3.6). Em Gênesis também encontramos o primeiro
lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o
Salvador, que nos oferecesse o perdão do nosso
pecado(3.15).Neste livro aprendemos também sobre o primeiro
crime(4.8) e o primeiro e único dilúvio mundial (caps 7 e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo
especial de Deus, os israelitas. Por meio desta nação, Deus
prometeu abençoar o mundo inteiro(12.1-3).Esta benção veio
quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia.
Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas.
Abrão(Abraão) (12.1), Isaque(21.3), Jacó(25.26). Para praticar
mais, deixe as crianças procurarem alguns desses nomes nos
versículos indicados.
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob
os cuidados do Faraó do Egito.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE -
: “EXPOSIÇÃO - NO
PRINCÍPIO DEUS CRIOU...”Se for possível, passar o vídeo: O
Boneco Adão (DVD Cantando a Bíblia com Alessandra
Samadello). Após assistirem ao vídeo ou do professor contar a
história, entregar para as crianças um pedacinho de Biscuit ou
Massinha de Modelar para que modelem alguma coisa que
Deus tenha criado. No final, cada criança pode levar seu
modelo para casa ou poderão fazer uma exposição! Ah
! No
caso do Biscuit ele endurece após secar.
http://www.youtube.com/watch?v=F-IodxMSZ0.
20 a 26 de JANEIRO
ÊXODO
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda como foi a saída do
povo de Israel do Egito e a caminhada para Terra Prometida,
bem como quem foi Moisés nesse processo. E compreenda
que a murmuração não agrada a Deus.
2 - QUEBRA-GELO:
Questionário sobre a Bíblia.
Se achar proveitoso proponha uma batalha bíblica. O que é a
Bíblia?
É a Palavra de Deus. Quem a escreveu? Homens
santos, inspirados pelo Espírito Santo
. O que quer dizer a
palavra Bíblia?
Quer dizer livros. Quem escreveu o
Pentateuco?
Moisés. Quais são os livros do Pentateuco?
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
O segredo sempre estará na Alegria e Estímulo do professor.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Disse Moisés ao povo:
Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da
casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou de
lá; portanto, não comereis pão levedado. Êxodo 13.3
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
ÊXODO
5- LIVRO DE ÊXODO
Autor:
Moisés
Significados:
A palavra “êxodo” significa saída.
Capítulos:
40
* Este é o segundo livro do Pentateuco.
Algumas curiosidades sobre o livro:
- Deus pela primeira vez revela o seu nome: “EU SOU QUEM
SOU”. Êx. 3.14
- Milagre! Águas amargas tornaram-se doces para o consumo.
Êx 15.25
- Os “Dez Mandamentos” são mais fáceis de achar do que a
maioria de outros textos bíblicos. Êx. 20.2-17.
E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama
de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a
sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êx 3.2
Êxodo
No sopé do Monte Sinai, Moisés recebeu as duas
Tábuas da Lei, contendo os Dez mandamentos de
Deus, estabelecendo uma aliança entre Deus e o
povo de Israel.
Este livro nos conta um importante acontecimento da história
do povo de Israel: a saída deles do Egito, onde foram escravos
por mais de 400 anos. Ele nos mostra também como Deus fez
para libertar o seu povo e como os protegeu na travessia do
deserto em direção a terra prometida. Moisés foi o homem
escolhido por Deus para tirar o seu povo do Egito.
O que aprendemos neste livro?
O nascimento de Moisés.
Capítulo 2
O chamado de Moisés.
Capítulo 3
As dez pragas do Egito.
Capítulo 7 a 11
A celebração da primeira páscoa.
Capítulo 12
Os israelitas são libertos da escravidão.
Capítulo 12
A travessia do Mar Vermelho.
Capítulo 14
Os dez mandamentos.
Capítulos 20
Um santuário para ofertar e adorar a Deus.
Capítulos 25 a 40
Obs.: Foi escrito aproximadamente
em 1400 anos antes de Cristo.
6- APLICAÇÃO:
Vamos usar agora o Índice para encontrar
Êxodo, que quer dizer ”saída”. Em Êxodo encontramos a
história de Moisés (Deixe as crianças procurarem o nome dele
em Êxodo 2.1).
No início deste livro o povo de Deus se acha ainda no
Egito, mas agora o novo rei fez deles escravos. Êxodo
descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer
Faraó a deixar seu povo sair. Lemos neste livro como Deus
guiou os israelitas no deserto a caminho da TERRA
PROMETIDA. Quando eles se detiveram no Monte Sinai, Deus
chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe
deu os “DEZ MANDAMENTOS”. Vamos ver se podemos
encontrá-los em Êxodo 20.1-17. As instruções de Deus para a
construção do tabernáculo estão também aqui no livro de
Êxodo(25:8-9).O tabernáculo era uma tenda especial onde
ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar.
Ele ajudava os israelitas lembrarem que Deus estava sempre
com eles, pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer
que o povo acampasse. A arca, no tabernáculo, era o centro
de adoração.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE -
“Os 10 Mandamentos”
Divida a classe em grupos. Recorte um círculo em cartolina
(você pode usar um prato de sobremesa como molde), para
cada grupo e divida-o em 10 partes riscando com lápis. Em
cada parte escreva um Mandamento de forma aleatória. Pegue
10 prendedores de roupa e numere-os com canetinha de 1 á
10. Entregue para as crianças e peça que coloquem o
prendedor número 1 no primeiro mandamento e assim por
diante. Veja qual grupo de crianças conseguiu acertar mais.
Permita que repitam essa brincadeira até que todos acertem.
Ele poderão consultar Êxodo 20:3-17, se necessário, no
começo da brincadeira. Depois farão sem consultar.
27 a 02 de FEVEREIRO
LEVÍTICO
1- OBJETIVO:
Que a criança perceba que as REGRAS de
comportamento agradam a Deus, pois regra é sinal de ORDEM
e ORGANIZAÇÃO. E compreenda como funcionava a Igreja
móvel, o Tabernáculo, bem como a ARCA DA ALIANÇA e
seus utensílios.
2 - QUEBRA-GELO:
PREFERÊNCIAS:
Jogam várias duplas e
um mediador. O mediador irá fazer várias perguntas sobre os
livros do pentateuco que já foram estudados. Para cada
pergunta, ele dará 3 respostas (A, B e C). O objetivo das
duplas é escrever a mesma resposta, ou seja, um deve
adivinhar o que o outro prefere. Ganha a equipe que tiver mais
pontos, ou seja, coincidir mais perguntas.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Guardareis todos os
meus estatutos e todos os meus juízos e os cumprireis. Eu sou
o SENHOR. Levítico 19.37
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
LEVÍTICO
5- LIVRO DE LEVÍTICO:
O Livro das Leis
Autor:
Moisés
Capítulos:
27
Este é o terceiro livro do Pentateuco.
Algumas curiosidades sobre o livro:
- A festa da Páscoa, começava no dia 14 de abril, em
comemoração ao êxodo. Lv 23.5
- No ano sabático, um ano em cada sete, a terra era deixada
sem cultivo. Lv 25.2-7
- No ano do Jubileu, um ano em cada cinquenta, era designado
que os escravos fossem libertados, as dívidas perdoadas e
uma restituição geral tivesse lugar. Lv 25.8-16
Levítico
Na Arca estavam guardadas as duas
tábuas da lei; a vara de Aarão e um vaso do
maná. Esses três elementos simbolizavam a
aliança de Deus com o povo de Israel. Além
disso, a Arca, representava a presença de
Deus.
Este livro nos ensina, principalmente, que o nosso Deus
é Santo e, por esse motivo, todos nós, que fomos escolhidos
por Ele, precisamos também ser santos, isto é, precisamos ser
completamente fiéis a Deus.
O que aprendemos neste livro?
As leis a respeito de ofertas e sacrifícios.
Capítulos 1 a 7
A consagração de Arão e dos seus filhos ao sacerdócio.
Capítulos 8 a 10
As leis a respeito de pureza e impurezas cerimoniais.
Capítulos 11 a 15
O dia do Perdão.
Capítulo 16
As leis a respeito da vida e da adoração santa.
Capítulo 17 a
27.
6- APLICAÇÃO:
Você consegue encontrar o livro de Levítico?
Neste livro, Deus ensinou ao povo como queria que eles o
adorassem. Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata
como as ofertas deveriam ser feitas. Os sacrifícios de animais
descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz
por nós (João 1.29; Efésios 5.2; 1 Pedro 1. 18,19).
A seguir, aprendemos sobre Arão o primeiro sumo sacerdote, e
seus filhos, que também serviram como sacerdotes (caps 8 e
9). Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus,
nosso Grande Sumo Sacerdote (1 Timóteo 2.5, Hebreu 4.14).
Os capítulos 10 a 22 registraram leis especiais que os
sacerdotes e o povo deviam seguir. Deus deu também aos
israelitas sete festas ou feriados, assim como outros dias
especiais para celebrar enquanto o adoravam (cap 23 a 25).
Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes
do plano maravilhoso de Deus para nos salvar do pecado (por
exemplo, (veja 1Corintios 5.7).
7 – USANDO A CRIATIVIDADE -
“ACRÓSTICO, DEUS É...”
Entregue metade de uma folha de sulfite ou papel
criativo para cada criança, peça para que escrevam com letra
bem grande no começo da folha: DEUS É... e na vertical o
nome do Livro que estão estudando:
DEUS É...
L
E
V
I
T
I
C
O
Para cada letra elas deverão escrever uma palavra que
complete a frase: DEUS É....
Aqui está um exemplo. Deixe que as crianças fluam em
criatividade, só ajude se realmente for necessário. No final,
cole o que escreveram em um mural na sala ou prenda no
varal da sala.
DEUS É...
L INDO
E TERNO
V IDA
I NCOMPARÁVEL
T ODO PODEROSO
I NTELIGENTE
C ORRETO
O NIPRESENTE
03 a 09 de FEVEREIRO
NÚMEROS
1- OBJETIVO:
Que a criança identifique a Matemática na
Bíblia, compreendendo que a contagem está presente no Livro
de Números. E que a Bíblia é um livro atual e completo.
2 - QUEBRA-GELO:
TELEFONE SEM FIO:
Os jogadores
ficam em fileira, um ao lado do outro. O professor forma uma
frase com um nome dos livros do pentateuco e cochicha na
orelha do amigo, sem deixar que ninguém ouça. Cada uma das
pessoas vai cochichar no ouvido do outro amigo até chegar no
fim da fila. A última pessoa que escutar a frase vai ter que dizer
o que entendeu em voz alta e o criador da palavra vai dizer se
está certa. Muitas vezes a palavra chega totalmente diferente
do que foi dito.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Escreveu Moisés as
suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o
mandado do SENHOR; e são estas as suas caminhadas,
segundo as suas saídas. Números
33.2
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
NÚMEROS
5- LIVRO DE NÚMEROS:
Autor:
Moisés
Capítulos:
36
Este é o quarto livro do Pentateuco.
Algumas curiosidades sobre o livro:
- O livro também é conhecido como “Livro dos Números”,
porque narra dois momentos em que o povo de Israel precisou
ser contado, enquanto estava na travessia do deserto, bem
próximo do Monte Sinai.
- O povo estava reclamando muito de Deus e de Moisés, então
Deus envia serpentes venenosas para feri-los. Porém, Deus
também providencia a salvação: a serpente de bronze! Todos
aqueles que olhassem para ela, ficariam curados.
Números
Quando o povo de Israel saiu do Egito, em muitas vezes ficou
desanimado e com medo das dificuldades que apareciam pela
frente. Ele era muito impaciente! E por isso reclamava e
desobedecia bastante a Deus. Mas, ainda assim, Deus se
manteve fiel e foi cuidadoso com cada um deles.
O que aprendemos neste livro?
A primeira vez que o povo foi contado.
Capítulos 1 a 4
As Leis e as orientações que o povo tinha que seguir.
Capítulos 5 a 8
A Celebração da segunda Páscoa.
Capítulo 9
O dia em que partiram do Monte Sinai.
Capítulo 10
O envio dos espias e a rebelião do povo.
Capítulos 11 a 22
A segunda vez que o povo foi contado.
Capítulo 26
Novas leis e orientações para o povo seguir.
Capítulos 27 a 30
Do Egito até a terra de Moabe.
Capítulos 33 a 36
Obs.: Foi escrito aproximadamente
em 1400 anos antes de Cristo.
6- APLICAÇÃO:
Procurem agora números. Este livro começa
e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. Este
livro contém, no entanto, mais do que apenas números.
Encontramos também a história do povo de Deus enquanto
viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado
aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã
(13.16).Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o
suficiente para obedecer-Lhe e entrar na Terra Prometida. Por
terem desobedecido, eles tiveram de passar quarenta anos
peregrinando pelo deserto (14.33).
7 – USANDO A CRIATIVIDADE:
“GINCANA COM NÚMEROS
DA BÍBLIA”
Em uma cartolina escreva as seguintes referências de
forma bem visível:
Mateus 14:19-21
Deuteronômio 6:4
Gênesis 7:13
Mateus 17: 22-23
Êxodo 20:11
Lucas 17:17
Mateus 15:34
Êxodo 20: 3-17
Mateus 25:2
Divida as crianças em dois grupos, entregue para cada
grupo 10 fichas numeradas de 1 á 10 Escreva na lousa ou em
folha de sulfite uma pergunta. A cada pergunta que você fizer
eles terão que procurar a referência bíblica para responder o
número correto. As referências estão fora de ordem, o grupo
que colar o número da resposta na lousa primeiro e
corretamente, marca ponto. Entregue para o grupo vencedor
balas ou pirulitos. Refaça essa gincana em outros momentos.
Aqui estão as perguntas que você vai utilizar: (Faça as
perguntas de forma aleatória, no final da gincana leia as
perguntas na ordem correta e deixe que todos respondam em
coro)
*Deus = único
(1)
*Quantos peixes foram usados para alimentar cinco mil
pessoas?
2
*Quantos dias Jesus ficou no túmulo antes de ressuscitar?
= 3
*Quantos são os evangelhos (Professor: explique que nesta
pergunta não há referência, lembre-os que os evangelhos
fazem parte dos livros que estão no NT...) =
4
*Quantas foram as virgens imprudentes? =
5
*Em quantos dias Deus criou todas as coisas? =
6
*Quantos pães foram multiplicados para quatro mil pessoas?
=7
*Quantas pessoas entraram na Arca de Noé? =
8
*Quantos leprosos curados não voltaram para agradecer? =
9
*Quantos mandamentos Deus ordenou a Moisés? =
10
10 a 16 de FEVEREIRO
DEUTERONÔMIO
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda que Deus repetiu suas
regras “A LEI”, duas vezes. E compreenda que para aquele
que não somente ouve, antes pratica, obedece os
mandamentos sempre existe uma recompensa.
2 - QUEBRA-GELO:
MÍMICA:
Uma pessoa é escolhida para
fazer a mímica de qualquer coisa (LIVROS E PERSONAGENS
DA BÍBLIA). Quem adivinhar a mímica, é o próximo a fazer.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
E será que, se ouvires a
Voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os
seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus
te exaltará sobre todas as nações da terra. Deuteronômio 28.1.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
DEUTERONÔMIO
5- LIVRO DE DEUTERÔNOMIO:
Autor:
Moisés
Significados:
“Repetição da Lei”
Capítulos:
34
*Este é o quinto livro da Bíblia e também o último do
Pentateuco.
Algumas curiosidades sobre o livro:
- O significado do livro é “Repetição da Lei”. Isto porque Deus
precisou recapitular toda a Lei, pois já era uma nova geração
que estava perto de entrar na terra prometida, Canaã.
- Depois que Moisés terminou de escrever num livro as
palavras desta lei, do início ao fim, deu esta ordem aos levitas
que transportavam a arca da aliança do SENHOR: “Coloquem
este Livro da Lei ao lado da arca da aliança do SENHOR do
seu Deus, onde ficará como testemunha contra vocês”.
Deuteronômio
Depois de ter caminhado por 40 anos no deserto e
antes de tomar posse da terra de Canaã, foi preciso
que Moisés relembrasse ao povo sobre as Leis e
tudo o que a primeira geração havia passado
durante a travessia do deserto e como Deus
mantivera a Sua fidelidade, cuidando de cada um.
O que mais este livro nos ensina?
O primeiro discurso de Moisés.
Capítulos 1 a 4
O segundo discurso de Moisés.
Capítulos 5 a 11
As Leis e as maneiras do povo proceder.
Capítulos 12 a 26
O terceiro discurso de Moisés.
Capítulos 27 e 28
O quarto discurso de Moisés.
Capítulos 29 e 30
Os últimos conselhos de Moisés.
Capítulos 31 e 32
O último dia da vida de Moisés.
Capítulos 33 e 34
Um santuário para ofertar e adorar a Deus.
Capítulos 25 a 40
Obs.: Foi escrito aproximadamente
em 1400 anos antes de Cristo.
6- APLICAÇÃO:
Vamos procurar por último o livro de
Deuteronômio (anime as crianças a usarem o
Índice).Deuteronômio significa ”Segunda LEI”. A maioria do
povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no
deserto,e por isso Deus fez uma recapitulação da história de
Israel para os restantes.Então,pela segunda vez,Deus deu
Seus Mandamentos a Israel.Podemos lê-los novamente a
partir de Deuteronômio 5:6.(Procure e leia os dez
mandamentos outra vez).Por meio de Moisés,Deus ensina o
povo como deve viver na Terra Prometida.Veja Deuteronômio
11:26.(LEIA).Deus está advertindo os israelitas do que vai
acontecer se desobedecerem a Ele,e prometendo abençoá-los
se cumprirem as Suas Leis. Gênesis, Êxodo, Levítico,
Números e Deuteronômio. Esses cinco livros são importantes
para nós.Eles nos ensinam sobre as leis de Deus.Quebrara lei
de Deus é pecado.Nos cinco primeiros livros,Deus nos mostra
que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem
ser perdoados(Levítico17:11).Embora os israelitas tivessem de
fazer repetidamente sacrifícios de animais,Deus prometeu que
um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez
o seu sangue para nos salvar do pecado(Gênesis3:15).
Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo(Hebreus
9:12,27,28;1Pedro3:18).
7 – USANDO A CRIATIVIDADE:
Basta imprimir ou xerocar
as figuras abaixo (quantas achar necessário para sua turma),
colar em papel mais grosso (cartolina ou papel cartão), se
quiser, para durar mais, também poderá passar contact.
Entregar para a criança brincar e aprender!
É SÓ PARA EXEMPLIFICAR... VAMOS DISPONIBILIZAR NO
BLOG PARA DOWNLOAD PARA VOCÊ BAIXAR E COLAR
EM OUTRA FOLHA.
17 a 23 de FEVEREIRO
ESTUDANDO OS LIVROS HISTÓRICOS
1- OBJETIVO:
Que a criança aprenda quais são os livros
históricos e entenda que Deus esteve sempre presente nas
batalhas físicas que eles enfrentavam. E compreenda que
DEUS, sempre lhes estregava a Vitória quando eles o
consultavam antes da guerra.
2 - QUEBRA-GELO:
ESTOURA-BEXIGA:
Todos participam.
Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo com
um dos nomes dos livros históricos dentro. O objetivo é
estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua.
Ganha o último que ficar com a bexiga intacta e o
professor vai anotando na louza ou folha, os nomes que
estavam dentro das bexigas que foram estouradas, ou pode
até mesmo pedir para que as próprias crianças escrevam.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Não se aparte da tua
boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite ...
Josué 1.8a
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
TODOS OS LIVROS CITADOS A
SEGUIR.
5- LIVROS HISTÓRICOS:
Josué,
Juízes,
Rute,
1º e 2º Samuel,
1º e 2º Reis,
1º e 2º Crônicas,
Esdras,
Neemias,
e Ester
Estes livros são assim chamados porque contam a
história de quase mil anos do povo de Israel, a partir da
liderança de Josué.
Essa história começa a ser contada
exatamente pelo livro que leva o seu nome, e relata a
preparação e conquista da Terra Prometida de Canaã e
também sobre como ela foi dividida.
A seguir, vem o Livro de
Juízes, que conta a história dos
juízes do povo de Israel, em Canaã, desde a morte de Josué
até os tempos de Samuel.
Nesse período, o livro de
Rute relata as bênçãos de Deus
sobre outros povos, quando também buscam a presença do
Deus de Israel.
Os livros de
Samuel, que foi o último juiz e o primeiro
profeta, relatam o período de mudança de governo do povo,
quando este deixa de ser governado por juízes e passa a ser
governado por reis, sendo Saul e Davi os primeiros.
Os livros de
Reis contam sobre os quatrocentos anos da
história dos reis de Israel e de Judá. Após descreverem a
divisão da nação em dois reinos, esses livros mostram a
história de cada rei, enfocando o resultado de sua fidelidade e
também infidelidade para com Deus, junto ao povo; conta
ainda que, em razão de sua desobediência a Deus, o povo de
Israel tornou-se novamente cativo, dessa vez, na Babilônia.
Os livros de
Crônicas, Esdras e Neemias foram escritos
para os judeus que voltaram para sua terra. Esdras e Neemias
relatam as três etapas de regresso do cativeiro na Babilônia, a
saber: a reconstrução do templo, a reconstrução dos muros e a
renovação espiritual da nação, sob a liderança de Esdras.
Durante o crescimento do Império Persa, uma parte do
povo regressou para a Palestina e outra parte foi para Pérsia.
Nesse momento, Ester torna-se rainha daquele Império. No
livro de
Ester, vemos como essa mulher foi instrumento de
Deus para permitir mais um livramento do povo de Israel.
O mais fantástico é que toda essa história aponta para
Jesus, que é o principal plano de Deus para o livramento de
seu povo.
6- APLICAÇÃO:
Temos os livros de História. São doze, vamos
ler os nomes no Índice. (Leia de Josué até Ester). Esses livros
nos contam a história do povo escolhido de Deus, os israelitas.
Eles contêm várias histórias interessantes. Vamos relembrar
algumas:...
7 – USANDO A CRIATIVIDADE -
Imprima a folha a seguir
ou faça você mesmo suas ruas em cartolina ou papel pardo.
Para cada nome de rua, avenida, alameda... as
crianças poderão escrever os nomes dos livros da bíblia ou
desenhar casinha,prédios com o nome dos livros da bíblia e
colar. Se fizerem em forma de colagem, no final terão uma
maquete, pode deixar que enfeitem com árvores, etc... Você
poderá fazer até a parte dos livros históricos e a medida que as
aulas forem passando vão completando!
24 de FEVEREIRO a 02 de MARÇO
JOSUÉ
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda que Josué foi o
sucessor de Moisés, qual era a Missão de Josué e qual a
relação Josué com Jesus Cristo.
2 - QUEBRA-GELO:
CONTRÁRIO:
Os participantes
ficam um do lado do outro. O mestre irá mandar eles fazerem
coisas como andar para frente, levantar a mão direita... Enfim,
qualquer coisa que se pode fazer o contrário. Os participantes
então, deverão fazer exatamente o contrário. Quem errar e
fazer o certo, é eliminado até sobrar um único campeão.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Não to mandei eu?
Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes:
porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que
andares. Josué 1.9
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
JOSUÉ
5- LIVRO DE JOSUÉ:
Josué
Significado:
“Deus é Salvação”
Capítulos:
24
Algumas curiosidades sobre o livro:
- Josué é o principal personagem deste livro. Ele foi o sucessor
de Moisés, escolhido por Deus para entrar com o povo de
Israel na terra prometida de Canaã.
- E será que, tocando longamente a buzina do chifre de
carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará
com grande grito; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo
subirá nele, cada qual em frente de si. Josué 6.5
Josué
Aprendemos neste livro que a conquista de Canaã era o
cumprimento de uma promessa de Deus, e que para o povo de
Israel permanecer nela, teria que provar sua fidelidade e
obediência à Lei divina, transmitida por Moisés.
O que mais aprendemos neste livro:
A preparação para a entrada em Canaã.
Capítulos 1 a 5
A Conquista de Canaã.
Capítulos 6 a 12
A divisão da terra de Canaã.
Capítulos 13 a 22
A despedida de Josué.
Capítulos 23 e 24
OBS.: Foi escrito aproximadamente
em 1400 e 1375 anos antes de Cristo.
6- APLICAÇÃO:
Em Deuteronômio, os israelitas estavam
quase entrando na Terra Prometida quando Moisés morre. Em
Josué, lemos sobre o novo líder escolhido por Deus. Vamos
procurar Josué e ler os dois primeiros versículos. (Leia em voz
alta). Quem é esse novo líder?(Josué). Este livro nos conta
histórias impressionantes de como Deus ajudou os israelitas a
conquistarem os povos de Canaã. Na conquista de Jericó,
Deus mandou os israelitas andarem em volta da cidade,
tocarem as trombetas e gritarem. Depois disso,os muros
caíram.Em cada batalha os israelitas aprenderam que,quando
obedeciam à Deus,eram vencedores,mas quando
desobedeciam,perdiam.Que lição importante!Pouco antes de
morrer, Josué desafiou o povo de Deus a temer o Senhor e
servi-Lo (24:14).Qual a decisão do povo?
7 – USANDO A CRIATIVIDADE:
“COORDENAÇÃO
MOTORA”
Cantar com as crianças a Música: “Vem com Josué lutar
em Jericó”.
Depois da aula, o professor pede que as crianças fiquem
sentadas no lugar ou formando um círculo com as duas mãos
em cima da coxa ou sobre a mesa.
Ao seu comando em dizer JERICÓ elas deverão manter as
mãos abaixadas (pois as muralhas de Jericó caíram)
Ao seu comando em dizer JERUSALÉM, elas deverão
levantar as mãos (pois Jerusalém foi reedificada).
Alterne seus comandos assim como na brincadeira vivo ou
morto. Acrescente mais ritmo e a diversão está garantida. A
criança que errar, pode ficar fora da brincadeira e voltar depois.
03 a 09 de MARÇO
JUÍZES
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda o que faz um juiz e qual
papel eles desempenharam entre o povo de Israel. E
compreenda que naquela época as batalhas (guerras) eram
físicas e que assim como Deus usou os juízes do Velho
Testamento, hoje nós somos os juízes no mundo espiritual e
como devemos usar esta autoridade: No NOME DE JESUS.
2 - QUEBRA-GELO:
DANÇA DAS CADEIRAS
ALTERNATIVA:
Várias cadeiras serão espalhadas pelo local
da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga
com um nome de um dos juízes mais conhecidos pelas
crianças. Todos estarão vendados e uma música animada da
Aline Barros ou outro cantor Gospel, deverá ser iniciada.
Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira,
sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira, sendo guiados
pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre
haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado.
O jogo prossegue até surgir o campeão.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Então o anjo do Senhor
lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso.
Juízes 6.12.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
JUÍZES
5- LIVRO DE JUÍZES:
Autor:
Não se sabe ao certo quem foi o
autor.
Capítulos:
21
Algumas curiosidades sobre o livro:
- O livro de Juízes conta como foi o período após a morte de
Josué, quando as tribos israelitas foram guiadas por várias
personagens, na luta pela permanência nos territórios
conquistados. Uma delas foi Sansão, que liderou os israelitas
por vinte anos contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o
décimo terceiro juiz de Israel, destacando-se pela extrema
força, concedida a ele pelo Espirito Santo.
- Então, Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor JEOVÁ,
peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta
vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus,
pelos meus dois olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas
colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se
sobre elas, com a sua mão direita numa e com a sua esquerda
na outra. E disse Sansão: Morra eu com os filisteus! E inclinouse
com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o
povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na
sua morte do que os que matara na sua vida. Juízes 16.28 a
30.
- Qual juiz de Israel tinha 30 filhos, que cavalgavam 30
jumentas e tinham 30 cidades?
Resposta em Juízes 10.4.
Juízes
Neste livro, vemos que o povo de Israel só continuaria a existir
se continuasse fiel a Deus, pois a infidelidade poderia leva-lo à
destruição!
O que mais aprendemos neste livro:
As conquistas das tribos de Israel após a morte de Josué.
Capítulos 1 a 2
Os juízes de Israel.
Capítulos 3 a 16
Outros acontecimentos.
Capítulos 17 a 21
Obs.: Foi escrito aproximadamente em
1050 e 1000 anos antes de Cristo.
6- APLICAÇÃO:
Aprendemos sobre a decisão deles no livro
seguinte, Juízes. Depois de terem se fixado em suas novas
casas na Terra Prometida, o povo de Israel se esqueceu de
Deus e de tudo o que fizera a favor deles. Pecaram contra
Ele,adorando outros deuses.Deus então os castigou,permitindo
que fossem entregues nas mãos de nações inimigas.O Senhor
levantou então Juízes que os confrontaram com seus pecados
e os fizeram lembrar da Palavra de Deus.Finalmente,o povo
confessou o seu pecado e voltou para Deus.Deus os amava
tanto que lhes concedeu o perdão.Isto aconteceu várias
vezes.Temos um Deus PACIENTE!
Alguns dos juízes sobre os quais podemos ler são:
Débora, Gideão e Sansão. Você é capaz de encontrar esses
nomes no Livro de Juízes?(Faça as crianças procurarem em
Juízes 4:4;6:11;13:24).O final do livro relata a triste situação da
nação de Israel.Veja Juízes 21:25.O que a passagem diz sobre
o povo?
Apesar de tudo que Deus fizera por eles, continuaram
seguindo o seu próprio caminho.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE:
“CADA EVENTO EM SEU
LIVRO”
Divida a classe em grupos, na lousa ou em papel pardo
desenhe dois pergaminhos, um escrito JOSUÈ e no outro
JUÍZES.
Em tiras de folhas de sulfite escreva eventos que estão nos
dois livros como no exemplo abaixo. Entregue essas tiras para
cada grupo, as crianças terão que colocar as tiras de eventos
no livro correspondente ou de Josué ou de Juízes. Pode deixalas
consultar a bíblia, mas estipule o tempo que terão para
cumprir a tarefa. O grupo que acertar mais associações é o
vencedor. Brinque novamente se o tempo permitir para que
todos acertem e aprendam. No final, deixe as crianças colarem
as associações corretas e cole num mural ou painel.
*Espiões são enviados á Jericó
*Sansão se casa mas é enganado pela esposa
*Uma buzina toca, o povo grita, a muralha cai
*Gideão um homem valoroso
*Canaã é a terra prometida
*Manoá, pai de um homem com muita força
*Débora e sua canção
*Do que come saiu comida, e do forte saiu doçura
*Esforço e bom ânimo sempre
*A terra é dividida
*Os sacerdotes encostaram os pés no rio Jordão e as águas se
separaram.
*Abimeleque, filho do homem valoroso.
10 a 16 de MARÇO
RUTE
1- OBJETIVO:
Que a criança entenda bem a FIDELIDADE de
Rute e como devemos imitá-la. E compreenda o valor da
verdadeira amizade, que há amigos mais chegados que
irmãos. E reconheça que o maior presente a se entregar para
provar a amizade é a Palavra de Deus, e mesmo que um
amigo venha a falhar, o Senhor Jesus jamais falhará.
2 - QUEBRA-GELO:
SOMBRA: É uma espécie de passeio
sincronizado. Forma-se uma fila de pessoas, uma atrás da
outra, e o mestre fica na ponta. Tudo que o mestre fizer, os
participantes deverão fazer também. Aonde ele entrar, os
outros deverão entrar também. Se o mestre fizer exercícios
corporais, posições e movimentos engraçados, com certeza
será muito divertido.
3- VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
: Disse porém Rute: Não
me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde
quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares a noite, ali
pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu
Deus. Rute 1.16.
4- REFERÊNCIA BÍBLICA:
RUTE
5- LIVRO DE RUTE:
Autor:
Não se sabe ao certo quem foi o
autor.
Capítulos:
04
E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao
campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos
olhos eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.
Rute 2.2.
Algumas curiosidades sobre o livro:
- Pouco depois do período dos Juízes, encontramos o livro de
Rute, que nos conta a história de uma mulher fantástica e de
muitas qualidades. Ela foi casada com um israelita, e uma de
suas grandes virtudes foi manter-se fiel a Deus e ao povo de
Israel.
- O nome Rute significa amizade.
- Rute foi a bisavó de Davi.
Rute
Este livro foi escrito para nos ensinar que o amor verdadeiro
pode exigir um grande sacrifício das pessoas, mas,
independentemente do que aconteça, podemos viver de
acordo com a vontade de Deus, que abençoa aqueles que
procuram viver uma vida de obediência a Ele.
O que mais aprendemos neste livro:
A família de Elimeleque em Moabe.
Capítulo 01
Rute conhece Boaz no campo de colheita.
Capítulo 02
A obediência de Rute.
Capítulo 03
Casamento de Boaz com Rute.
Capítulo 04
Obs.: Foi escrito aproximadamente em
1050 e 500 anos antes de Cristo.
6- APLICAÇÃO:
Durante os dias negros dos juízes, o livro de
Rute é um raio de luz. Ele conta o amor de Rute por sua sogra.
Fala sobre como Rute arranjou um novo marido chamado
Boaz. Mas, acima de tudo, o livro de Rute nos faz lembrar do
amor de Deus por nós. Boaz resgatou Rute e cuidou
dela.Nosso Salvador Jesus Cristo mostra o seu amor de
maneira ainda mais grandiosa,salvando-nos e cuidando de
nós.
7 – USANDO A CRIATIVIDADE:
“PARA ALGUÉM
ESPECIAL”
Sabendo que o nome de Rute significa amizade, que tal
confeccionar um cartão para seu amigo(a)? Professor, separe
materiais diversificados como papéis coloridos, botões, cola,
tesoura, fita de cetim, adesivos, recortes, folhas de papel
criativo para as crianças soltarem a imaginação e criatividade.
Enquanto as crianças estiverem se dedicando para
confeccionar o cartão para alguém especial, lembre que numa
amizade deve haver dedicação de tempo, fidelidade, lealdade,
oração,etc
QUERIDO PROFESSOR,
ESTAREMOS PREPARANDO PARA A
PÁSCOA UM CRONOGRAMA
ESPECIAL, FIQUEM ATENTOS AO
BLOG, SE DEDIQUEM E SE
CONSAGREM, POIS SÓ ASSIM
HONRAREMOS O QUE DEUS CONFIOU
EM NOSSAS MÃOS.
17 a 23 de MARÇO – PRIMEIRA PÁSCOA.
(ORIGEM).
24 a 30 de MARÇO – A PÁSCOA –
CRUCIFICAÇÃO.
31 DE MARÇO A 06 de ABRIL –
SACRIFÍCIO + RESSURREIÇÃO =
SALVAÇÃO.
Postado originalmente por: www.escolinhadagraca.blogspot.com